quarta-feira, junho 27, 2018

Fundo americano EIG - dono do Porto do Açu - fez oferta para compra do polo de Enchova da Petrobras na Bacia de Campos

A informação do interesse da EIG Global Energy foi veiculada aqui pela agência Reuters e diz que outro fundo financeiro americano, o Warburg Pincus quer ficar com o campo de Pampo, também na Bacia de Campos. [1]

O apetite destes fundos (e bancos) americanos é grande. O conhecido fundo Carlyle e o banco Goldman Sachs também manifestaram interesses em financiar aquisições de campos de petróleo no Brasil.

Isto tem uma lógica não apenas comercial e de investimentos, mas geopolítica e estão vinculados aos interesses dos EUA. O assunto mesmo que não divulgado abertamente foi assunto tratado no encontro ontem do vice-presidente americano Mike Pence ao Temer em Brasília. Segundo matéria da revista Exame: “A China será um dos tópicos de discussão e o vice-presidente deverá ressaltar o papel dos EUA como parceiro comercial e fonte de investimentos para o Brasil.” [2]

Os interesses geopolíticos dos EUA se relacionam ao enfrentamento global e comercial entre os EUA e a China. Sabe-se que os setores de alimentos e energia são os de mais forte interesses da China e nos quais os EUA possuem forte atuação, assim como o Brasil. É ainda bom recordar que três companhias petrolíferas chinesas estão avançando em ritmo forte a sua atuação no Brasil.

Estas decisões seguem o movimento que venho comentando sobre o aumento da participação de fundis financeiros internacionais pelos ativos de petróleo da Petrobras que vêm sendo fatiados e vendidos numa velocidade inimaginável.

O polo de produção de petróleo de Enchova na Bacia de Campos inclui os campos Marimba, Enchova, Bonito, Enchova Oeste Bicudo e Pirauna e possuem atualmente, 32 poços produzindo um volume de 25,1 mil barris de óleo equivalente por dia (óleo + gás).

É certo que este interesse do fundo EIG controlador da Prumo e do Porto do Açu se relaciona ao adensamento do projeto do polo de gás natural que está sendo construído no Açu, que previa, inicialmente, a importação de gás liquefeito (LNG) e uma unidade de regaseificação.

Mapa sobre campos à venda pela Petrobras. Fonte: energyway.com.br
O projeto pretende atender com gás natural a geração de energia, através de uma usina Termelétrica (UTE), além de um ramal de gasoduto que ligará o Porto do Açu ao ramal do gasoduto Gascav (que sai de Macaé para Vitória, ES e Bahia), na localidade da Tapera em Campos dos Goytacazes.

O campo de Enchova é de onde sai um dos gasodutos que ligam ao polo de processamento de gás natural em Cabiúnas, Macaé e de onde sai o gasoduto que passa por Campos e depois vai para Vitória e Bahia como mostra o mapa ao lado. (Clique na imagem para ver em tamanho maior). Os fatos mostram como o polo de Enchova é estratégico para a holding Prumo, controlada pelo fundo EIG e dona do Porto do Açu. 

O polo de produção de petróleo de Enchova e Pampo são classificados como campos maduros em águas rasas e foram colocados à venda pela Petrobras, neste pacote de desintegração de desverticalização dos seus investimentos que a direção atual chama de desinvestimentos.

É certo que esta desmobilização da estatal em campos de petróleo na Bacia de Campos terá repercussão sobre o emprego direto e indireto da Petrobras.

As informações obtidas pelos fundos de investimentos americanos, que monitoram em detalhes o setor petróleo em todo o mundo, tem relação com o potencial destes campos e com o fato de novas reservas de petróleo estarem se escasseando. E é sempre muito melhor, mais rápido e econômico adquirir reservas já exploradas do que investir na procura de novas reservas.

Para isso, usa-se poderes geopolíticos de controle sobre empresas e nações.

No caso do Bacia de Campos é sempre bom recordar que a reserva do pré-sal está abaixo destes campos de petróleo do pós-sal e portanto, se torna uma fronteira petrolífera com potencial que vai muito para além dos campos maduros que estão sendo adquiridos a preços de fim de feira. Veja o mapa abaixo para melhor compreensão sobre estas intenções. O blog retornará ao assunto.

Mapa do pré-sal.





























Referências
[1] Matéria da Agência Reuters, em 26 de jun. 2018. EXCLUSIVO-EIG e Warburg Pincus participam de ofertas por campos maduros da Petrobras.  Disponível em: https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1JM27S-OBRBS

[2] Matéria Exame em 26 jun. 2018. Vice-presidente dos EUA se reúne com Temer em sua primeira visita ao país - O presidente Michel Temer se reuniu com o Mike Pence e os líderes conversaram sobre a crise imigratória da Venezeula, cooperação espacial, defesa e comércio. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/vice-presidente-dos-eua-se-reune-com-temer-em-sua-primeira-visita-ao-pais/

PS.: Atualizado às 10:20: para breve acréscimo no texto.

Nenhum comentário: