segunda-feira, julho 19, 2010

Pode Romário fazer publicidade sendo candidato a deputado?

Acabei de ver o ex-jogador Romário, candidato a deputado pelo PSB, aparecendo em um comercial da cerveja Kaiser. Tenho que rever a lei, mas tenho quase certeza, que neste período, não é mais possível esta publicidade. Se a Lei veda, o Baixinho poderá ser punido com a perda do registro, ou eventualmente, se eleito, com a perda do mandato.

2 comentários:

Sérgio Provisano disse...

A responsabilidade pela veiculação do comercial, caro Professor, é do anunciante e do veículo, e não de Romário, ele apenas emprestou (sabe-se lá por qual quantia) sua imagem, que aliás, não entendi o porquê da Kaiser usá-la, já que, é público e notório que Romário não ingere bebidas alcóolicas. Não vislumbro a hipótese do candidato vir a ser punido por um fato pelo qual ele não tem controle que é a veiculação de uma peça publicitária de cerveja, veiculação pela qual ele não tem qualquer ingerência. Cabe à agência que tema aconta da Kaiser, tomar as devidad providências e retirar o comercial do ar.
Forte e fraternal abraço.

Marcelo Bessa disse...

Oi, Roberto.
Lei Eleitoral, art. 45. A partir de 1º de julho do ano da eleição, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário:
..........
V - veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos.