terça-feira, fevereiro 21, 2006

Álcool a commodity da moda!

Ronaldo Araújo articulista deste blog me manda mais notícia publicada na Gazeta Mercantil sobre a produção de álcool e seu sucesso pelo mundo afora:
"Além do Japão, o Brasil negocia a venda de etanol para países como Estados Unidos, Venezuela, Paraguai, China, Índia e Coréia do Sul. De acordo com o secretário, a intenção do governo brasileiro é transformar o produto brasileiro em commodity".
"Uma série de fatores contribuem para fazer desse o momento certo para o álcool. O mundo demanda um combustível limpo, o preço do petróleo está altíssimo e o álcool é a única alternativa que pode ser produzida em escala no momento", acredita. Ele acrescenta que os 30 anos de experiência do Brasil com o etanol credencia o país como grande player mundial do setor"...
... "O Brasil domina a tecnologia de toda a cadeia do álcool, desde a plantação até o transporte e armazenamento. Nesses 30 anos, nos especializamos não só em produzir o combustível como também equipamentos relacionados. Quem vai usar álcool precisa de um navio para transportar, por exemplo, e o Brasil está aqui para vender", aponta.
Além disso, o etanol brasileiro se destaca mesmo se comparado ao álcool de milho e beterraba. "Nosso custo de produção é menor e a eficiência energética, maior". Ele explica que a intenção do Brasil não é apenas exportar etanol, mas estimular a produção em outros países.
"Queremos transferir a tecnologia brasileira, abrir mercados para o nosso produto e criar um fluxo de capital para atrair investidores estrangeiros".
Na semana passada, representantes de 11 países da América Central vieram ao Brasil para conhecer o programa de etanol".

Nenhum comentário: