sábado, agosto 29, 2015

Dois livros, três sugestões

Com alguma frequência o blog faz sugestões neste espaço. Assim, de uma só vez, salpico três sugestões. Primeiro, a leitura do bom livro "O pão nosso de cada dia - Processos produtivos no Brasil" do professor Ladislaw Dowbor.

A publicação que pode ser baixada e/ou lida aqui tem cerca de 140 páginas e demonstra de forma simples, como a dimensão da economia está presente em nossas vidas. Melhor, o texto mostra como ela é mais simples do que tentam passar aqueles comentaristas que abraçaram a tese dos especuladores do ganho fácil.

Trata-se de um ensaio de leitura atraente, recheada de informações que sem ser chato, liga as pontas de várias coisas e sistemas que nos cercam. Interessante, que mesmo sendo exposto de forma simples e direta, ele não deixa de ser profundo, provocativo e que estimula novas reflexões, independente do sistema que se quer analisar, porque trabalha com a noção de totalidade.

Dowbor procura fugir do dualismo comum do debate econômico e/ou político, no campo da ideologia, ou da simples bipolaridade entre estatismo e privatização que, em toda e qualquer circunstância, tende a ser inibidor de uma diálogo mais produtivo. Penso que poderia uma ser uma sugestão de leitura para qualquer cidadão, independente da escolarização formal, desde que tenha interesse em entender a verdadeira dimensão da cidadania.

Ignacy Sachs outro economista polonês apresenta assim o ensaio do professor Dowbor:
"As economias mistas público-privadas, caracterizadas por modelos diferentes de articulação entre as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento, constituem uma categoria central para a compreensão do funcionamento do mundo contemporâneo. Por muito tempo ainda, estamos condenados a viver em economias mistas público-privadas, divergindo com respeito às formas de articulação entre essas duas esferas da vida social. 

O ensaio de Ladislau Dowbor propõe alternativas de desenvolvimento para a economia brasileira, que, pelo seu tamanho e dinamismo, há de influenciar o futuro das demais sociedades latino-americanas, africanas e asiáticas. 

Não resta dúvida de que os conceitos da economia mista público-privada, dos mecanismos de regulação e do planejamento democrático do desenvolvimento têm um futuro rico à sua frente, como demonstra de maneira tão persuasiva este livro, que busca armar os cidadãos com ferramentas indispensáveis à melhor compreensão e transformação do mundo em que vivemos."

A outra sugestão de leitura é do livro "A nova sociedade do trabalho: para além, de centro e periferia?" do professor Fabrício Maciel da UcamCampos. O livro é resultado de sua tese de doutorado. Ainda não li o livro, mas, a sinopse disponibilizada pela editora sintetiza assim, a publicação:

"O grande mérito de Fabrício neste livro é a tentativa de pensar a sociedade do trabalho em sua globalidade. Para além do simples fato de se discutir se ainda vivemos em uma sociedade do trabalho ou não, como faz boa parte do marxismo dominante entre nós, a grande questão que recebe atenção em sua empreitada é que a produção e a reprodução da desigualdade social, agudizada pela precariedade do trabalho tanto no centro quanto na periferia, não pode mais ser pensada apenas na dimensão das sociedades nacionais. Ainda que as desigualdades internas a cada Estado nacional resguardem as suas especificidade, o grande desafio enfrentado aqui é tentar mostrar como algumas mudanças profundas das condições e nas relações de trabalho se apresentam agora como universais."

A última sugestão faz parte das seções sobre filmes do bom site do professor Dowbor que pode ser acessado aqui. Trata-se do documentário "Chomsky & Cia" que ele apresenta desta forma:

"Um documentário (longa) de primeira importância sobre como se modelam os comportamentos e as visões da sociedade, no quadro do que se chamou de "fábrica do consenso". Apresenta, com entrevistas de Noam Chomsky e outros, como foram sendo popularizadas ou deformadas as grandes visões que a sociedade passou a aceitar como naturais ou evidentes. Isto envolve desde as campanhas para popularizar o cigarro entre mulheres em nome da sua libertação, até as justificativas da guerra (do Vietnã ao Iraque), e as campanhas mais recentes para travar o acesso universal à saúde e outras campanhas, hoje coordenadas por grandes empresas de opinião pública. Nesta era da comunicação, é um documento fundamental para entender o que acontece no mundo". Vale assistir e o filme segue abaixo:


Nenhum comentário: