quinta-feira, janeiro 17, 2008

Mortandade de peixes no canal da Maré em Gargaú, SFI

Como este blog já disse, o nosso repórter Fabiano Seixas, o Sepé está impossível. Ele ontem esteve pela manhã, em Gargaú acompanhando o professor e biólogo do Cefet Campos, Ricardo Terra, dentro das atividades do Projeto Cefet Sócio-Ambiental, desenvolvido junto à comunidade de Gargaú, no município de São Francisco do Itabapoana-RJ.

Ao chegar ao tradicional balneário de Gargaú localforam surpreendidos, ao observar uma quantidade enorme de peixes, na sua maioria bagres, mortos no Canal da Maré. Segundo informações que apuraram no local, a possível causa do acidente ecológico seria o “vazamento acidental (?) de um produto demominado amoníaco, utilizado na produção de gelo e conservação de crustáceos e peixes”.

Fabiano diz ainda: “ Lamentamos acidentes como estes ficarão impunes e seus culpados nunca serão encontrados. Ainda foi possível ver esgoto in natura sendo jogado no Canal, e como sempre a presença garrafas plásticas, tipo pet, ora danosas e poluidoras, ora sendo utilizadas como material alternativo para construção de um muro numa residência. O que não consegui expressar através de palavras se torne visível através das imagens”.


O belo Canal da Maré em Gargaú

Aqui uma boa utilização das garrafas pets

Aqui a má destinação das pets jogadas no canal

Fotos e matéria para o blog de Fabiano Seixas.

Nenhum comentário: