sábado, outubro 13, 2007

BR-101 - Mapas das propostas para o Contorno de Campos

Atendendo a solicitação do parceiro, articulista deste blog e também blogueiro, Luiz Felipe Muniz, que propôs em comentário abaixo, a exposição de imagens e mapas da propostas. Este blogueiro, mesmo não encontrando nos seus arquivos, a imagem citada no comentário, solicitou à equipe do blog (hi!) um infográfico com a plotagem das duas propostas.

A eficiente equipe (hi!) na verdade, acabou por disponibilizar duas imagens. Nelas foram traçadas as duas propostas. Em vermelho está a proposta já feita pelo DNER há bastante tempo. A segunda, em verde está a idéia lançada abaixo pelo Sérgio Mansur. Tanto o traço de uma quanto outra proposta pode conter equívocos que o Sérgio Mansur, ou outro leitor mais atento, talvez, possam melhor explicar ou detalhar.

Infelizmente como todos que utilizam o Google Earth sabem, este programa de imagens de satélite tem uma faixa de baixa resolução que pega exatamente uma parte, do que hoje é, o atual contorno de Campos. A primeira imagem foi obtida pelo Google Maps e a segunda pelo Google Earth combinado com o primeiro.

Uma primeira impressão do blog:
A princípio, parece que a primeira proposta (em vermelho) é realmente muito danosa a importantes Ambientes Naturais da região. Por outro lado, a proposta 2 (verde) que começa em Ururaí usando a Rodovia dos Cermistas entrando depois, um pouco acima da Tapera dá a impressão de ficar muito próxima ao atual Contorno, com grande risco de se tornar rapidamente área urbana. Prossigamos, pois o debate, para que a análise de mais argumentos possa clarear a melhor opção.
PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.


2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Roberto.

Veja só como estas imagem ajudam a pensar melhor a cidade.

Como seria importante se o nosso Plano Diretor tivesse produzido os diversos mapas da cidade para uma reflexão mais coletiva sobre as prioridades e urgências, mas...

Talvez o Mansur pudesse confirmar o trajeto por ele proposto com maiores detalhes.

Ainda não consegui construir uma visão de preferência, mas parece indicar que a opção federal iria atingir mais fortemente alguns ecossistemas; por outro lado a opção dois também se aproxima muito do ecossistema urbano.

Acredito que se debruçarmos um pouco mais na questão, iremos encontrar um ponto ótimo para a idéia lançada, vamos em frente.

Sergio Uébe Mansur disse...

Roberto, essa imagem está maravilhosa e para melhor entendimento do nosso Luiz Felipe, esclareço que a utilização da Estrada dos Ceramistas seria só por um pequeno trecho após a travessia do rio Ururaí, pois logo após ocuparíamos uma estrada vicinal existente (Estr. do Araçá) e retornaríamos à BR 101, (+/-) enfrente a Usina Cupim, a partir de onde haveria a duplicação da pista atual, que antes do Shopping Estrada, se desviaria à esquerda, para o traçado da Aternativa 1.
Após a travessia do rio Paraíba do Sul, o retorno a atual BR 101 ocorreria logo após o Aeroporto, onde existe um "vazio" urbano.
Apesar da proximidade do PU, teríamos um Contorno com pista dupla ao invés da pista simples (prevista no Edital) e melhores condições de acesso à cidade, pois com a Alternativa 1, teríamos os trechos substituidos da BR 101, com cerca de 20 km a Sul e 10 km a Norte, sob a responsabilidade de quem ? Certamente um "presente de grego" para o Município. Após uns 20 anos, se necessário, seria construída a Alternativa 1.
Vamos continuar com o assunto.