terça-feira, junho 29, 2010

LLX e OSX confirmam interesse na instalação de estaleiro no Complexo do Açu

Da LLX e do blog do Porto do Açu. Leia aqui também mais informações sobre a unidade de beneficiamento de petróleo que está sendo projetado para o Complexo do Açu. "A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, comunicou hoje ao mercado que vem mantendo tratativas com a OSX Brasil S.A. para a instalação de estaleiro no Complexo Industrial do Superporto do Açu, em construção em São João da Barra (RJ). A OSX é uma empresa do Grupo EBX do setor de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás. O Estaleiro do Açu será dedicado à construção de equipamentos navais, abrangendo uma área total de aproximadamente 320 hectares no Complexo Industrial do Superporto do Açu. A capacidade de produção anual prevista é de aproximadamente 180.000 toneladas de chapas de aço e 220.000 toneladas de montagem. O cais projetado para o Estaleiro do Açu, com mais de 3.500 metros de extensão, será acessado por um canal interno de navegação, que permitirá também a movimentação eficiente de cargas para empresas de apoio offshore e de produtos siderúrgicos. Os estudos de pré-viabilidade para a implantação do Estaleiro do Açu foram desenvolvidos em conjunto pela LLX e OSX e o seu layout conceitual já foi aprovado pela sócia e parceira tecnológica da OSX, Hyundai Heavy Industries Co. Ltd. ("Hyundai"), líder mundial em construção naval. A OSX iniciou o processo de licenciamento ambiental para a implantação do Estaleiro do Açu perante o órgão licenciador ambiental competente no Estado do Rio de Janeiro. O Complexo Industrial do Superporto do Açu oferecerá ao estaleiro da OSX uma plataforma de desenvolvimento integrada às empresas da sua cadeia de suprimentos como siderúrgicas, pólo metal-mecânico e outros fornecedores e prestadores de serviço da indústria naval que serão atraídos para o Complexo. Esta nova iniciativa demonstra mais uma vez a capacidade das empresas do Grupo EBX de potencializar as oportunidades e sinergias existentes no Complexo Industrial do Superporto do Açu, que está em fase adiantada de construção e deverá movimentar as suas cargas iniciais no primeiro semestre de 2012."

2 comentários:

Guilherme disse...

Segue trecho da reportagem que informa como uma possibilidade a instalação na área do Porto do Açu de uma unidade automobilística.

"Em 14 de janeiro de 2009, Eduardo Sodré, do jornal "O Globo", noticiou que o empresário Eike Batista, o oitavo homem mais rico do mundo, pretendia fabricar no Brasil os carros urbanos que vinham sendo projetados por Gordon Murray. Huw Owen, diretor executivo da Gordon Murray Design, disse à Car and Driver que virá ao Brasil no início de julho para uma reunião com o empresário brasileiro. Um sinal de que as negociações poderiam estar mais avançadas do que esperávamos, mas a EBX, holding do grupo de Eike Batista, nega haver algo de concreto para anunciar.

Segundo a assessoria da EBX, a reunião, ainda por confirmar, seria apenas para prospecção de negócios para o Porto do Açu. Localizado em São João da Barra, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, o novo porto vem buscando uma variedade de empresas que possa fazer uso de suas instalações, além do transporte de minérios, uma das principais atividades do grupo de Eike Batista. Se for construída ali, a fábrica do T.25 terá acesso fácil não só a outros mercados do Brasil, mas também da América Latina. Vale lembrar que Batista já tentou a sorte no meio automotivo. Ele teve a JPX, que fabricou jipes de 1992 a 2002, e marcou conversa com João Augusto do Amaral Gurgel, fundador da Gurgel Motores S.A., morto em 2009, mas o encontro nem sequer chegou a acontecer".

Reportagem completa

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/30/conheca-o-t25-futuro-brasileiro-177256-1.asp

Anônimo disse...

Enquanto isso, Farol/Barra do Furado ñ sai do papel e dos sonhos dos campistas e quissamãenses, é uma pena!