segunda-feira, novembro 29, 2010

Rio das Ostras o maior crescimento populacional do país

Dentre os 5.565 municípios brasileiros, a cidade de Rio das Ostras que já foi distrito de Casimiro de Abreu, no litoral da Costa do Sol, saiu de uma população de 36.769 habitantes em 2000 para 102.927, aproximadamente, o triplo de antes, contabilizados em 33.087 domicílios. Na contagem populacional de 2007 feita peo IBGE os municípios com até 170 mil moradores, o número de habitantes de Rio das Ostras já era de 70.095 habitantes. O IBGE só vai fechar os números definitivos do Censo 2010, amanhã, dia 30 de novembro, mas já identificou esta grande variação, explicada pela ligação do balneário, à opção de moradia de muitos trabalhadores que atuam na cadeia produtiva do petróleo e do gás em Macaé. Os efeitos deles pode ser percebido diariamente por estes trabalhadores que nohorário de pico, entre 06:00 e 09:00 e 17:00 e 20:00, chegam a enfrentar um único, direto e terrível engarrafameto nos 25 quilômetros, na RJ-106, entre os dois municípios, que levam a viagem a durar mais de uma hora e meia, ou até mais. Embora o aumento da população de Rio das Ostras seja extraordinário, para os moradores e os gestores da cidade, com certeza este recorde significará preocupação, porque quanto mais gente, maiores serão as despesas em, pelo menos dois tipos de serviços básicos para a população: saúde e educação e num grau menor, mas também relacionado a estes, a habitação e o saneamento que por sua vez acabam também puxando demandas de infra-estrutura, controle ambiental, etc. PS.: Atualizado às 00:12 de 30 de novembro: Rio das Ostras foi o município de maior crescimento populacional no estado do Rio de Janeiro. No brasil, foi o município paulista de Balbinos (SP) que teve um crescimento de 199,47% contra 190,39% de crescimento de Rio das Ostras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite , ta crescendo tanto que tem muito pilantra na regiao também quero relatar e fazer uma Denuncia se puder ler com calma ,agradeço desde já, porque em rio das ostras tem uma Máfia atuando e roubando terrenos , eles falsificam os registros e tiram nao sei como(pagando uma farpela logico rs) deve ser pagando atraves da corrupiçao eles conseguem procuraçoes de pessoas ja falecidas e tentam roubar to passando por isso e quem ta com invetimentos por essa regiao tem que ficar ligado !!!
cuidado !

meu email para contato Barros.dg@bol.com

fernandonc disse...

Boa tarde, gostaria de saber se você que tem mais informações (tabelas, gráficos, etc) sobre esse fato, já que estou preparando meu trabalho de mestrado e estou tratando desse tema?
Um abraço e obrigado