segunda-feira, agosto 10, 2015

11 anos de blog. Obrigado!

Hoje, 10 de agosto, este blog completa onze anos de atividades.Neste período, por muitas vezes, eu considerei que meu trabalho voluntário na blogosfera estava encerrado.

As razões para continuar sempre foram maiores e proporcionais às pressões.

Já disse e repito que ao contrário do que muitos pensam, sou eu quem mais ganha com a manutenção deste espaço, mesmo que o esforço e a dedicação sejam maiores do que o imaginado e pretendido.

Arrisco pouco ao estimar que hoje conheço pela rede, e através do blog, mais pessoas pela via digital - dos mais variados lugares - do que fisicamente e de forma real.

Nos dez aniversários anteriores deste espaço eu já comentei que este blog nasceu de forma despretensiosa. A ideia era servir de espaço para guardar informações e anotações que eu mantinha antes, da forma antiga, em fichas e cadernos de anotações.

Com o blog, eu pensei que poderia contribuir com pessoas e instituições, conhecidas e desconhecidas, que eventualmente, pudessem ter interesse em dados, informações e análises que sempre gostei de registrar e eventualmente guardar.

Postar uma imagem, gráfico, tabela não era uma tarefa simples no início, quanto mais um filme. Com o tempo estas ferramentas foram ficando disponíveis e amigáveis.

Quando o blog nasceu grande parte da mídia comercial acreditava que poderia prescindir deste tipo de plataforma para interligar suas informações e seus interesses comerciais, diante, da venda menor dos impressos.

Hoje, o espaço de um blog é facilmente viável para qualquer pessoa, desde que tenha conteúdo para "trocar". Os perfis do FB fazem algo similar, mas não oferecem a facilidade de acesso às postagens anteriores que o blog permite.

Já disse aqui que eu mesmo, costumo usar os buscadores para localizar minhas anotações que se transformaram em postagens no blog, que assim se mantém para mim e para muitos como um arquivo público. De uma forma geral, o público não tem noção da quantidade de comentários e emails que recebo sobre postagens feitas há seis, sete, ou dez anos.

Enfim, onze anos depois, com dezenas de milhares de páginas de conteúdo, quase 20 mil postagens e um número médio de visitantes únicos entre 3 e 4 mil diários e cerca de 100 mil mensais, ainda me espantam.

Mais ainda quando identifico que boa parte dos leitores, hoje, acompanha o blog pela plataforma do Facebook, onde as postagens são replicadas, não sendo contabilizadas nas visitas citadas. Também gera espanto a quantidade de visitantes de outros países.

Quem acompanha o blog desde o início, ou há mais tempo, foi registrando as mudanças de conteúdos priorizados para as postagens. Evidente que se tratando de um veículo pessoal, é natural que esta prioridade vá variando conforme as alterações dos assuntos de interesse do blogueiro.

O que me impressiona é que apesar disto, as visitações e as interações com os leitores e colaboradores continuam em quantidade e qualidade crescentes.

Nem todos usam o espaço de comentários para esta troca de impressões. Muitos preferem o uso dos email direto e cada vez mais, há os que optam pelas conversas onlines diretas no canal do Facebook.

Enfim, quero aqui agradecer a colaboração e a companhia de todos nestes largos onze anos, que não são onze dias, ou onze meses.

Aproveito ainda a oportunidade para informar, como muitos já devem ter percebido nas últimas semanas, que as postagens neste espaço e mesmo no FB, nos próximos meses, serão mais escassas, por conta de uma série de motivos.

Entre eles, em especial, a necessidade que tenho dar maior dedicação à conclusão das pesquisas e estudos a que venho me dedicando nos últimos anos e que tem sido objeto de uma série de postagens até então.

Enfim, espero a compreensão, agradeço pelo apoio e... Sigamos em frente!

PS.: Atualizado às 15:50: Para corrigir uma concordância verbal.

6 comentários:

martan disse...

Como leitor assíduo, só tenho que parabenizar e desejar muitos anos mais para o blog.

walnize carvalho disse...

Parabéns e sucesso sempre!
Walnize Carvalho

Anônimo disse...

Parabéns pelo ótimo trabalho!

Márcio disse...

Parabéns!
Vida longa!

Anônimo disse...

Prezado Roberto Moraes, parabéns pelos onze anos de seu blog e faço votos de muitos bons anos pela frente. Um abraço, geólogo Everaldo Gonçalves.

Anônimo disse...

Oi Roberto,
Passando um pouco atrasada, para parabenizar pelos 11 anos do blog.
Sempre fui uma entusiasta dessa ferramenta tecnológica, e, particularmente, da forma utilizada por você, na partilha de informações, dados, análises e comentários, sejam de questões conjunturais ou até mesmo, às leituras referentes às suas pesquisas.
O que me faz concordar com você que o fb não o substitui.
Como leitora e também usuária deste espaço,fico muito feliz com a longevidade conquistada.
"Sigamos em frente".
Abraços,
Ana Costa