quinta-feira, agosto 13, 2015

Excesso de petróleo no mundo leva Brend a US$ 49,22

Segundo a Bloomberg o excedente de produção de petróleo no 2º trimestre foi de 3 milhões de barris/dia (b/d), o maior em 17 anos, segundo a AIE (Agência Internacional de Energia). A previsão é que este excedente seja de 1,4 milhões de b/d neste segundo semestre.

Os preços baixos incentivaram o consumo, especialmente nos EUA. Assim, o consumo mundial de petróleo deverá crescer 1,6 milhões de b/d, alcançando uma média de 94,2 milhões de b/d. A previsão para 2016 é que o consumo chegue a 95,6 milhões de b/d.

Observando os números estimativos da AIE para produção e consumo, pode-se entender a expectativa de que os preços baixos do barril de petróleo, se mantenham, pelo menos, até o último trimestre do ano que vem. Hoje o preço do petróleo Brent, em contratos para setembro, fechou a US$ 49,22.

Ou seja, para os municípios e estados petrorrentistas nenhuma perspectiva de melhoria no horizonte das receitas dos royalties existe, a não ser os empréstimos de venda do futuro.

PS.: Atualizado às 13:24 de 14/08: O excesso de produção de petróleo está exigindo aumento dos estoques, mundo afora. Assim, mais 170 milhões de barris de petróleo e combustível passou a ser armazenado. Além disso, outros 50 milhões foram estocados em armazenamento flutuante, segundo relatório do Goldman Sachs.

Nenhum comentário: