terça-feira, abril 17, 2012

“Quem tem carro vai perder privilégios e quem usa transporte público vai ganhar direitos”

Infelizmente não será em Campos, mas, bem poderia ser se a política pública fosse aqui a prioridade dos debates envolvendo os interesses dos cidadãos. Quem nos enviou esta boa novidade foi o engenheiro Renato Teixeira:

“Começou a valer nova legislação para melhorar mobilidade urbana nas grandes cidades. A expectativa é que a mobilidade das pessoas e cargas melhore nos municípios integrando os diferentes modos de transporte. Este é o objetivo da Lei 12.587/2012, que começou a vigorar no último dia 13.

A legislação, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, foi sancionada em janeiro e dá prioridade a meios de transporte não motorizados e ao serviço público coletivo, além da integração entre os modos e serviços de transporte urbano.

A legislação prevê instrumentos para melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades, como a restrição da circulação em horários predeterminados, a exemplo do que já existe em São Paulo. Também permite a cobrança de tarifas para a utilização de infraestrutura urbana, espaços exclusivos para o transporte público coletivo e para meios de transporte não motorizados, além de estabelecer políticas para estacionamentos públicos e privados.

O texto também esclarece os direitos dos usuários, como o de ser informado sobre itinerários, horários e tarifas dos serviços nos pontos de embarque e desembarque.

Para o coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade, Nazareno Stanislau Affonso, a nova legislação diz que agora a prioridade deve ser dada a veículos não motorizados, a calçadas, ciclovias, ao transporte público e à integração do automóvel a um sistema de mobilidade sustentável.

“Quem tem carro vai perder privilégios e quem usa transporte público vai ganhar direitos”. A nova lei vai exigir que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem planos de mobilidade urbana em até três anos, que devem ser integrados aos planos diretores.”

9 comentários:

Caio disse...

Roberto peço que plubique por favor.
Nós moradores de Santa Maria e Santo Eduardo que trabalhamoes em Campos, vamos ao MP pedir providências seja contra as empresas seja contra quem for.
Hoje não poderemos voltar para casa, pois as últimas vans partirão às 17:00hs e como tivemos que vir de van(quem conseguiu) não teremos como voltar.
Entendemos a greve mas não podem para todos so meios de transporte para uma parcela da população que não te meio alternativo.
Vamos em massa ao MP.

Anônimo disse...

Professor tenho carro mas ando mais de bicicleta que de carro na cidade, sou ate visto por alguns parentes como "pao duro" "mao de vaca" falam que eu nao quero gastar com gasolina, mas nao é assim gosto de andar de bicicleta me sinto bem, alias gasto um bom dinheiro com bicicleta e suas peças que sao muito caras (as mais sofisticadas) pois sao carregadas de impostos há uma taxa muito alta de impostos sobre as bicicletas e suas peças de reposiçao, voce sabia que se comprar uma peça de bicicleta no exterior ate em paises aqui vizinhos ao nossos o imposto é de 100 por cento isso mesmo cem por cento, um absurdo a industria nacional de peças de bicicletas nao produz nada sofisticado, e quem quiser compar de fora tem que pagar 100 por cento de imposto, uma vergonha essa semana vi um movimento central da bicicleta de fibra de carbono chegaria aqui para mim por 1700 reais se eu fosse pagar todos impostos....digo e repito a UNICA MANEIRA DE ACABAR COM O CAOS NO TRANSITO É INCENTIVAR O USO DE BICICLETAS, fazendo ciclovias e estimulando as novas geraçoes,
Tenho visto muitas bicicletas eletricas pela cidade, eu vejo como uma ameaça , pois elas nao promovem o bem estar fisico do ciclista alem de haver uma sobre carma maior no sistema eletrico brasileiro que já dá sinais de fraqueza, alem disso para onde vai as baterias dessas bicicletas eletricas depois de imprestaveis?
vai para o lixo comum claro (isso na melhor das hipoteses)ou espalhadas pelo meio ambiente poluindo tudo

Anônimo disse...

Coitado do brasileiro. Agora que os mnais pobreszinhos conseguem adquirir seu carrinho mil, vão ter que deixar na garagem mofando.
Qrrue lástima !

Anônimo disse...

E quem é ricaço e tem 4 carros, cada um com um final de placa diferente, vai perder algum direito ? Ora Ora, senhor professor, isso só vai afetar o pobre e a classe média. Os nobres deputados , os magníficos governadores e os digníssimos doutores vão com um carro cada dia da semana.
Tudo isso conversinha pra boi dormir.

Anônimo disse...

Só quem toma na cabeça é prego e classe média. Ao muito pobre só interessa assistir com as bolsas e, em troca, colher os votos. Ao rico, ora, os ricos são eles. E à classe média, com seu eterno alvo nas costas, apresenta-se a conta.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Pois é, professor, como diria Justo Veríssimo, personagem do saudoso Chico Anysio:
-Pobre, que se exploda!
Enfim, pobre tem de se virar para ir e vir.Rico, não, tem seus caminhos, suas soluções.

Anônimo disse...

Prezado Roberto,

O prefeito que CUMPRIR COM O DEVER DE de construir em Campos as primeiras ciclovias de VERDADE, contemplando Rua Formosa, Av. Alberto Torres, Rua Treze de Maio, Rua Conselheiro Otaviano, Rua São Bento, Av. Quinze de Novembro, Rua Voluntários da Pátria, Rua Barão da Lagoa Dourada, Av.Pelinca, entre outras, DEIXANDO DE LADO OBRAS FARAÔNICAS DE SIMPLES ADORNO (MUITAS DE GOSTO DUVIDOSO !)E ABSOLUTAMENTE DESNECESSÁRIAS; AFASTANDO-SE DO OBSCURANTISMO E DO ATRASO CRÔNICO ; BANINDO DE VEZ O TRANSPORTE INDIVIDUAL EGOISTA (FRUTO DA TRADIÇÃO DE UMA ELITE ULTRAPASSADA) E ACABANDO COM ESTACIONAMENTOS NO CENTRO E ADJACÊNCIAS DA CIDADE, esse prefeito dos sonhos de qualquer povo que busque alcançar processos civilizatórios mínimos, repito, esse prefeito ingressará para a história como alguém que fez algo proveitoso e revolucionario para esta cidade. Fato é que o transporte individual deve ser utilizado apenas em ocasiões extremas e circunscrito a determinadas áreas da cidade, como por exemplo o que é utilizado para socorrer pacientes e traumatizados em vias públicas e nas condições em que não possa ser substituído pelo transporte coletivo DE QUALIDADE, que nesta cidade está longe de poder ostentar esta denominação (EMBORA SEMPRE PUDESSE !). Poderia acrescentar a este rol o transporte de mercadorias e serviços. No entanto o que se vê em Campos não pode ser qualificado como transporte de pessoas. É indigno e representa uma agressão permanente aos cidadãos, não obstante a festa que fazem com o dinheiro público subsidiando o falido setor.

Anônimo disse...

pobre só fatura nesse país. tem casa de graça, internet de graça, escola de graça, uniformes de graça, vale compras, tv pirata, etc etc.
A classe média sofre e como sofre: impostos pagos pela classe média é que sustentam esses faveladinhos de bosta que nada fazem, cultuam o narcotráfico e ainda deterioram nossa cultura com esse maldito funk.
Odeio favelados !

Anônimo disse...

Professor, poderia por favor enumerar os privilégios dos motoristas? Grato.