segunda-feira, agosto 03, 2015

Os cinco municípios fluminenses com as maiores arrecadações de ISS

A arrecadação com Imposto Sobre Serviços (ISS) é a maior receita para os municípios de grande e médio porte do país e também no ERJ. O blog catalogou as cinco receitas de ISS por município no ERJ no ano de 2014:


O porte da arrecadação da capital já é conhecida. Ela é bem maior que a receita com ISS de todos os demais municípios fluminenses somados. No município do Rio de Janeiro a receita com o ISS equivale a 22% de todo o orçamento, enquanto o IPTU alcança 13% da receita total.

A Região Metropolitana (RMRJ) tem quatro das cinco maiores receitas com ISS no ERJ. A exceção é a receita do município de Macaé, por conta da Economia do Petróleo, base operacional de exploração de petróleo da Bacia de Campos.

Macaé também registra a maior variação percentual entre 2013 e 2014 com 19% de crescimento entre as cinco maiores arrecadações de ISS. Depois vem Niterói com crescimento de 16%, com receitas dos terminais portuários e empresas ligadas à construção naval e petróleo.

Enquanto isto, o município de Itaboraí, por conta da redução do ritmo de construção do Comperj teve variação negativa com redução da receita de ISS de 7%.

O município de Campos dos Goytacazes vem aumentando sua receita com ISS, mas num nível bem abaixo destes 5 municípios. Em 2013, a arrecadação foi de R$ 105,0 milhões e em 2014 de R$ 108 milhões.Um crescimento anual de 2,8%.

PS.: Atualização às 10:42: Para pequenos ajustes no texto.

Nenhum comentário: