terça-feira, fevereiro 16, 2010

Política na avenida

O jornal O Globo traz na página 3, de política, na sua edição de hoje, a informação sobre conversas de Dilma com Cabral e as eleições de outubro próximo. O título da matéria é "Um bloco para atrair Garotinho". Com todas as diferenças, é inegável perceber que a matéria traz no seu bojo uma provocação ao ex-governador, algo que o Cabral pode querer, mas naão a Dilma. É difícil acreditar que na política alguém convença alguém desta forma.

Assim, a matéria além de dizer que o ex-governador vai ter problema pelo pouco tempo (cerca de 2 minutos) e de errar ao dizer que Garotinho iniciou na crreira política como vereador do PT, quando na verdade foi apenas candidato pelo partido em 1986, a reportagem também disse falou que "já começaram as negociações para convencer o ex-governador Anthony Garotinho a sair do páreo em troca de alguma vantagem política".

A pressão sobre Garotinho é verdadeira, mas a divulgação dos fatos desta forma, não parece produzir os resultados que o governador pode desejar. Em política, a raiva e a provocação produzem muitas vezes mais resultados que as ofertas. A conferir!

Sobre Gabeira e sua candidatura pelo PV: O deputado Fernando Gabeira depois de ter desistido e agora voltado a assumir a candidatura ao governo estadual segundo dizem teria sido convencido pela promessa de assumir a Embaixada do Brasil em Paris, caso Serra seja o vencedor na corrida para o Palácio do Planalto. O caso se explica porque Gabeira sabe que são reduzidíssimas suas chances na disputa estadual, mas, se sabe que ele cumpriria um importante papel para garantir um percentual próximo de 20% dos eleitores da capital do estado, e isto seria de fundamental importância para Serra, que sem apoio no estado, perderia a gordura com que sai de São Paulo e que a princípio precisa para compensar o Nordeste. Além disso, gente próxima ao deputado verde sabe, que ele não teria mais estímulo para continuar no parlamento, mesmo que fosse o Senado, assim, com a empreitada ele arrumaria uma nova ocupação e teria a garantia de financiamento da campanha garantido pelo PSDB que daria seu vice que é o coordenador regional da campanha do Serra, apesar do PV de Gabeira, ter como candidata à Presidência da República, a senadora, Marina Silva, do Acre.

3 comentários:

Argus disse...

Caro Professor,

o ex-governador foi candidato pelo PT em 1982.

em 1986, ele se elegeu deputado estadual pelo PDT.

a movimentação do ex-governador está sim subordinada aos movimentos de gabeira.

não é errado supor que o deputado verde caminha na faixa de intenções de voto do atual governador: zona sul e parte da zona oeste(a mais rica), conservadora, bairrista e adepta da "carioquice" como símbolo de distinção.

logo, se gabeira engolir a isca de serra, o ex-governador se animará.

Marcelo disse...

Gabeira está em alta cotação no Rio, ao contrário de eleições anteriores, a política está mudando, a Heloísa vai puxar muitos votos pra ele. Juntos passam credibilidade.

Enquanto o Garotinho está em baixa cotação no Rio. Sinal dos novos tempos. Creio que será uma grande decepção pra ele se se candidatar. O nível de confiabilidade já não é a mesma.

De mais a mais, O Cabral não vai deixar de mão beijada o que está dando resultados.

Dever Cumprido disse...

Caro Roberto, quero reafirmar as informações do Argus, e dizer mais, Garotinho saiu do PT, levado por Cesar Maia, então presidente do BANERJ, que comprou duas horas, matinais e diárias na rádio Campos Difusora, que além do espaço, estava no pacote o apoio de Barbosa Lemos, sócio de Pereira Jr. e Andral Tavares a época. Tudo isso com patrocínio do então banco estatal.