sábado, fevereiro 21, 2009

O cometa é como o carnaval!

O blog recebeu do Isaac Esqueff, que além de professor de Educação Física é guitarrista de blues e astrônomo amador a informação que coincidentemente une o carnaval ao cometa Lulin: “Para os curiosos em astronomia, vai aí uma dica importante: Neste mês, poderemos observar facilmente o cometa Lulin (C/2007 N3). Parece que o mesmo estará em sua aproximação máxima à Terra (60 milhões de quilômetros da Terra) no próximo dia 24/02/2009 e poderá ser visto com facilidade até o dia 27/02/2009. Sua órbita é "longa" e o mesmo voltará a ser visto daquí há 200 anos e dizem que é a primeira vez que o mesmo visita o interior de nosso sistema solar. Segue em anexo duas imagens para quem tiver curiosidade e que servem de base para sua localização. Favor levar em consideração a posição astronômica da imagem e sua referente data (vista no campo esquerdo superior) e horário para que o mesmo seja observado. Haverá ainda no dia 23/02 a conjunção do mesmo com Saturno. Lembro que a observação será melhor das 03 horas até 05 horas da manhã. Obrigado pela atenção e boas observações”.
P.S.: A melhor visualização do cometa Lulin será na segunda de carnaval às 3 da manhã.
Para melhor vizualização da imagem acima clique sobre ela.

7 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Roberto!

Falando em carnaval...rsrs...vale a pena ver a entrevista do professor Roberto Romano (Unicamp)que tem o título:"Na política, sensação de carnaval é o ano inteiro."
Aí vai o link:http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/assistir.jhtm?media=romano-na-politica-sensacao-e-de-carnaval-o-ano-inteiro-04023770D0897326
Abraço!

Anônimo disse...

Prof. Roberto Moraes,

Agradeço por sua atenção em ter colocado minha postagem em seu prestigiado blog.

Em tempos onde olhamos para a nossa "terra" e vemos tantos problemas, devemos contemplar o Céu e ver as belezas que estão acima de nosso passageiro sofrimento.

Abraços e obrigado.

Andre Pinto disse...

Professor Roberto,
No ano internacional da astronomia, poucos têm a sensibilidade de observar o universo como deveria e não sabem das interferências diretas e indiretas que temos com os astros. Quero parabenizar o Professor Isaac Esqueff por tão importante lembrança da passagem deste cometa que merece destaque! Faço planos aqui em São João da Barra para, neste ano da astronomia mundial, contar nas escolas públicas de São João da Barra a história de Domingos Fernandes da Costa, astrônomo sanjoanense que acompanhou Eistein em pesquisas quando esteve aqui no Brasil.Vou divulgar no meu blog a passagem deste cometa. Abraços e bom carnaval a todos!!!
André Pinto

Anônimo disse...

André Pinto, agradeço por seus elogios e espero que mais pessoas possam se interessar pelas maravilhas do Universo.

Abraços e obrigado.

Anônimo disse...

Professores, guiem por gentileza este miope astronômico.
Em qual direção olhar ?

Zé Armando

Anônimo disse...

Amigo Zé Armando:

Vc deve olhar para a direção "E" = (Leste). Deve localizá-lo tendo como referência o planeta Saturno, deslocando sua visão à direita, levemente até poder avistar o referido cometa que está sendo observado como um objeto bem difuso de cor ligeiramente esverdeada.

Segundo alguns astrônomos, o mesmo pode ser observado com maior facilidade à partir das 03 da manhã até as 05 da manhã. Deve-se procurar para uma boa observação locais afastados dos centros urbanos, visando-se minimizar os efeitos da poluição luminosa das cidades.

O referido cometa já foi observado por mim com um binóculo 10x50 e com um telescópio newtoniano de 150mm, f5,0. O mesmo, como falei, está muito difuso, apresentando uma coloração esverdeada (é como se Vc estivesse a observar um objeto meio enevoado), até agora, sem a presença da comum calda que encontramos nos cometas.

Alguns astrônomos afirmam que o mesmo poderá apresentar uma calda tripla, até o dia 24/07/2009 em sua aproximação máxima à Terra.

Tome por base a figura em anexo à postagem e posicionando-se a leste, tente observá-lo levando em consideração que o mesmo está, agora (23/02/2009) a meia distância entre Saturno e o ponto referente ao cometa visto na figura em anexo.

Em resumo: A cada dia, o cometa está a aproximar-se de saturno e estará em conjunção ao mesmo no dia 23/02/2009.

Espero ter ajudado.

Armandao.com disse...

Agradeço Professor, Vou tentar observar !
Zé Armando