quarta-feira, abril 04, 2012

Canal de drenagem na obra do estaleiro da OSX no Açu

Percebam como a água do lençol aflora com pouca escavação.
PS.: Se desejar ver em tamanho maior clique sobre as imagens.

6 comentários:

denis disse...

Essas fotos só vêm acrescentar e alertar ainda mais a população local, pois o lençol de água nessa área é bem superficial, e essas fotos mostram isso mesmo diante do aterro. O empreendimento está fazendo o melhor para eles, construindo um sistema de drenagem, a pergunta que fica é: e quando os governos que deram as licenças para esse empreendimento farão o mesmo pelas localidades no entorno do empreendimento? Não apenas em drenagem mais em saneamento básico, as comunidades tendem a crescer e não vemos praticamente nenhum investimento nessas áreas. O INEA andou fazendo algumas intervenções em canais, criticadas por muitos, mas que não beneficiam diretamente comunidades como a da Praia do Açu.

Anônimo disse...

Daqui a alguns anos veremos o resultado de toda essas intervenções do Superporto no meio-ambiente e no ecossistema.
Afetará inclusive a agricultura e clima das áreas adjacentes.

Anônimo disse...

Cara, esse Denis eh um chato mesmo. Quero ver se um dia ele arrumar um emprego no Porto se ele vai ficar vir aqui criticar qq coisinha que se faca por lah... Eh obvio que tudo tem que se ter cautela e cabe ao governo eleito pelos idiotas fiscalizarem isso. O que a maioria nao percebe eh que nao importa o que nos, meros mortais pensamos, e sim o qto vai render tal investimento privado. Render primeiramente para os politicos e depois para a populacao. Enfim, a opiniao do Denis, assim como a de outros contra o Porto nao valem de nada. Vai destruir o meio ambiente? Vai um pouco. Vai gerar emprego? Vai... Eh assim que funciona. Ou Campos e SJB crescem assim ou nao crescem nunca. Bando de idiotas.

Frank

Anônimo disse...

A pobreza afeta bem mais o meio ambiente, basta ver as favelas ocupadas irregularmente nos morros do Rio.
Não existe argumento de ecochato que vença isto. Alias, ecochatos é o que mais temos, fazendo questionamentos sem saber de nada. Obviamente teremos impactos ambientais, mas as preocupações dos comentaristas deveriam ser de pesquisar sobre o que a empresa faz no local, com monitoramento de lagoas, controle ambiental, etc. Obviamente, não fazem isso porque são bonzinhos, mas o principal, fazem. Isso ninguem gosta de ver, porque quem comenta contra nunca fez nada para ajudar o meio ambiente do local.

Quanto ao Denis, meu caro, nenhum projeto hoje é aprovado sem que se evite, ou mitigue os possiveis males que poderão causar. Então, se informe sobre como funciona um sistema de drenagem moderno, verá que não haverá impactos sobre o atual (que alias, é muito ruim, mal feito e improvisado). Isso, mais uma vez, não é feito porque a empresa é boazinha, e sim porque precisam mostrar ao mercado que seguem as melhores práticas atuais.

sds

denis disse...

Caro mal educado Frank, não estou criticando o que é feito no porto nesse caso, se souber ler verá que estou me referindo a preocupação do empreendimento com a drenagem o que não é feito em comunidades vizinhas a ele, provavelmente você não esta sabendo interpretar a escrita.

Quanto ao comentário das 12:39 AM sei muito bem que o sistema que esta sendo feito no porto, nesse caso específico no estaleiro, segue as mais modernas técnicas para eles e lá eles não terão problemas, o que não consigo entender é como um aterro de 2 a 5 metros de altura com um sistema eficiente no local de drenagem e saneamento não trará problemas para a localidade vizinha que é desprovida dos mesmos sistemas.

A arrogância de alguns comentários só mostra a pouca inteligência em defender suas teses furadas, não sou o dono da razão, mas também não sou tão arrogante. Infelizmente tem muita gente que é assim sem saber dialogar acha que é melhor passar por cima de tudo e de todos.

Sds e uma Páscoa de Paz para todos!

Roberto Moraes disse...

Concordo com o Dênis. Ele tem feito observações cidadãs, de quem tem preocupações reais com o lugar onde vive.

As suas observações e sugestões, a meu juízo, sempre foram calcadas em questões reais, de interesse coletivo, factíveis e nunca foram radicalizadas e deixaram espaço aberto para o diálogo.

Querer rotulá-lo de qualquer coisa que seja terá únicamente o papel de querer calar a cidadania, algo, que nem os empreendedores dizem querer fazer, ao propor uma Gestão Integrada do Território (GIT).

Sugiro que mantenhamos o diálogo e o respeito as opiniões dos comentaristas e debatedores.

O tema é amplo, complexo e sobre ele não cabe a prepotência de se achar que uns sabem mais que outros, quando as diferentes contribuições é que ajudam a construir uma visão mais ampla de tudo, tanto no que diz respeito as questões econômicas e de infraestrutura do empreendimento quanto de suas repercussões e impactos sociais e ambientais.

O aproveitamento destas observações, opiniões e análises podem ajudar a se ampliar a visão e ainda paermitir que cada um construa as ações que julguem pertinentes.

Sds.