segunda-feira, fevereiro 09, 2009

"Cabral aposta em aliança com PT no Rio"

O jornal Valor Econômico na edição de hoje, traz uma extensa entrevista com o governador Sérgio Cabral que mostra que ele está articulando intensamente a eleição de 2010: "Aliado político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, (PMDB) pretende se candidatar à reeleição em 2010 e aposta em dobradinha com o PT. "O presidente resumiu essa história num papo informal. Ele disse assim: o Rio vive um momento extraordinário e que não será resolvido em quatro anos. E é o primeiro a me estimular a continuar aqui", disse o governador, em entrevista ao Valor". "No ano passado, Cabral ganhou evidência no PMDB e seu nome chegou a ser cotado para ser vice na chapa do PT ou até mesmo do PSDB à Presidência da República, mas agora ele defende que o vice da virtual candidata petista à Presidência, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, seja um político do Norte ou do Nordeste do seu partido. "Defendo que o PMDB, que tem cinco ministérios que não são triviais - Saúde, Minas e Energia, Agricultura, Integração e Comunicações - apoie Dilma. O presidente Lula tem mostrado enorme manifestação de respeito ao partido, não é aquela coisa fisiológica, atrasada, é de discutir políticas públicas. O Lula dá dignidade ao partido. A integração com o PT na Câmara foi extraordinária; no Senado, houve um ruído, mas com o Sarney (José Sarney, recém-eleito presidente do Senado), deve voltar." "O governador do Rio descarta que o PT do Rio lance um nome para o governo do Estado em 2010. Mas um dos nomes mais cotados dentro do partido é o de Lindberg Farias, prefeito reeleito de Nova Iguaçu, município da pobre Baixada Fluminense. AoValor, Lindberg, ex-líder estudantil dos caras-pintadas, disse: "Sou pré-candidato ao governo do Rio. Não existe melhor nome para o vice da Dilma do que o governador Cabral, não há outro nome de peso no PMDB". Para Cabral, entretanto, Lindberg já teria desistido do projeto e deve tentar uma vaga no Senado. "Não acredito que o PT tenha um candidato para o Rio. Acredito que o PT vá marchar conosco na reeleição". Cabral avalia que o PT, além de Lindberg, tem outros dois pré-candidatos ao Senado, a secretária de Ação Social do Estado, Benedita da Silva, e o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos". Mais detalhes leia aqui a entrevista na íntegra:

2 comentários:

Anônimo disse...

Se ele continuar governando com toda esta competência que demonstrou até o momento, acredito que terá mais ou menos uns 3 votos. Dele, o da esposa e o do pai. Parece piada. Será que ele acha que tá fazendo um bom governo ? Do jeito que é pretensioso, dá a entender que ele não precisa fazer um bom governo. Basta ser amigo do Luizinho e tudo estará resolvido para a reeleição.
Veremos Cabral. As coisas estão mudando lentamente, mais estão mudando.

Anônimo disse...

Como assim "as coisas estão mudando"? Está tudo estagnado, jogadores entediados que só pensam em projeto de poder e sem vocação pública! Quais são os nomes e projetos políticos NOVOS? O atual governador só faz repetir a tradição: além de depender da unção de Lula, confia na máquina estadual e nos acordos eleitorais com a caciquia (vide Dom Piciane e seus tentáculos)! Será que Cabral vai apostar tudo na "ocupação de território" de algumas favelas?