terça-feira, junho 30, 2009

Porto de águas profundas em Praia Mole, Vitória

Este blog dentro da sua proposta de atuação também nos assuntos da área econômica, considerando que o tema terá uma importância crescente em nossa região, vai tentar trazer mais informações sobre os portos no Brasil e no mundo. Assim, já iniciando este trabalho, o blog traz a informação que o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, o prefeito de Vitória, João Coser, e o governador Paulo Hartung assinaram na última quinta-feira, dia 25, no Palácio Anchieta em Vitória, ES, um protocolo de intenções para a implantação de um porto de águas profundas em Praia Mole, próximo ao porto de Tubarão, na capital. O documento definiu parcerias entre os governos federal, estadual e municipal para a ampliação do porto público de Vitória (Praia Mole) e a criação de um novo pólo logístico intermodal de serviços em uma área ao lado do porto. O investimento previsto no projeto é de, pelo menos, R$ 300 milhões. Com o novo porto, a movimentação de contêineres no Estado passará de 300 mil/ano para 1,2 milhão/ano. Estima-se que 2 mil empregos diretos sejam criados. Os impostos arrecadados, que somam hoje R$ 6,6 bilhões, podem ser mais do que duplicados. Pelo acordo, o Estado vai pagar os custos dos estudos necessários para a criação do pólo. A previsão é de que o porto de águas profundas inicie a operação em cinco anos. Associação Brasileira dos Municípios Portuários As cidades brasileiras que têm portos articulam alguns de seus interesses nesta associação, em que o prefeito de Vitória, João Coser é um dos diretores. Coser explicou que o superporto será fundamental para aumentar a competitividade do Estado. "Ele garantirá a centralidade de Vitória no cenário portuário", destacou. Sobre a dragagem, o ministro Pedro Brito vai lançar o edital para a obra de aprofundamento (retirada de terra) e derrocagem (retirada de rochas) do Porto de Vitória. Hoje, o terminal opera com profundidade de 11 metros. Ele passará para 14 metros após a intervenção. O investimento será de R$ 90 milhões do Estado e R$ 80 milhões do governo Federal. A obra vai garantir competitividade ao Porto de Vitória nos próximos 20 anos. O Brasil e a América Latina não possuem ainda um porto de águas profundas para contêiner. Só esse tipo de terminal portuário, com profundidade de 16 a 23 metros, atende aos novos navios, chamados porta-contêineres pós-panamax, que transportam o dobro da carga. Em 2011, a previsão é de que a frota mundial desse tipo de embarcação seja de cerca de 670 navios. "Os países que não tiverem portos voltados para atender a esse tipo de navio ficarão de fora das principais rotas de transporte marítimo. Por isso, é importante que Vitória tenha o primeiro porto de águas profundas do país para consolidar a atividade portuária na economia capixaba", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera. Desde 2007, a Sedec e a Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo já discutiam o projeto de implantação de um porto de águas profundas na cidade. Neste ano, o governo do Estado começou a participar dos trabalhos.

Um comentário:

José disse...

Caro Prof. Roberto,

Está ocorrendo alguma coisa na política campista, não vejo mais o Jornal Folha da Manhã bater no governo municipal constituído em janeiro de 2009 e muito menos o leão sem dentes sr. Marcos Bacelar, rosnar para os garotinhos. Será que já rola nos bastidores da política de Campos algum acordinho daqueles...
Pega o ponto final de hoje (30/06/09) onde a maioria dos comentários daquele espaço discorre sobre a política nacional. Será que a nossa cidade parou de ter problemas? Se tal indagação for verdadeira, sou obrigado a dizer: viva o governo Rosinha!!! rs rs rs.