domingo, fevereiro 05, 2006

Aterros Sanitários

O Ceivap (Consórcio Intermunicipal Vale do Paraíba) o governo estadual e a Firjan decidiram na semana passada autorizar a implantação de um novo modelo de gestão dos resíduos sólidos urbanos com a implantação dos projetos de aterros sanitários nos municípios de Resende e Barra Mansa, ao custo de R$ 10 milhões cada. Os recursos são oriundos da parceria entre as prefeituras e o estado sendo que este dispõe do Fecam (Fundo Estadual de Meio Ambiente). Até o meio do mês de fevereiro poderão também ser aprovados os projetos de Valença e Paracambi. Os projetos mais valorizados são os de caráter regional que inclui mais de um município na busca de soluções conjuntas para a gestão do lixo urbano.
Os aterros sanitários podem ser inscritos como mecanismo de negociação de créditos de carbono dentro da concepção da redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) previsto no chamado Protocolo de Kyoto. A idéia é fazer o aproveitamento do biogás (gás gerado pela decomposição de matéria orgânica) para a geração de energia.
Enquanto outras regiões avançam, por aqui, parece que ficamos patinando. Autoridades municipais estiveram recentemente no Canadá discutindo o assunto, mas, não se sabe se algum projeto está sendo elaborado.

Nenhum comentário: