sábado, abril 28, 2012

O poder do blog & as contradições


Goste ou não. Concorde ou discorde, independente da opinião que temos sobre o conteúdo e o seu jeito de fazer política, porém, fato é que o ex-governador Garotinho descobriu no espaço da internet, mais propriamente, no blog, o poder enorme desta ferramenta, mais poderosa até do que o próprio rádio, que lhe é familiar, dependendo da situação, como no caso atual, da divulgação de fatos, fotos e vídeos que mostram a relação do governador Cabral com o empreiteiro da Construtora Delta, Fernando Cavendish.

Como radialista, usando o rádio, ele não teria como mostrar as fotos e os vídeos como fez no blog e não teria assim, o poder de ser visto, lido ou ouvido, a qualquer hora e de qualquer ponto do país e do planeta, furando e respondendo até grandes veículos de mídia que não lhe são simpáticos. Com uma vantagem a mais, o que fala, ou escreve, não precisa ser ouvido ou lido naquele instante, podendo ser acessado e repercutido a qualquer momento.

Desta forma, ele conseguiu que todos os principais jornais impressos ou televisivos do país, até mesmo o famoso e antigo Jornal Nacional, reproduzissem o material que lhe interessava politicamente divulgar.

Como consequência, a grande e velha mídia, como é chamada, acabou sendo obrigada a publicar e aumentar, a contragosto, a visibilidade do seu blog, destacado em grandes imagens para todo o país, junto com o conteúdo das notas que o ex-governador, conseguiu lá sabe Deus como.

Só a internet e esta poderosa e simples ferramenta que são os blogs seriam capazes de lhe oferecer tal possibilidade, o que amplia a complexidade do campo de ação da política e da sociedade, o que não é propriamente o interesse do deputado federal Garotinho que, apesar de todo este poder, não consegue explicar as contradições entre o que defende para o estado e o que faz e apoia através do governo de sua esposa Rosinha em Campos.

Em Campos, a Rufolo empresa citada em situações irregulares em diversas prefeituras e no governo do estado continua a atuar como antes. A EMEC que mais recentemente passaou a fazer o ajardinanento das praças da cidade e que teve seu diretor-presidente preso em esquemas com prefeitura capixaba chegou e atua com desenvoltura na cidade.

As dezenas de contratos de aluguéis de carros, mesmo que “licitados” por altos valores continuam valendo.  Os altos custos da construção do Cepop com seus diversos termos aditivos não são problemas, embora tivessem potencial para ser considerado crime, se acontecesse em outros municípios, caso seus líderes políticos não fossem da sua base eleitoral.

Como se vê e Garotinho pode atestar que os blogs têm um poder imenso, infelizmente não acompanhado pela possibilidade em explicar as contradições, a não ser pela intensificação do uso desta mesma ferramenta, por outros, que mesmo não sendo semelhantes e nem similares, podem como um soro antiofídico atuar em defesa da boa saúde da democracia.

16 comentários:

Anônimo disse...

Só que o Garotinho mata a cobra e mostra o pau... Tá faltando isso nos blogueiros da planíce. Abç.

Anônimo disse...

O que precisa também ser investigado é de onde ou de quem o DEDO PODRE do Garotinho obtém essas informações tidas como sigilosas.Isso também é crime: VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES.

carlinhos j.carioca disse...

Roberto,um dia ele vai ter que aceitar que o mesmo pau que dá em Chico,dá em Francisco.Já foi mostrado nos blogs o garotinho junto com esse cara(empresario da Boi Bom),lhe prometendo apoio para campanha a presidente da Republica,mas,ele nao aprende,como vc citou,nao fala dos "contraditótios",só aquilo que lhe interessa!Boa essa citaçao do "poder dos blogs",realmente,hoje,pela internet,li na Folha(Ponto Final),onde o jornalista),tece os maisores elogios a prefeita dizendo que a mesma "acertou em cheio ao mudar o calendario do carnaval",e mais teve a cara de pau de dizer que o "belo carnaval esta atraindo pessoas de fora...pelo amor de Deus,isso é piada,que carnaval?Deve ser as escolas do Rio paga por valores pol´pudos,só pode!
VALE O PODER DOS BLOGS,PORQUE A IMPRENSA CAMPISTA,TÁ DOMINADA!

Anônimo disse...

O rasgado falando do remendado.
Em Campos temos sempre as mesmas empresas prestando serviço, imbeg e afins.
Não podemos esquecer que recentemente todas as ruas receberam camada asfáltica como um tapa na beleza, a obra a Arthur Bernardes um dia acaba, da campos-farol um dia também.
É provável que terminem próximo a eleição....Quanta estratégia!

Anônimo disse...

há controversias porque tem quem diga que na verdade ele esconde a cobra.

Anônimo disse...

Acho que Garotinho esta conseguindo o que queria. Cabral depor na CPI Cachoeira.

http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2012/04/29/e-inevitavel-o-depoimento-do-sergio-cabral-declara-representante-do-pmdb-na-cpi-do-cachoeira/

Anônimo disse...

O Garotinho irá depor junto.

O caso das casas do Sepetiba II foi no seu governo de 3.200 casas fizeram só 314 e Garotinho/Rosinha pagou na época R$ 30 milhões de um total de R$ 55 milhões tudo na época do casal ta nos jornais d ehoje. sou a favor de toda esta turma depor na CPI....

George AFG disse...

Creio que ele esteja fazendo o "dele" mostrando os podres de seus adversários e tentando colocar as "bases" de suas críticas principalmente ao Cabral a mostra pra opinião pública, quem espera algo diferente está sendo inocente.
Alias, algo parecido com o q faz o Serra na blogsfera e o Amigos do presidente Lula.

Anônimo disse...

E sobre as contradições que Roberto falou?

Marcos Cintra disse...

Vazamentos
MERVAL PEREIRA-O Globo

Os vazamentos dos documentos sigilosos referentes à investigação da Polícia Federal sobre a relação do Senador Demóstenes Torres com o bicheiro Carlinhos Cachoeira que o Supremo Tribunal Federal enviou ao Congresso estão por toda a parte, e já nem são mais seletivos. Há fatos para todos os gostos.
Tanto a chamada “grande imprensa” quanto uma variedade imensa de blogs, de várias tendências políticas e com diversos interesses em jogo, estão divulgando sem parar documentos e gravações, para desespero, suponho, do senador auto-intitulado bedel da CPI.

Aliás, muitos dos documentos vazaram enquanto estavam sob a guarda do Supremo, e continuaram vazando mesmo antes de chegarem ao Congresso.
Eles demonstram mais uma vez que o relacionamento de jornalistas da revista Veja com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e seus asseclas nada têm de ilícito, ficando preservada, por tudo que se conhece até o momento, a tênue linha que separa a ética jornalística de atos que podem comprometê-la.

O caso do jornal popular inglês News of the World, que colocou seus diretores e proprietários no banco dos réus na Inglaterra, é exemplar dessa diferença: lá os jornalistas contratavam arapongas para espionar celebridades e políticos.

Aqui, até o momento está demonstrado que a revista se utiliza de gravações realizadas para revelar os escândalos da República.
E em diversos momentos, como revelam as gravações, a revista se colocou contra os interesses de sua fonte de informações, divulgando notícias que desagradaram o bicheiro e sua turma.
A já conhecida gravação em que Cachoeira se queixa de que o diretor da sucursal de Brasília da revista Policarpo Junior não dá nada em troca das informações que recebe é uma evidência disso.

O máximo que aparece nas novas gravações é um tratamento íntimo do bicheiro com o jornalista, e um pedido de uma notinha na revista, fatos que podem desagradar os que tentam politizar o caso para se vingar, ou criar um clima propício à aprovação de uma lei de controle dos meios de comunicação, mas não chegam a condenar a revista nem seus jornalistas.

As gravações mostram também, de maneira evidente, o trabalho do senador Demóstenes Torres de proteger a empreiteira Delta por interesse direto do bicheiro.
Tanto que o PSOL já decidiu aditar à sua representação contra Demóstenes no Conselho de Ética do Senado, todo o material que receber da investigação da Polícia Federal sobre o esquema Cachoeira, através do senador Randolfe Rodrigues, seu representante na CPI.

O Partido Socialismo e Liberdade, aliás, indica que terá nessa CPI um papel semelhante ao que o PT originalmente tinha quando estava na oposição.
Seus membros são praticamente todos oriundos da base petista, formados na dissidência primeiramente dentro do próprio partido, depois na formação de um novo partido que se quer distante do “pragmatismo” que passou a ditar as regras do governo Lula.

Por motivos errados a meu ver, pois o gatilho para a dissidência foi a reforma previdenciária que o ex-presidente Lula acertadamente tentou levar adiante no início de seu governo, o PSOL já pressentia os rumos que o PT no governo tomaria, e seus fundadores desembarcaram dele antes que estourasse o escândalo do mensalão, em 2005.

Leia mais em: http://oglobo.globo.com/blogs/blogdomerval/

Roberto Moraes disse...

Esta defesa que o Merval faz da Veja e da relação do seu editor com Cachoeira é deprimente. É por isto que há quem defenda que a Veja seja convocada à CPI para explicar estas relações incestuosas com o bicheiro. A Globo já disse que não aceita esta convocação da velha mídia para depor na CPI e, pelo visto, o artigo do Merval, apenas, reafirma isto, de uma forma menos truculenta.

Outra coisa: indiretamente, ele afirma que a fonte das fotos e vídeos de O Globo divulgadas no blog do ex-governador, tem a mesma origem: o bicheiro Cachoeira.

Marky Bentley ( Jornalista) disse...

É inacreditável o poder de articulação,inteligência,sabedoria que cá prá nós, ninguém pode negar do homem, político, Garotinho.
Quem viu esse jovem, de família pobre, radialista, morador do interior do Estado do RJ,que quando novo, gritava e discursava nos gremio estudantil do Liceu de Humanidades de Campos e hoje, fala com autoridade de uma sábio na mídia e política nacional. As vezes me pergunto, quem sabe o que podemos esperar deste homem num futuro não tão distante???
Negar que ele é carismátio é impossível, veja o programa de rádio que é um dos mais ouvidos no Rio de Janeiro na parte da manhã( Radio Manchete). Negar que ele não é um bom político, também é impossível, se elegeu governador do Estado, contra toda a mídia da capital e contra a Rede Globo de televisão, depois de 4 anos, elegeu a sua esposa Rosinha como Governadora e o seu sucessor o Sergio Cabral ( hoje desafeto).
Negar que ele é odiado, invejado, também é impossível,vejam só aqui no Blog !!!!
Uma coisa é certa, tanto o PT, PMDB, PDT, ....., vislumbram tê-lo de volta no seu partido.

Anônimo disse...

Marky (mais um nome inventado)
...como eles se parecem. O que Garotinho acusa no Cabral é o que sempre fez. A compra da mídia como faz em Campos, Cabral faz na capital...

O "disparo" de comentários nos blogs é outra ferramenta que Garotinho acusou Cabral e que ele faz aqui e nos outros blogs que não seguem sua cartilha... tudo igual. Freud explica...

veja este comentário do marky, rs,rs... enaltecendo o rapaz... engraçado é que quanto mais ele levanta as coisas mais perto se chega da relação dele com a Delta e outras...

o financiamento de campnha de aliado do governador pela Delta é só mais uma pontinha a outra já informada aqui é do conjunto de Sepetiba...

Anônimo disse...

Roberto,
Um blog funciona bem quando é democratico, quando tem uma discussão entre pro e contra. Mas os blogs de garotinho e comparsas como Pudim e varios vereadores não aceitam comentarios ou inventem eles mesmos comentarios que colocam. Exemplo, no blog de garotinho todas os comentarios são contra Cabral e pro Garotinho, e sempre tem um nome de uma pessoa. Isto não é democracia, mas propaganda barata do pior indole, Goebbels gostaria ter esta arma!

Anônimo disse...

Além dos R$ 3oo mil da Delta para Pudim (Garotinho) veja as facilidades de Garotinho para a Delta quando seu operador financeiro era o agora deputado Eduardo Cunha:

http://oglobo.globo.com/rio/sepetiba-ii-uma-cidade-fantasma-4765522

Uma solução Garotinho, Eduardo Cunha e Cabral juntos na CPI.

Anônimo disse...

Garotinho é um talentoso ator e mentiroso contumaz. Assim como todo
mundo, contraditório. Comete as maiores ilegalidades igualzinho a Cabral e outros políticos. Defende uma coisa no estado e prevarica no município. Tem conchavos e arrecada de todos os grandes contratos em que pode interferir e recrimina Cabral por isso.
A grande diferença está na utilização destes recursos arrecadados ou favores creditados: Garotinho não se importa com desfrutes ou regalias mundanas. Jamais posaria frente a uma Ferrari ou jantaria bebendo um Romanée Conti de 6 mil dólares. O que lhe seduz é o poder. E o poder custa caro.
O dinheiro que ele pode dispor, nunca estará sob sua guarda e servirá sempre a seu objetivo político que é ter sempre mais poder. Neste sentido ele é muito mais esperto que muitos e dificilmente será pego por isto. Garotinho nunca mostrará os chamados "sinais exteriores de riqueza" pois a sua sanha arrecadatória objetiva sempre o poder e a neutralização dos adversários. Como se sabe, tudo custa caro, desde a justiça até a comunidade de informações que ele tem total acesso. Garotinho sempre pagará o que for preciso para ter poder, não importa quanto custe. Seja em dinheiro ou através de favores (que no final também custam dinheiro).
Cabral é um bobão. Um ingênuo apaixonado que acha que em Paris não tem ninguem conhecido ou que não se possa subtrair imagens de uma câmera. Um apaixonado que não conseguiu esconder a perda no episódio do helicóptero. Mas isso é coisa pessoal e não nos compete.
Já o Wilson Carlos é somente um guloso esperto que teve a chance de manipular contratos. Escolheu as empresas que quis (especialmente no Maracanã e obras da copa) e ganhou por isso.
Todos vão perder dinheiro e posições, mas nada vai mudar.