terça-feira, junho 29, 2010

Vox Populi: Dilma está a 1,8% da maioria dos votos válidos

O resultado divulgado hoje, pelo Vox Populi, são números prativcamente iguais àqueles divulgados, na semana passada, em pesquisa do Ibope: 40% para Dilma, 35% para Serra e 8% para Marina. Transformando estes número sem votos válidos, os 40% de Dilma, entre 83% dos votos nos três candidatos, transforma-se em 48,2% das intenções em votos válidos, portanto, a menos de 2% da amioria para uma vitória, ainda no 1º turno. Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador não apresenta opções com nomes de candidatos para o entrevistado, Dilma tem 26% e Serra, 20%. A pesquisa entrevistou 3.000 pessoas em todo o Brasil entre os dias 24 e 26 de junho. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Na última pesquisa Vox Populi, divulgada dia 15 de maio, Dilma tinha 38% das intenções de voto, contra 35% de Serra. A margem de erro era de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

3 comentários:

Anônimo disse...

se levar em conta a margem de erro o mesmo pode ser dito de serra!

em termos eleitorais podemos dizer que uma pequena brisa ja mudaria este quadro eleitoral tao embolado em favor da vitoria de Jose serra no primeiro turno!

Helton cardoso

Roberto Moraes disse...

Caro Helton,

Há um engano nas suas contas. Mesmo que se jogue todos os percentuais das margens de erro (2,2% + 2,2%) para Serra que tem 35, ou 42,2% dos votos válidos, ainda assim chegaríamos a 46,6 e a conta para 50% seria de 3,4%,quase o dobro dos 1,8% de diferença da candidata Dilma, embora próximo em números absolutos.


A análise das tendências, passado o período da Copa e o início formal da campanha serão mais importantes que estas de agora, que mostram a subida permanente de Dilma e a queda pequena, mas também permanente de Serra.

Depois disso, só a análise após o início da campanha na TV pode trazer mais novidades.

Sds.

Anônimo disse...

Dilma vai ganhar a eleição no primeiro turno!
Aguardem!