quinta-feira, junho 24, 2010

Campanha no twitter "Dia sem Globo" na sexta 25/06

Como este blog previu, o leitor Luiz Carlos Cruz Júnior trouxe a informação ao noso blog: "Cala a boca, Globo" - A guerra entre a internet e a velha mídia " "No começo, era uma ousada e genial gozação, um exemplo máximo de nosso bom humor. Os twiteiros do Brasil se mobilizaram para eleger o assunto "Cala a Boca, Galvão" como o mais digitado no Twitter. E para os gringos, que não entendiam nada, explicavam jocosamente que Galvão era uma espécie de papagaio em extinção, e que "Cala Boca" significa "Salve". Mais hilário impossível. A onda que a Globo ignorou achando ser passageiro, foi tão permanente que foi citado no NY Times e fez a Globo ter de lançar sua prata da casa em uma exibição pública de auto-gozação. Bingo! Os brasileiros internautas dobraram a Globo! Mas o inusitado virou um acontecimento angular na segunda onda. A Globo, retaliando o Dunga por não oferecer privilégios de exclusividades para ela, como tanto fazia o Parreira, usou o que achou ser um trunfo, imagens com o técnico sussurrando palavrões contra um repórter da Globo. Soltaram a imagem e ao invés de escalar o "ofendido", escalou alguém que nada tinha a ver com o ocorrido, porém era mais popular e carregava o sobrenome do maior jogador de basquete do País, era o álibe perfeito, acharam. Atacaram violentamente Dunga com intenções claras de levar a torcida a um ódio mortal contra o "monstruoso" treinador. Deram um tiro pela culatra. A Globo, mais uma vez, subestimou a inteligência dos brasileiros, e mais uma vez superestimou o próprio poder. A arrogância foi tal que sequer consideraram que a vitória brilhante da seleção que Dunga comanda poderia ser um momento inoportuno para tentar difamá-lo, ela simplesmente soltou os cães sem dó nem piedade. A resposta dos internautas foi instantânea, no twitter começou a circular a nova campanha, "Cala a Boca, Tadeu Schmitd". Todos os artifícios que usaram na armação, melindrosamente arquitetadas foram totalmente impotentes. Não adiantou usar imagens de sussurros, não adiantou as bravatas, não adiantou colocar o queridinho falando, nada... Lá estava ele, o simpático, unânime e jovial Tadeu se transformando em novo bobo número um da Internet do mundo (pois se trata do ranking mundial). O que farão os barões da Globo? Jogarão mais uma vez no pelourinho o seu lacaio para se apaziguar com os internautas e assim manter a sua imagem modernosa? Ou tentarão mais uma vez ignorar e torcer para que a onda logo se acabe? Ou então iniciarão uma guerra frontal contra os internautas e a Internet? Se jogar o Tadeu no pelourinho não será apenas uma reedição jocosa como foi com o Galvão, aonde ele gozava a si mesmo se chamando de papagaio falastrão. Nesse caso, o Tadeu falou em nome por toda a imprensa (isto é, o que a organização Globo acha que representa, toda a imprensa). Se ele for tentar um apaziguamento com a internet, terá que dar a vitória ao Dunga, ou seja, não só sairá derrotada, como seu desafeto sairá vitorioso. E o que é pior para ela, a reincidência, a Globo se dobrando pela voz popular da moderníssima Internet, pelas classes média e alta que pensa representar. Se escolher entrar em conflito com a campanha, apenas redobrará o engajamento daqueles que já participam, além de dar notoriedade maior estimulando novos adeptos do "Cala a Boca, Tadeu...". E, obviamente, transformará este em "Cala Boca, Globo". Soma-se ao fato a notoriedade internacional negativa, a Globo seria vista como oposta a internet, o que abriria uma nova interpretação internacional sobre o papel dos meios de comunicação privados na América Latina, de vítimas de censuras para culpados desta, de defensores da liberdade de expressão para inimigos desta. A alternativa de tentar ignorar até que a onda passe, falhou da última vez. Mas sem dúvida será tentada, pois é a menos arriscada. Dessa vez, a Globo não conseguirá escapar sem ter que sofrer uma grande derrota, seja pessoal, ao dar ao Dunga os loiros do mérito e se retratar por sua opinião; seja moral, ao ser noticiada internacionalmente como inimiga da internet. E agora, plin plin? Já está em marcha a democratização da mídia... Já tínhamos a arma (internet) e os soldados (internautas). Agora temos a guerra!". "E ainda relacionado ao fato surgiu uma nova campanha no Twitter, Internautas lançam campanha ´dia sem Globo´ no Twitter ". "Uma das diversas imagens de divulgação da campanha lançada no Twitter" "São Paulo - Depois de seus funcionários Galvão Bueno e Tadeu Schmidt, foi a vez da rede Globo cair nas mãos dos usuários do Twitter. Pelo microblog, internautas estão planejando um boicote à emissora carioca. São Paulo - Depois de seus funcionários Galvão Bueno e Tadeu Schmidt, foi a vez da rede Globo cair nas mãos dos usuários do Twitter. Pelo microblog, internautas estão planejando um boicote à emissora carioca. Ocupando a oitava posição nos trending topics nacionais na manhã desta quarta-feira (23), o #diasemglobo convoca os internautas a boicotarem a emissora carioca na próxima sexta (25), às 11h, durante a partida entre Brasil e Portugal. A orientação é que assistam ao jogo na Band ou no canal fechado ESPN, que também tem o direito de transmissão. A campanha surgiu após a polêmica entrevista coletiva de Dunga, no domingo (20), na qual o técnico da seleção brasileira teria xingado um jornalista da Rede Globo. No mesmo dia, o jornalista Tadeu Schmidt leu uma nota em tom editorial, na qual reprovava o comportamento do treinador. Segundo o perfil @diasemglobo, que coordena o movimento, o boicote seria mais um apoio ao "Cala boca, Galvão" e ao "Cala boca, Tadeu Schmidt", que dominam o Twitter desde a semana passada. Outro usuário aponta que o movimento "não é falta do que fazer, é uma resposta à parcialidade do jornalismo!". O perfil @diasemglobo já conta com 1.900 seguidores. Em nota sobre o polêmica envolvendo seus jornalistas e o técnico da seleção, Dunga, a Globo disse: "Queremos apenas que nossos profissionais sejam tratados com o mesmo respeito com que desempenham o seu trabalho."

4 comentários:

Anônimo disse...

UOL X GLOBO


Globo acusa UOL de uso indevido de imagens da Copa; portal cumpre dever e direito de informar o público


As Organizações Globo distribuíram nesta quarta-feira comunicado em que acusam o UOL de usar indevidamente imagens da Copa do Mundo de futebol, que está sendo disputada na África do Sul.

Assim como já respondeu aos advogados da emissora na semana passada, quando o UOL recebeu notificação, o portal segue estritamente a legislação brasileira que garante o direito do público à informação.

No caso de eventos esportivos como a Copa do Mundo, a Lei Pelé permite a todos os meios de comunicação a utilização jornalística de vídeos desde que tal exibição se restrinja a 3% do tempo total de cada evento. Essa regra é respeitada pelo UOL.

Na semana passada a Rede Globo, que comprou os direitos de transmissão em território brasileiro, e a Fifa, dona dos direitos comerciais da Copa do Mundo, notificaram o UOL alegando que o “portal utiliza irregularmente os vídeos da Copa”. Tanto a Rede Globo como a Fifa receberam resposta formal do UOL esclarecendo que o portal exerce o direito público de informar conforme as garantias constitucionais e da Lei Pelé.

A Rede Globo, ciente da existência da Lei Pelé, alega que o fato de o UOL manter os vídeos disponíveis após 48 horas da realização dos jogos resultaria em perda do caráter jornalístico do conteúdo. Entretanto, não existe nenhum respaldo jurídico na afirmação de que uma cobertura jornalística perca seu caráter jornalístico em 48 horas.

Sempre que reproduz imagens de qualquer emissora em suas videorreportagens, o UOL dá créditos ao autor das imagens. O mesmo tem acontecido nesta cobertura da Copa.

Não é a primeira vez que a Globo, que funciona sob concessão pública, tenta impedir o UOL de informar seus usuários, ignorando a legislação vigente no Brasil e o óbvio interesse público na cobertura jornalística da Copa do Mundo.

Em 2005, durante o Campeonato Brasileiro, a emissora chegou a obter liminar para impedir o UOL de veicular resumos da competição de futebol. A liminar, porém, foi cassada.

No Congresso, a Rede Globo tem feito este ano lobby ostensivo para reduzir as garantias da Lei Pelé. Seu objetivo é obrigar todos os veículos de comunicação do país a depender exclusivamente do envio de imagens selecionadas por ela, além de reduzir o tempo limite de exibição de imagens de 3% do total do evento para um máximo de 90 segundos.

Esta semana, o portal iG também passou a usar trechos de jogos da Copa do Mundo em sua cobertura.
Procurado pela reportagem do UOL, o grupo preferiu não se manifestar. O comunicado distribuído nesta quarta pela Globo não menciona o iG.

Anônimo disse...

Eleições 2010

Tudo certo na Bandeirantes para o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República.

Data fechada: 5 de agosto, a partir das 22 horas. O mediador ainda não foi definido.

Anônimo disse...

Será que isoo não é pq a Globo "apóia" o candidato José Serra?

wellington disse...

Tenho a impressão que a Rede Record está totalmente imbuída nesta campanha, e as pessoas estão embarcando nesta briga de gigantes sem perceber. Logo a record que ficou de fora da transmissão da Copa do Mundo. Em relação ao ocorrido, o destempero de Dunga, não feriu apenas a Rede Globo e sim a toda imprensa mundial, que merece respeito pelo trabalho que desempenha. Estranho ver o jornalista Paulo Henrique Amorim, ex-Globo que desde que saiu da empresa pra ir pra concorrente, "vomita no prato que comeu" e que fez com que ele se tornasse o jornalista conhecido que é hoje, dias atrás ele entrevistou uma pessoa que nem sei o que faz na vida sobre a Campanha Cala Boca Tadeu. Falta de assunto?