domingo, abril 15, 2012

Sobre o concurso público em Campos

Muitas reclamações chegam por email. Há um verdadeiro caos pelas ruas. Trânsito engarrafado. Pessoas correndo, carros largados sobre as calçadas, etc...
Algumas das reclamações: "Problemas no concurso da pmc, no colegio jose do Patrocinio (CEJOPA ) , na sala 202 as provas vieram trocadas. Os candidatos estão inscritos para fazerem provas para emut e muitos receberam provas para médicos, professores, etc. Favor Verificar a veracidade. Me ligaram agora de dentro da sala onde estaria sendo aplicada a prova, e ate agora não receberam as provas certa."
"Acabei de passar pela UNIVERSO, da avenida 28 de março, e está um inferno com policiais e concursandos revoltados. Um dos concursandos me disse que a prova foi cancelada, no meio do certame. "
PS.: Atualizado às 16:16: Informação ainda a ser confirmada de suspensão das provas e liberação dos candidatos que estavam previstos de fazer provas na Fafic e Universo. Atualizado às 16:42: De um candidato: "Estava numa sala da Fafic q a prova não chegou. Um caos, ninguém dava uma justificativa, nenhuma fala do q estava acontecendo. Um grande falta de respeito. Salas fazendo prova enquanto outras numa desordem. É o fim!!!! " Atualizado às 16:58: De outro candidato nos comentários do blog: "Eu estava em uma sala da FAFIC, fazendo a prova normalmente e por volta das 16:00 o fiscal retornou dizendo que a prova estava cancelada. Recolheu o caderno de questões e o gabarito de todos e nos liberou. Revoltante."
Atualizado às 17:22: Do perfil do Marcelo Bessa Caral no Facebook:
"Atestado de incompetência, mico do ano, falta de capacidade, ignorância, despreparo, má-fé... fale o que quiser: qualquer dessas definições pode ser adequadamente aplicada ao concurso da Prefeitura de Campos. Interromper uma prova de concurso avisando que o mesmo foi cancelado é, no mínimo, falta de apego à segurança: e se as pessoas se revoltam e quebram tudo? Não incentivo isso, mas multidão é multidão.
A falta de zelo na análise do acesso de milhares de candidatos aos locais de prova (gerando engarragamentos hoje cedo) e o fato de muitos candidatos do interior do município terem sido inicialmente listados para provas na capital do estado dá a medida da desorganização (a desculpa de que o computador não reconheceu os CEP's fornecidos chega a ser infantil).
Concurso é coisa séria, gente. A coisa pública tem que ser tratada com seriedade. O sonho das pessoas de entrarem para o serviço público (da forma correta, tendo independência, não sendo apadrinhado e tendo que viver anos a puxar o saco deste ou daquele) merece mais respeito. A MINHA CIDADE MERECE MAIS RESPEITO!!!! O POVO DESTA TERRA MERECE MAIS RESPEITO!!!
Repito o que disse há algumas horas sobre a possibilidade de uma "saída honrosa" (e olhe lá), para evitar uma "cipoada" da Justiça: o melhor que a Administração Pública faz é ela própria anular as provas, fazer tudo de novo (se possível contratando uma empresa que saiba a diferença entre Campos dos Goytacazes e Campo Grande), devolver o dinheiro a quem quiser desistir e marcar novas datas.
E a Prefeitura tem que tomar a frente, deixando a (des)organizadora do concurso de lado. Motivo para isso há aos montes...
QUE NÃO SE INVENTE QUE A PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES IMPEDE UMA NOVA PROVA OU MESMO UM NOVO CONCURSO: o que a Lei Eleitoral proíbe é apenas a posse, caso a homologação ocorra já no período eleitoral. Lei alguma proíbe concursos em época eleitoral.
O que a lei proíbe é a compra de votos, o uso eleitoreiro da máquina pública, o uso de rádio/TV/jornal para beneficiar um candidato, a expansão dos programas sociais, a improbidade administrativa...
As coisas não podem ser feitas de sopetão. Tem que ter planejamento, estudo, análise. O PODER PÚBLICO TEM QUE PENSAR NO BEM ESTAR DOS CIDADÃOS, NÃO NO DA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO.
A isso se chama "interesse público primário" e, por ser primário, tem que ser buscado antes dos interesses da Administração, que é seundário (guarde a dica: pode ser que caia na próxima prova, pois talvez agora a organização ouça falar nisso e ache legal)."

Atualizado às 18:44: Continuam chegando por email diversas reclamações sobre os problemas no concurso da PMCG:

“Venho escrever para quem for de interesse ler, sobre a pior experiência em prova de concurso público que já vi na vida.

Total descaso e falta de respeito com quem se prontificou a estudar e se deslocar ao local do exame.

Se quer consegui fazer a prova tendo em vista total despreparo desta instituição (CEPUERJ) que se dispôs a realizar o evento.

Seguem lista das coisas absurdas que eu e inúmeros de outros candidatos passamos:

- Ao entrar no local da prova (sala com dois Fiscais) assinei a lista de presença e peguei o cartão resposta sem apresentar documento de identidade;

- Perguntei ao Fiscal se deveria mostrar documento e ele respondeu: “Não há necessidade” – Obviamente essa pessoa não foi preparada para a função que desempenhara;

- 45 minutos se passaram do horário definido pela Edital para início da prova e ainda não havíamos recebido a prova;

- Ninguém em nenhum momento prestou nenhuma informação. Simplesmente ouvimos um grito do corredor: “A prova foi cancelada” e todos saíram da sala, inclusive os Fiscais

- Sobre a mesa principal da sala ficaram os documentos esquecidos pelos Fiscais: Ata com assinatura dos presentes, Cartões respostas de candidatos faltantes e Ata Final.

Puro amadorismo sem respeito algum com os candidatos.

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, deveria reincidir o contrato com esta prestadora de serviço pela falta de eficiência e pelo descaso e desrespeito com os candidatos.

[< Thiago Almeida >]”

13 comentários:

Anônimo disse...

Essa cidade virou uma chacota nacional, governo podre e sujo. Campos minha cidade meu horror.

Anônimo disse...

Estava numa sala da Fafic q a prova não chegou. Um caos, ninguém dava uma justificativa, nenhuma fala do q estava acontecendo. Um grande falta de respeito. Salas fazendo prova enquanto outras numa desordem. É o fim!!!!

Anônimo disse...

Estava na Fafic, uma desordem e falta de respeito. Salas fazendo prova e outras sem prova e sem saber o q estava acontecendo, pois não davam nenhuma justificativa. Parecia q o tudo estava contra o concurso, até os sinas próximos a Fafic estavam pifados.

Anônimo disse...

Ja fomos liberados. A ata de reunião da sala 202 da fafic foi: concurso foi cancelado.

Anônimo disse...

Estava na Fafic, uma desordem e falta de respeito. Salas fazendo prova e outras sem prova e sem saber o q estava acontecendo, pois não davam nenhuma justificativa. Parecia q o tudo estava contra o concurso, até os sinas próximos a Fafic estavam pifados.

Anônimo disse...

Ja fomos liberados. A ata de reunião da sala 202 da fafic foi: concurso foi cancelado.

Anônimo disse...

Estava na Fafic, uma desordem e falta de respeito. Salas fazendo prova e outras sem prova e sem saber o q estava acontecendo, pois não davam nenhuma justificativa. Parecia q o tudo estava contra o concurso, até os sinas próximos a Fafic estavam pifados.

Anônimo disse...

O concurso foi anulado e será remarcado, segundo o coordenador Sérgio Magati. Ainda segundo o mesmo, sem prejuizos para os candidatos. Dei uma risada na hora, foi deboche num foi???

Anônimo disse...

Eu estava em uma sala da FAFIC, fazendo a prova normalmente e por volta das 16:00 o fiscal retornou dizendo que a prova estava cancelada. Recolheu o caderno de questões e o gabarito de todos e nos liberou. Revoltante.

Lênin disse...

Cheguei na Universo ás 14hs para fazer a prova. Os portões abriram com um atraso de pelo menos dez minutos. Após subir 4 andares de escada e já estar dentro da sala, a fiscal não achava meu cartão de respostas. Aí ela me disse que eu tinha que ter olhado o mural pra saber se eu não tinha sido realojado de sala. QUE DIABO DE MURAL? Fui atrás do tal mural e tive que descer até o segundo andar para o auditório que não tinha UM ventilador. E aí começou a chegar gente sem parar, até ficar com quase 100 pessoas. E aí não tinha o cartão de respostas de quase ninguém lá. Um caos. Já eram 15h40 e as provas nem tinham sido entregues. Todos nas janelas. Muita reclamação, fiscais completamente ineficientes e desinformados. Tudo tão absurdo que parecia não estar acontecendo de verdade.

Anônimo disse...

Alguém esperava lisura, organização, respeito aos concursandos?
Ou era só pra fazer uma caixinha???
E a DESorganizadora??? Não tem nada a dizer?
Lamentável e vergonhoso...
Quem se responsabiliza pelas despesas dos candidatos? E os fiscais, será que receberam???
E o MP dormindo em berço esplêndido...

George AFG disse...

A situação é mais complexa, a simples anulação não vai por ex repôr o prejuízo financeiro de quem teve de viajar pra fazer o concurso.

Anônimo disse...

Um caso a mais para evidenciar a total desorganização que foi este concurso: A nossa magnífica secretária Ana Lúcia Boynard foi à TV no sábado e de um modo sarcástico disse que teria até ambulância para socorrer quem passasse mal. A minha esposa fez prova na UCAM e no momento em que avisaram sobre o cancelamento das provas a fiscal da sala, teve uma crise convulsiva e caiu na sala. A minha esposa desceu correndo para chamar o socorro na ambulância e ela estava lá (parabéns dona Ana Lúcia) só que só o motorista. Não tinha médico e nem um profissional da área de saúde junto com a ambulância. Simplesmente o motorista da ambulância disse que teria que descer com a fiscal que passou mal. Como se transporta uma pessoa com crise convulsiva? No final, a fiscal, depois da crise se recuperou e ainda bem , nada de pior aconteceu.