segunda-feira, agosto 24, 2015

Redução da demanda de apoio offshore

Uma matéria neste domingo, aqui na FSP, falou das atividades de apoio à exploração offshore no Brasil e estimou, como já comentamos aqui, a demanda em torno de 3 a 5 de embarcações de apoio, para cada unidade em alto-mar, incluindo plataformas e sondas.

Embarcações fundeadas na baía de Guanabara (RJ)
Fonte FSP - Ricardo Borges
A reportagem do jornalista Nicola Pamplona fala que por conta da redução das atividades, houve uma redução da frota atualmente no Brasil, de 500 para 488. E ainda, que outras 20-25 estariam paradas por falta de contrato para prestação de serviços.

Este assunto interessa especialmente ao ERJ e também comenta o temor de que novas reduções poderiam ocorrer. O blog avalia que esta redução de 500 para 463 (488-25 é inferior a 10%, para ser mais exato 7%) é bem menor do que se está vendo a nível internacional nas atividades produtivas do setor de petróleo em todo o mundo. Esta previsível redução é decorrente da manutenção do baixo valor do barril de petróleo no mercado internacional e ao vencimento neste 2º semestre de 2015 de 147 contratos com a Petrobras.

 Este blogueiro tem uma leitura mais ampla sobre esta redução da demanda de embarcações de apoio. Ela está vinculada à redução das sondagens e perfuração mais que à produção. Além disso há um crescente aumento do processo de automação na produção e também à ampliação da produção nas reservas do pré-sal, com menos poços com maior produtividade que os do pós-sal.

Ainda assim, é possível deduzir que a redução do uso de embarcações significará a redução da demanda de uso de instalações portuárias, especialmente, no litoral fluminense que hoje utiliza seis diferentes terminais portuários para esta finalidade.

Sobre o assunto leia aqui nota do blog no dia 3 de julho de 2015 e esta outra aqui no dia 2 de abril de 2014.

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