sexta-feira, agosto 28, 2015

Mais uma fusão entre as mega empresas de petróleo: Schlumberger compra Cameron

Antes já havíamos comentado aqui a fusão das gigantes de serviços no setor de petróleo entre a Halliburton e a Baker que ainda está sendo julgada como possível pelo órgão de regulação dos EUA.

Depois foi o caso da petrolífera inglesa BG ser adquirida pela Shell. Agora é a Schlumberger que compra a americana Cameron por cerca de US$ 12,74 bilhões. A Schlumberger originalmente era francesa, hoje, talvez mais americana.

E ainda se pensa em falar em concorrência num setor tão oligopolizado. Para isso, também servem as crises no sistema capitalista, ajustar lucros e acumulações resgatando os excedentes produzidos quando o ciclo estava no pico da produção, preços e lucros.

Quer saber sobre a Cameron? Clique aqui. A Cameron atua no setor de engenharia submarina e processamento, setor que está se hierarquizando enormemente, reduzindo a quantidade de empresas.

Interessante que nos meus estudos, eu ando elaborando uma listas das players do setor de petróleo que atuam no Brasil e, mais especificamente no ERJ. À medida que avanço neste trabalho, eu vou percebendo mais e mais incorporações e fusões no setor.

Nenhum comentário: