sexta-feira, julho 30, 2010

Estrada-parque entre Grussaí e o Complexo Portuário do Açu e uma ZEN de 6 milhões de m²

Além da negociação direta entre a Codin e o governo do estado com os produtores rurais da região do Açu, a Prefeitura de São João da Barra defendeu na reunião desta tarde com o governo do estado, a estrada-parque entre o balneário de Grussaí e o Complexo Industrial e Logístico do Açu e uma Zona Especial de Negócios (ZEN) a ser gerida pelo município, a partir de acordo com a Codin que administrará o Condomínio Industrial da região.
A previsão é que a ZEN tenha uma área equivalente a seis milhões de metros quadrados, que é equivalente a 6% do total do Distrito Industrial, de cerca de 100 milhões de metros quadrados. Com estes encaminhamentos os empreendimentos do Açu vão ganhando contornos cada vez mais definitivos e grandiosos.
O município passou ao estado (na verdade já era dele esta atribuição) as principais responsabilidades de fiscalização ambiental, necessários ao controle dos impactos e à garantia da demarcação e acompanhamento das Áreas de Proteção Ambiental – APAs, das lagoas do Taí, Salgado, Grussaí e Iquipari, e ainda da criação de uma Unidade de Conservação – a UC-SJB, na área da fazenda Caroara.
Ao Inea caberá a responsabilidade com a demarcação e oficialização das faixas marginais das lagoas itens indispensáveis à preservação ambiental da região que terá grandes empreendimentos industriais e adensamento populacional.
Apesar desta responsabilidade ser do governo estadual, os gestores locais, assim como toda a sociedade de nossa região, têm o dever de exercer a regulação e o controle sob todo este processo de forma a reduzir os impactos que certamente virão acompanhando este mega-projeto.

Nenhum comentário: