domingo, junho 10, 2018

Nova pesquisa do Datafolha: Lula segue na mesma posição e ganha de todos no 2º turno

Datafolha em pesquisa que acabou de ser divulgada, Lula segue na frente com 30% e ganha de todos os demais candidatos no 2º turno.

A rejeição de Lula caiu para 36%. 

Em segundo lugar está “sem candidato” com 21% o que sugere que muitos que poderiam escolher Lula, não o fazem pelo questionamento de sua candidatura. 

Em 3º lugar segue Bolsonaro com 17%. 

Marina vem em quarto com 10%. 

Em quinto empatados Ciro e Alckmin com 6%. 

Depois Álvaro Dias com 4%. 

Nos cenários pesquisados sem Lula como candidato o percentual varia de 33% a 44% os que não sabem em quem votar, ou optam por nulo e branco, quando se analisa também opções em 2º turno. 

Luga ganha de todos em simulações de 2º turno: Lula 49% x 27% Alckmin; Lula 46% x 31% Marina e Lula 49% x 32% Bolsonaro.

Os resultados são quase iguais à pesquisa Datafolha do mês anterior, no início de maio, a principal diferença é que não tem o nome de Joaquim Barbosa.


A notícia é muito ruim para Alckmin, tucanos, emedebistas e demais aliados do governo Temer, na medida em que a rejeição a Temer continua crescendo (+12%) e se aproximando do máximo de rejeição, maior do que qualquer outro presidente em qualquer período.

Desta vez, a Folha de São Paulo, foi obrigada a concluir em manchete, que sem a definição de Lula e seus apoiadores a eleição segue indefinida".

Aliás, este é um fato novo que os apoiadores do golpe parece que não esperavam.

Esta nova pesquisa ouviu 2.824 eleitores em 174 municípios do Brasil, entre os dias 6 e 7 de junho (quarta e quinta-feira). Outros itens pesquisados nesta amostra, o blog comentará depois. Pesquisa de abril de 2018 do Datafolha foi comentada aqui pelo blog, onde você poderá fazer comparações.


PS.: Atualizado às 01:40 e 01:48: Interessante o diretor-presidente do Datafolha, Mauro Paulino, em artigo na própria Folha de São Paulo, analisando a pesquisa denomina o resultado de "letargia eleitoral" e numa ginástica, a seguir, diz que se trata de um "torpor lúcido", sic, sic. Confira abaixo recorte da matéria da Folha de São Paulo. Os grifos são do blog:


Nenhum comentário: