quinta-feira, outubro 18, 2007

Overbooking – castigo ou prêmio?

A jornalista Cora Rónai que assina uma coluna todas as quintas no jornal O Globo, hoje comentou sobre o overbooking que a companhia aérea Air France está cometendo quase todos os dias, no destino Paris - Rio de Janeiro. No sábado passado cinco campistas e no domingo, mais outra conterrânea tiveram o mesmo(des)prazer de, também, ficarem retidos, na capital da luz, por conta do excesso de passageiros no mesmo vôo.

A jornalista e os conterrâneos reclamaram do mau tratamento e do pouco caso, como já é hábito dos franceses, que embora sejam os maiores receptores de turistas do mundo, não toleram estes, tratando-os mal em toda e qualquer oportunidade, com raríssimas exceções.

A diferença é que enquanto os campistas foram hospedados, num legítimo cinco estrelas Hilton Hotel, além de receber, cada um dos dezessete passageiros nesta situação, a quantia de 600 euros, pelo aborrecimento causado pela empresa de aviação, a jornalista disse ter recebido apenas 150 euros.

Pelo jeito o overbooking está se repetindo dia após dia, já que o caso dos cinco campistas ocorreu na noite de sábado, outro no domingo e o da jornalista na segunda-feira. Agora, cá para nós, mesmo com os transtornos, este não pode ser considerado um grande problema, porque além de aproveitar a baixa cotação das moedas estrangeiras frente ao nosso real, ainda receber uma compensação equivalente a quase o valor da passagem... O pior é se o excesso de passageiros (overbooking) fosse na rota inversa. Overbooking em Paris, para quê melhor?

Nenhum comentário: