sábado, junho 20, 2009

O mapa da nossa Campos

A quem interessar possa, para trabalhos, monografias ou apenas para conhecimento o mapa oficial da nossa Campos dos Goytacazes. Para ver em tamanho maior clique sobre a imagem:

14 comentários:

Jornalista_com_diploma disse...

Nossa extensao territorial é impressionante.

Mas o mapa é de uma forma geometrica horrorosa... Simetria 0! hehehehe

Mas é o que temos rs.

Roberto Moraes disse...

Caro Jornalista,

Já comentei aqui que nos EUA é muito comum os estados usarem o desenho do mapa em quase tudo que e sinalização, apresentações, etc.

Eles gostam de escolher um símbolo semelhante ao contorno do mapa como forma de marketing.

Se fizéssemos algo semelhante com o mapa de Camposparece ser uma animal ou humano, só que olhando para trás. Para os místicos um prato cheio.

Abs.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Cada um tem olhar. Vejo Campos como um Guerreiro. Guerreiro manso cheio de humildade, verdade e integridade. Caminhando para cima... um dos pés é Farol o outro é Serrinha, mas Paraty colada ali, é um pezinho ajudante. Ajudando Campos a caminhar...
Lindo este mapa... Lindo.
Amo esta Cidade. Campos tem um céu grandão...
A Palavra de Deus diz que o Amor de Deus cobre multidão de pecados. Campos avança.
Ah, Roberto... eu que estou evitando comentar, vejo Campos aqui... Hum... não consigo não comentar...
Deus abençoe esta Cidade e todos os que fazem esta Cidade.
Sei que muitos tentam amaldiçoá-la mas o "amor e o "bem" sempre vencem o "mal". Sempre.

Jornalista_mapeado disse...

Professor, é realmente questao cultural. Um país como os EUA, em que o patriotismo e o orgulho pela terra é flamejante, acredito que qualquer que seja o formato, o mapa de seu país/estado/cidade é algo respeitado em qualquer forma que seja.

Nao seria contrario a tal utilizaçao, apenas acho o mapa feinho, porque comparado aos do proprio Estado do Rio e dos "imponentes gordinhos" mapas de Minas e SP, o nosso fica bem pra trás no quesito beleza.

Entretanto, passarei a olha-lo com uma "visao mais mística" buscando essa comparaçao ao qual referiu-se. Será que possível seria o mapa ser um indio goitacá sentado, olhando para trás? Ou um animal pré-historico?

Abs!

marcos maciel disse...

Parece mais um filhote de Urural! olhando para atras!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Engraçado... acho bem mais claro o guerreiro... que o urural, porque jacaré não tem pernas... e também porque o guerreiro é bem claro e não é preciso nem fazer grandes conjecturas para ver Campos um guerreiro olhando para frente e quase abraçando o amanhã... Sei lá... vejo tão claro... esse guerreiro avançando e olhando para frente numa determinação de que tudo de bom virá. Muita luz... pés... Om pé é farol.

Não é obra de emoções, não é utopia ou fantasia... foi através de oração por Campos ... que o Espírito Santo me mostrou...
E ao ver... pude perceber... que parecia mesmo.

Só isso. Nada mais que isso. E para que tudo venha à tona. Eu também vim à tona, pois percebi em mim muita soberba por aqui. Fui soberba querendo ter razões, querendo confrontar um e outro. E isso nada tem a ver com esta Cidade que avança cheia de Luz. A luz avançou e me pegou também Roberto. Muita soberba em mim. Muita.
Coisas de Deus.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Ah! Roberto, tive que voltar aqui. Já ri tanto de mim mesma!
Quer dizer que Jacaré não tem pernas?

Ora veja só... Claro que tem. Como eu nunca tomei uma carreira de jacaré e como sou pezinho de Campos, acabei descartando os pés do jacaré.
Tudo bem, jacaré tem pernas, mas como jacaré é "meio mau" ( quem fica perto dele tranquilo?), creio que todos concordarão que um pezinho humilde é mais querido, não?
Hum... será que tá pintando uma soberbinha?

Desdulpa este retorno, ROberto, mas precisaria vir aqui para deixar mais claro, não?
Um abraço

Rosângela, Ovelhinha de Jesus.
Obrigada por postar

Palagar disse...

Olá, professor!
Encontrei no seu blog um post com o mapa de Campos. Gostaria de saber como posso ter acesso a esse mapa, pois estou precisando de usá-lo em uma aula. Obrigada.
Tatiane

Roberto Moraes disse...

Cara Tatiane,

Impresso existe nas livrarias da cidade. Pela via digital mande um e-mail para o endereço do blog que posso tentar enviá-lo.

Sds.

Palagar disse...

Olá, professor!

Muito obrigada pela informação e ajuda.


Abraços,

Tatiane.

Palagar disse...

spoOlá, professor Roberto! Desculpe incomodá-lo novamente, contudo não consegui encontrar o mapa de Campos nas livrarias da cidade. Gostaria de saber se o senhor poderia me enviar o mapa por e-mail, pois até o presente momento foi o melhor que “encontrei” para trabalhar em sala de aula. Meu e-mail é palagarribeiro@yahoo.com.br Desde já agradeço.
Tatiane Palagar.

Letícia usp disse...

Roberto Moraes, estou elaborando um seminário sobre Campos com base na obra "O homem e o Brejo" de Alberto Lamego. A questão das águas, sobretudo das enchentes, é o centro da discussão. É um estudo regional porém não conheço Campos... Há alguma informação que queira/possa ressaltar?

Roberto Moraes disse...

Cara Letícia,

Poderia me dar mais detalhes sobre este seminário?

Por favor me passe seu e-mail.

O meu é robertomoraespessanha@gmail.com

Veja um outro mapa da região em 1900.
http://robertomoraes.blogspot.com.br/2012/11/mapa-das-lagoas-costeiras-na-regiao-em.html

Tenho ampliado a pesquisa sobre a região com objetivos acadêmicos, levando em conta o uso mais recente que está sendo dado a esta região estudada por Lamego de ocupação logística industrial, através do empresário Eike Batista.

Uma das coisas que chamo a atenção é para o tipo característico do morador da região que Lamego registrou e que hoje faz parte do tipos característicos brasileiros registrados pelo IBGE, que é do Muxuango.

Sds.

Letícia usp disse...

Professor enviei um e-mail. Caso não tenha recebido me avise e prosseguimos a discussão por aqui. Agradeço desde já.