terça-feira, agosto 07, 2007

Soffiati: merecida honra!

Até a algum tempo atrás, eu questionava a concessão de honrarias, prêmios, medalhas, etc. Continuo questionando muitas destas homenagens, dadas muitas vezes, apenas, com interesses políticos e de merecimento no mínimo duvidoso. Porém, com o passar dos anos, o sumiço da revolta juvenil e o começo da maturidade passei a observá-las de uma outra forma. Quando o merecimento é justo e a concessão munida de interesses prioritariamente coletivos e de referência inter-geracional, estes prêmios são válidos e bem-vindos. Eles criam referências positivas na sociedade. Este blog faz este pequeno preâmbulo, para referir-se à concessão da Ordem do Mérito Alberto Lamego ao professor, pesquisador, ambientalista e escritor Aristides Arthur Soffiati Netto. Melhor ainda que esta seja concedida exatamente na inauguração do novo espaço do legislativo municipal campista no Fórum Nilo Peçanha. A luta de Aristides em prol, também, da preservação de nosso patrimônio histórico ganha realce com esta feliz coincidência. O fato da honraria ter o nome de Alberto Lamego é mais do que uma feliz coincidência porque, a intelectualidade de ambos teve e tem como âncora, o nosso território e a nossa gente. Aristides, talvez seja, no presente, aquele que entre nós, mais tenha dado visibilidade e mesmo aprofundado os estudos iniciados por Lamego. Uma pena, que devido aos afazeres de docência hoje no Cefet, eu não tenha como aplaudir pessoalmente esta merecida homenagem. Parabéns, também ao vereador Geraldo Venâncio pela propositura do prêmio e também aos demais edis pela unanimidade da concessão.

5 comentários:

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Infelizmente só soube hoje da sessão solene e já havia assumido compromisso no horário.
Fica aqui registrado meu contentamento com a justa homenagem.
Parabéns ao Professor Aristides Soffiati e ao Vereador Geraldo Venâncio, pela iniciativa!

Anônimo disse...

Roberto, aproveito tb a oportunidade do seu blog para parabenizar ao professor Soffiati pelo reconhecimento público de seu enorme esforço pessoal em pesquisa da região norte-fluminense.
É verdade, Roberto, depois de alguns anos na luta por melhores tempos, enfim começamos a ver alguns outros detalhes que antes não tinham o menor valor!
Parabéns, Soffiati, agora a Campos oficialmente reconhece o seu trabalho!

Anônimo disse...

Eventualmente costumo fazer coro às pessoas que perguntam para que existe Câmara de Vereadores.
Bem, sinceramente, eles marcaram um golaço ao conceder essa comenda, aprovada por unanimidade. Merecida e oportuna homenagem ao professor Arthur Soffiati.

Anônimo disse...

Aproveito espaço para parabenizar o professor Aristides Arthur Soffiati Netto, a demorada homenagem que é todos os campistas, que sabem e reconhecem sua luta (que não é de hoje).
Parabéns Professor!!! Vc q sempre gritou longe do princípio e perto do fim
"PARAÍBA
PARAÍBOM
PARAIBRANCO
PARAIBELO
PARAIBREJO
PÁRA AÍ!!!"
Soffiati 1990

Anônimo disse...

Em tempo: o livro do Prof Soffiati é "Depois do Princípio e Antes do Fim".
Desculpe-me a gafe! Lembrei-me corretamente apenas o poema.