quinta-feira, agosto 06, 2015

Comperj pode ser concluído com sócios chineses

Dentro de uma estratégia montada pelo Conselho de Administração da Petrobras, a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS), e a UFN V, voltada para a fabricação de amônia, em Uberaba (MG) e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comeprj) poderão receber recursos de sócios, para a conclusão das obras de implantação destas unidades industriais.

Os dois projetos de fabricação de fertilizantes estão com as obras suspensas e estão sendo negociados com investidores estrangeiros. Segundo fontes do Jornal do Commercio (JC-POA), investidores chineses já teriam demonstrado interesse nos três projetos, incluindo a conclusão do Comperj que o governo prevê concluir até o ano de 2022.

A Petrobras já havia retirado os três projetos de PGN (2015-2019). As três obras foram contratadas com empresas investigadas na Operação Lava Jato e tiveram seus contratos suspensas no final do ano passado.
Obra do Comperj em Itaboraí visto da área Urbana. Fonte: El País

A conclusão das obras do Comperj foi um dos temas discutidos pelo Conselho de Administração (CA) DA Petrobras, em sua última reunião. A diretoria da estatal defende que a conclusão das obras deverá ser feita com a entrada de sócios e que informou que haveria dois grupos interessados - com investidores chineses e europeus.

A expectativa é que a definição só aconteça entre o final deste ano ou início do próximo ano. 

Ainda segundo o JC, uma das opções em análise é que a parceria aconteça com acordo de contrapartida com oferta de óleo. O acordo seria benéfico a investidores chineses, que já firmaram contrato semelhante com a estatal no passado recente. A conferir!

PS.: Atualizado às 14:58 para corrigir concordância verbal.

Nenhum comentário: