segunda-feira, abril 09, 2012

14 portos entre o ERJ e Vitória?

Trocando ideia com o Renato Teixeira por e-mail, a partir do anúncio hoje, de que um novo projeto que surgiu no estado do Espírito Santo, vimos que se listarmos os últimos anúncios de projetos de logística-portuária, no litoral entre o RJ e ES, apenas até Vitória, o quadro que teríamos seria o seguinte na direção do RJ para o ES:

  1. TIG - Petrobras em Angra dos Reis;
  2. Sudeste da LLX em Sepetiba;
  3. Rio de Janeiro;
  4. São Gonçalo - Petrobrás / Comperj;
  5. Jaconé - Maricá;
  6. Forno - Arraial do Cabo;
  7. Imbetiba - Macaé
  8. Barra do Furado - Quissamã;
  9. Açú - São João da Barra;
  10. Ferrous Ressource - Praia de Marobá - Presidente Kennedy-ES;
  11. Porto Central - Grupo Porto Roterdan - Presidente Kennedy-ES;
  12. Samarco - Ubú-Anchieta;
  13. Terminal de Apoio da Petrobras em Anchieta (projeto);
  14. Tubarão - Vitória.

Isto por enquanto. Na dúvida, mesmo sem muito tempo, é oportuno dar um mergulho, enquanto ainda há algum espaço disponível...

PS.: Atualizado às 22:26: Renato Teixeira complementa com novas informações que dão conta que os projetos de logística portuária do ES são ainda maiores do que informado antes. Veja abaixo os portos já existentes e os projetos de novos terminais. É de assustar:

Terminais já em funcionamento:

1 Porto de Vitória - Codesa,

2 Porto de Tubarão – Vale com profundidade de 22,5 metro.

3 Porto de Praia Mole - responsável por 50% das exportações brasileiras de minério. Localizado em Vitória, é composto pelo Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS), operado pelo consórcio ArcelorMittal Tubarão, Usiminas e Açominas.

4 Porto de Ubu - O porto operado pela Samarco foi instalado na região Sul, em Anchieta, para movimentação de pelotas de minério de ferro. É utilizado para receber demandas do consumo da empresa. Tem profundidade de 18 metros.

5 Portocell - Com capacidade anual de 7,5 toneladas, é o maior porto brasileiro especializado em movimentação de celulose, respondendo por 70% das exportações do País. Fica em Aracruz e é administrado pela Fibria.

6 Terminal de Regência - De uso privativo da Petrobras, oterminal localizado em Linhares,opera com movimentação de granéis líquidos.

7. TNC - O Terminal Norte Capixaba (TNC), em São Mateus, também é administrado pela Petrobras para suporte às suas atividade.

Portos projetados para o ES:

Aracruz

1 Imetame - A instalação industrial da Imetame vai permitir a atracação de embarcações para receber equipamentos. O local também servirá de base de apoio às operações offshore e atracação de plataformas para reformas e manutenção. Construído em Aracruz, terá profundidade mínima de 12,5 metros.

2 Odfjell - A empresa de origem norueguesa Odfjell vai construir um terminal em Aracruz, numa área de 80 mil metros quadrados, para o transporte marítimo e armazenagem de líquidos a granel. O valor do empreendimento será de US$ 25 milhões (R$ 39 milhões).

3 Petrobras - Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), que está sendo construído pela Petrobras em Aracruz, vai ter dois berços de atracação e 12,5 metros de profundidade, com capacidade para atender dois navios de até 60 mil toneladas simultaneamente. O objetivo é fazer o escoamento, o armazenamento e o carregamento, em navios, do gás liquefeito de petróleo e da gasolina.

4 Nutripetro - O Grupo Ambitec vai construir na Barra do Riacho, Aracruz, um retroporto multimodal para o recebimento, armazenamento e expedição de produtos para comércio exterior e atividade aquaviária. A empresa já deu entrada no processo de licenciamento no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

VITÓRIA –

5 ArcelorMittal - A ArcelorMittal está planejando a construção de um novo terminal portuário na Ponta de Tubarão, em Vitória, que deverá se chamar Porto Marlim. O objetivo da empresa com o empreendimento é utilizá-lo para escoar a produção siderúrgica da ArcelorMittal Tubarão, que deverá crescer nos próximos anos.

OS PROJETOS PARA O ESTADO - Vila Velha

6 Nisibra - A Nisibra, empresa do Grupo Otto Andrade, projetou um novo terminal portuário para Vila Velha para atender à indústria do petróleo. Com cais de 320 metros de comprimento e calado (profundidade) de 12 metros, será um terminal multiuso para granéis sólidos, carga geral e abastecimento de plataformas de óleo e gás.

7 Arara Azul - O grupo Arara Azul vai investir na construção do Porto Nova Holanda, para dar suporte às operações de exploração de petróleo. O terminal terá 11 metros de calado e 530 metros lineares de cais com capacidade de mais de 10 atracações simultâneas.

Anchieta

8 Va l e - Junto a implantação da Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), em Anchieta, litoral Sul capixaba, a Vale planeja instalar uma ferrovia e um porto para dar suporte às suas atividades. O objetivo é atuar na importação de carvão para abastecer a CSU e à exportação de placas de aço.

9 Petrobras - A Petrobras pretende construir uma base de apoio para suas plataformas em Ubu, Anchieta, dando apoio às atividades no mar. O projeto técnico está em fase de finalização.

Itapemirim

10 Edison Chouest - Em Itapemirim, a empresa americana Edison Chouest vai instalar uma base de poio logístico, batizada de Eco-Logística Offshore. O terminal vai abastecer unidades offshore de operação em águas profundas e ultraprofundas, com água, combustível, granéis sólidos e outros materiais.

Presidente Kennedy

11 Ferrous - Em Presidente Kennedy, a Ferrous vai construir um porto em águas profundas para embarque de minério, com canal de 15 mil metros de extensão e 23 metros de profundidade. A estrutura poderá receber até dois navios grandes, com cerca de 220 mil toneladas cada. Localização indefinida

12 Superporto - O projeto de um porto de águas profundas para o Estado, chamado de superporto, está sendo estudado por empresas e municípios. O local ainda não foi definido, mas estão na disputa para sediar o empreendimento Vitória, Anchieta e Aracruz. Vila Velha apresentou recentemente a proposta de um porto-indústria, interligado a uma grande área retroportuária e industrial, que pode ter calado de até 23 metros.

4 comentários:

Anônimo disse...

Daqui a pouco vai faltar é espaço para as praias. Outra coisa, perto de um porto tem que ter uma grande estrada, uma boa ferrovia... Vão usar a já saturada BR 101 para isso? Uma vez que apenas essa estrada serviria para esses portos.

Anônimo disse...

Não querem este tipo de desenvolvimeto?
Tomem!

Roberto Moraes disse...

Infelizmente ou felizmente a vida e as coisas não são assim tão polarizada ou dualizada, do isto ou aquilo.

Até por isto, o debate é complexo, a mediação necessária e o conflito parte de um longo processo.

Sds.

Anônimo disse...

Tem ainda o "Terminal Logístico Portuário de Macaé (TERLOM)", que seria construído "na parte norte da cidade, em direção ao bairro Lagomar"