quarta-feira, agosto 05, 2015

Cabo Frio, Macaé e Itaperuna são polos de ensino superior, embora região metropolitana ainda concentre 80% das matrículas no ERJ

No dia 31 de julho blog publicou aqui a informação sobre o número de matrículas em cursos presenciais no ensino superior que o município de Campos dos Goytacazes tinha pelo Censo 2013 do Inep/MEC, que é o último dado oficial divulgado sobre esta estatística.

Em breve estará disponível o Censo 2014. A tabulação destes dados foi feita a pedido do blogueiro, pelo amigo, professor José Carlos Salomão.

Além de informar sobre as 17.164 matrículas em Campos, que coloca o município na 5º posição entre os 92 municípios fluminenses, o blog informou que outros municípios da região vinham se transformando em polos de ensino superior, com números significativos de matrículas, em cursos presenciais.

Desta forma destacamos, Cabo Frio com 8.200 matrículas, ficando assim em 10º lugar no ERJ com 4 instituições ofertantes, sendo apenas uma pública. 

A seguir em 11º lugar vem Macaé com 7.950 matrículas e oito instituições ofertantes, sendo a metade pública. Em 12º lugar vem Itaperuna, no Noroeste Fluminense com um total de 6.866 estudantes de graduação com sete instituições, sendo quatro públicas e três privadas, embora estas oferecem cerca de 90% das vagas no município.

A capital fluminense como é sabido tem a liderança em números de alunos de curso superior com um total de 286 mil matrículas (55%) de um total de 518 mil em todo o estado do Rio de Janeiro.

Se somarmos as 286 matrículas da capital, às 134 mil matrículas em 14 outros municípios da Região Metropolitana (RMRJ) ela totalizará 421 mil matriculas, ou 81% de todas as matrículas do Estado do Rio de Janeiro. Assim, mesmo que o ensino superior do ERJ tenha se interiorizado, ele ainda é muito concentrado na região metropolitana.

Adiante traremos uma breve série histórica.

Nenhum comentário: