segunda-feira, agosto 17, 2015

Mais um acidente de grandes proporções em área de armazenagem de combustível e produtos químicos em porto deve servir de alerta

Em abril postamos aqui, uma nota chamando a atenção e que deveria servir de alerta o incêndio e a explosão em área do Porto de Santos.

Pois bem, agora, depois do caso das explosões e do incêndio junto ao Porto de Santos, temos agora um outo caso na China de explosões, mais de 100 mortes e 700 feridos, em outra instalação de armazenamento de combustíveis na cidade portuária de Tiajin, na China.

Tiajin é considerado o 9º maior porto do mundo. É o maior porto no norte do país e principal porta de entrada marítima a Pequim, localizado na costa oeste da Baía de Bohai, em área central do estuário do rio Haihe

Os residentes num raio de até 3 km tiveram que ser retirads ontem de seus domicílios, três dias depois do acidente. A área estaria contaminada por cianeto de sódio após o incêndio, um produto que se torna inflamável em contato com a água ou ar úmido.

O caso de Santos e de Tiajin, devem servir de alerta e cuidado para as instalações portuárias como a do Açu que planejam trabalhar com grandes estoques e transbordo de petróleo, em áreas próximas à indústria e mesmo de moradia, instalada em linha reta a menos de 5 km da localidade do Açu.

Mais instigante ainda é identificar na planta dos empreendimentos do Porto do Açu (Apresentação corporativa de agosto - vide abaixo) que próximo aos locais de armazenagem de petróleo da UTP e de gás natural (GN) e da planta de liquefação está o projeto de construção de hotel da InterRio Incorporadora. Temeridade parece pouco para o caso.
PS.: Atualizado às 11:17 para correções e acertos no texto.

Mapa dos empreendimentos Porto do Açu - Apres. corporativa Agosto 2016, slide 15.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com você!

Área livre para construir existe e acho insano concentrar tanto material inflamável no mesmo raio de alcance e ainda mais com um hotel ao lado.

Quando visitei a Reduc pude perceber os estágios de segurança da refinaria com amplos espaçamentos usados como ruas de acesso e estas com ralos especiais para coleta de material que possa vir a vazar. E o complexo foi construído para isolar um foco de incêndio naquele quadrante sem permitir que se alastre, isto sem contar da estrutura da brigada contra incêndios.