terça-feira, fevereiro 09, 2010

Situação difícil

Segundo fontes confiáveis, três, talvez quatro, instituições de ensino superior de Campos encontram-se em situação muito difícil em termos financeiros. A informação é de que nem o pagamento das bolsas pela PMCG conseguiu sanar as dívidas, que em alguns casos, superam a mais de seis meses de atraso no salário dos professores. O caso poderá ser agravado se a PMCG cumprir o que vem sendo dito, de que as bolsas que sobrarem do recadastramento, não serão ofertadas para novos alunos. A conferir!

8 comentários:

BichOdOidO! disse...

Se permitido for, as que sabe-se que estão em pior situaçao são a FOC, FAFIC, Universo e, em alguns cursos, a Estácio.

A primeira já é velha conhecida do caos. A segunga pegou 'carona' principalmente depois da "UniFlu" ter sido criada.

A Universo em alguns semestres mal conseguiu completar uma turma de em vários cursos; a Estácio, embora o secretario de Saude seja ex-funcionario da casa, nao tem tido facilidades na administraçao municipal.

E ainda cito a Faculdade de Medicina que há mt se sabe "respira com a ajuda de aparelhos".

Anônimo disse...

Não sei como resolver o problema! Mas é lamentável!!!!

A FAFIC tem longa história na FORMAÇÃO de profissionais de educação na cidade! É certo afimar que grandes nomes da educação [profissionalismo, idealismo e paixão por educar]saíram desta instituição!!!!!
ISSO NÃO PODE ACONTECER!!!!!
Lamentável!

Anônimo disse...

É nisso que dá o público financiar o privado. Na verdade o cidadão deveria ganhar o suficiente para custear os estudos e/ou as instituições cobrarem mensalidades baseadas nesses proventos e não de um pseudo subsídio público. Meu nome é Adilson (o Pessanha.

BichoDoidão disse...

As universidades "caça-niqueis" como as duas últimas citadas por BichodOidO no primeiro parágrafo,sobreviveram através de muitas bolsas de estudos em gestões municipais passadas onde incluo também as Faculdades Reunidas das Freiras de Campos(FRFC).
A FOC e a FAFIC já agonizam muitos anos antes ,vide seus conceitos frente ao MEC.
A FMC ,uma Fundação também como a FOC e a FAFIC,além de cobrar de seus alunos uma mensalidade de R$2900,00 ,sempre gozou de benesses da prefeitura e outras instituições,tem seu diretor ganhando em torno de R$ 20.000,00 e ainda terceiriza a administração.
Ora,essas instituições não são "sem fins lucrativos"?
Os alunos dessas universidades e faculdades particulares tem o direito e o dever de se mobilizarem.

Anônimo disse...

Nesta lista certamente está a FDC. Parece que é uma das que se encontram em pior situação.

Anônimo disse...

Roberto, creio que todas instituições particulars de ensino superior de Campos encontram-se em má situação financeira.

A medicina anda mal das pernas vai sobrevivendo mais pelas verbas destinadas a fundação benedito pereira nunes em função do alvaro alvim.

A crise não se esgota no atraso do pagamento das bolsas, mas há ó cada vez maior índice de inadimplência nestas instituições, Roberto pasme, mas há uma dessas que se somados a inadimplência da das bolsas, mais a dos alunos, mais inadimplências de FIES, o índice total da inadimplência passa dos 60%...


Além da inadinplência temos ainda outro fator, este sem dúvida o maior dos problemas, a concorência, no Rio universidades grandes como Unicarioca, Gama Flho e Candido Mendes estão em crise, porque o ingresso de alunos reduziu muito não dando sustentabilidade a instituição.

Em Campos não é diferente, com a expansão e chegada de novas faculdades o ingresso de alunos diminui em quase todas, o que muitas vezes implica em atraso de pagamento de professores, dívidas com a previdência, etc...

O maior prejudicado disso tudo é o aluno, pois as faculdades sem compromisso com o ensino, reduzem seus custos colocando disciplinas online, demitindo coordenadores, contratando professores mais baratos, etc.

Bichodoidão, a FAFIC e FOC agonizam sim, aliás quem conhece o contexto sabe que a muitos anos elas só sobrevivem graças ao esforço próprio e as ajudas FDC, que não vive mais seu período de solidez financeira, agora estas três não receberam essas benésses da PMCG que você disse, diferente da FMC.

Anônimo disse...

Infelizmente vemos nessas universidades e faculdadades públicas a formação de professores e profissionais sem capacidade de exercer suas profissões. Vejo que se houver os cursos que ainda faltam nas Universidades Publicas da nossa cidade (UENF, IFF, UFF, UFRRJ) irá dificiltar ainda mais a sobrevivência das particulares. Viva as Públicas.

Anônimo disse...

Quero lembrar ao último anônimo, que muitos cursos que são oferecidos nas públicas são de grande concorrência, e se abrirem em Campos cursos como Medicina, Odontologia, Direito, em faculdades públicas, as vagas ocupadas em maioria não deverão ser dos campistas, mas de pessoas de outras cidades, que fizeram cursos pre-vestibulares caríssimos e estudaram em ótimas escolas e não o campista pobre que saiu de um ensino abandonado, salvo exceções é claro.