quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Governamentalidade

A resenha sobre o livro “Segurança, território, população” de Michel Foucault (Ed. Martins Fontes) feita pela socióloga Wanessa Canella, para o caderno Prosa & Verso do jornal O Globo há alguns sábados atrás. Ele traz interessantes reflexões sobre as estratégias de poder no mundo ao longo do tempo. Num dos comentários sobre a opinião do autor a resenhista diz: “O que são esses mecanismos de poder? Segundo Foucault, são as estratégias que se estabelecem no seio social e que têm por objetivo a regulação e o controle das formas de existência, sendo fortemente calcadas em preceitos econômicos, morais e religiosos. Vejamos então: nos primórdios da civilização o poder era estabelecido a partir da força física, já que o chefe do bando era sempre o mais ágil e violento, conseguindo proteger o maior número pessoas e garantindo a sobrevivência da espécie. Num outro momento, surgem os feudos e os “senhores feudais”, que detinham sobre seus servos o “poder de vida e morte”, em função do poderio econômico e do aparato jurídico. Concomitantemente, surge o poder religioso, que subjuga o homem através da rigidez moral e dos costumes e, posteriormente, já com o advento do Estado, aparece a figura do soberano — é o poder absoluto acima de qualquer Lei. Na passagem da sociedade manufatureira para a sociedade do capital, o poder encontra-se nas mãos de quem detém os meios de produção; se já não há os suplícios públicos e métodos punitivos aplicados aos “fora-da-lei”, surgem, no bojo dessa nova civilização, as cadeias (vigilância, segurança) e também os asilos para os “loucos” e os desajustados socialmente — lugares institucionais onde o poder é disciplinar. “Segurança, território, população” é centrado na apresentação das estratégias de um saber político que tem no cerne de suas preocupações a regulação da população, ou seja, o que Foucault chama de governamentalidade”.

6 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Legal essa aí, Roberto!!! Muito legal, e eu que ja estava arrumando minha mochila para sair, arreio aqui... que delícia!!!! Vamos nessa! uaaaaaaallllllllllll

Professora de Português disse...

Pena que os nossos políticos não lêem...
Seria muito bom se eles se instruíssem e entendessem o conceito de "governamentabilidade" que você postou no blog.
Muito boa sugestão de leitura.

Professora de Português disse...

Pena que os nossos políticos não leiam... Como já declarou o Lula, ele não lê e nem tem interesse de ler nada do que é publicado na imprensa, pois ele discorda das críticas que são feitas.
Penso que a educação continuada, nesses casos, seja tão ou mais importante do que a educação formal, considerando que nossos políticos se dizem "muito experientes".
Gostei muito da postagem. Parabéns!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Ai! Que bom! Uma professora de Português para ajudar a jumenta!!!!.
Professora, a palavra certa é arreio a muchila ou arrio a Mochila?
Que alívio! Bem Vinda, professora!´( junto ou separado? já li benvinda....) hum... naum vou ficar te enchendo não, tá?

Anônimo disse...

Comentário da Jumenta Rosângela totalmente ignorado.

Anônimo disse...

Estou de costas para a Rosângela, ignorando seus comentários.