terça-feira, abril 24, 2012

Museu da Pessoa


Mais um espaço interessante de se analisar neste mundão que é a internet. A ideia do museu se fundamenta naquilo que hoje se chama na universidade de História Oral, aliado ao uso intensivo da tecnologia com a função de resgatar história de pessoas que podem ajudar a contar e resgatar história de comunidades, cidades, empresas, instituições, etc. 

O Museu da Pessoa já tem vinte anos, período em que constituiu um vasto acervo virtual. Hoje é sediado numa casa na Vila Madalena, São Paulo, onde trabalham 20 pessoas. Parece uma produtora com escritório, estúdio de gravação, salas para encontros e arquivo digital que pode ser visto aqui, cujo objetivo seria a frase: “Porque a história da gente é como um novelo de lã. Puxou o fio, achou o começo. O resto vem sozinho”. Para a sua nova sede de 8 mil m² o projeto ficou com o arquiteto Jaime Lerner. 

Se por um lado é interessante, por outro, como tudo na vida, tem senões. A proposta parece muito pós-moderna demais, às vezes, mesmo que sem intenções, fragmentada, como quase tudo que vejo com suporte na tecnologia e na comunicação, tenta ligar fatos, coisas e pessoas, mas parece ao mesmo tempo soltá-las dispersas ao mundo, assim como as notas deste blog, rs,rs,rs... Também é muito "pós" quando diz que serve para qualquer lugar e para qualquer fim, educação, empresa, pesquisa, lazer, arte, etc... 

Tudo isto não tira o interesse em conhecer os métodos e a forma, como da história de uma pessoa, simples, comum, se pode tentar resgatar a memória de comunidades, cidades... isto é bacana. Enfim, algo interessante de ser analisado.

Nenhum comentário: