terça-feira, janeiro 15, 2008

Cavalhada de Santo Amaro

A Cavalhada de Santo Amaro é realizada há 329 anos e hoje ela completa a sua 248º edição. A festa sempre no dia 15 de janeiro e reúne um número grande pessoas de Campos e das cidades vizinhas a cada ano. A manifestação atualmente já foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) como bem imaterial como patrimônio histórico do estado do Rio de Janeiro.

A cavalhada representa a luta entre cristãos e mouros, constituída há 1500 anos. O duelo acontece por causa do amor que o rei mouro sentia pela filha do rei cristão. O rei cristão não aceitava que sua filha se unisse a um homem que não tivesse a fé cristã. No combate os cristãos saem vencedores, demonstrando lealdade e bravura, pois eles lutaram contra as invasões islâmicas na Península Ibérica durante o século VIII.

A primeira cavalhada em Santo Amaro aconteceu no dia 15 de janeiro de 1736, sendo hoje uma das poucas a serem realizadas no Brasil. A encenação foi trazida para Campos pelos monges beneditinos.

Participam da cavalhada, seguindo a tradição, 24 cavaleiros posicionados de um lado do poente. Os 12 cavaleiros que representam os cristãos são vestidos de azul e os 12 representando os mouros são vestidos de vermelho. Além das roupas também há o cuidado como os cavalos, que tem suas patas pintadas, além de usarem plumas na cabeça e metais polidos.

O blogueiro foi lá conferir mais uma Cavalhada e o cumprimento de promessas dos devotos de Santo Amaro. Os registros fotográficos são da minha esposa, Ilda Mayerhoffer Pessanha.


A tradicional apresentação das bandeiras

A entrada dos mouros de vermelho e os cristãos de azul

Nenhum comentário: