domingo, abril 08, 2012

Petróleo é o foco

Em todo o negócio do grupo EBX no Açu fica evidente que o foco principal é o setor de óleo & gás. Além da extração com a OGX, o estaleiro da OSX tem como foco a construção de plataformas e navios-petroleiro, a geração de energia nas termelétricas a gás natural, a UTP (Unidade de Tratamento de Petróleo) com capacidade para processar mais de 1 milhão de barris por dia e, ainda, as áreas do Terminal TX-2 que já foram alugadas para empresas de apoio às atividades offshore de extração de petróleo em nosso litoral reforçam esta tese. Se as justificativas acima não forem suficientes basta observar o patrocínio que está exposto na camisa do time de vôlei RJX ligado à holding: OSX.

O fato reforça a preocupação com a maldição mineral e a dependência do setor extrativista do petróleo que mesmo com o pré-sal tem duração finita. É bom não abandonar a reflexão sobre a questão.

3 comentários:

denis disse...

Professor, concordo com suas colocações, até porque muito provavelmente o porto em si não ficará pronto logo, pois estão tendo problemas em relação ao quebra mar. A questão do pré sal, da própria bacia de Campos, a preocupação com atrasos das entregas de navios e plataformas fará com que o estaleiro seja a princesinha do empreendimento em um todo. Tudo indica de fato que o Petróleo e a construção naval será o carro chefe no momento.

RODRIGO - FAROL DE SÃO TOMÉ disse...

É fato, tá faltando refinarias no Brasil. Governo acreditou que a iniciativa privada se interessaria e investiria em refinarias, mas, "deu com o burro náguas". O lucro para as refinarias é muito pequeno, se comparados com a exploração e a produção de petróleo, por isso as empresas privadas não estão nesse negócio.

Ademais, com isso o Brasil, tá exportando petróleo cru,a preços baixos, as chamadas comodites, e está importando, gasolina e diesel, pagando a preço de ouro. Por isso o balanço da petrobras, está fechando quase no vermelho.

Falta investimento do governo em refinarias, para equilibrar esa defasagem.

Anônimo disse...

Pelo interesse no petróleo ele certamente quer ser um shEIKE...