segunda-feira, julho 26, 2010

Acidente da Samarco espalha minério no rio Itabapoana gera morte de peixes e suspensão de abastecimento de água

Da Gazeta Online-ES: "Um vazamento no mineroduto da empresa Samarco aconteceu na madrugada deste domingo (25), em Minas Gerais. Uma mancha vermelha se espalhou pelas águas do rio Sebastião. Os municípios de Espera Feliz e Caiana estão com o abastecimento de água suspensos e muitos peixes já morreram pela falta de oxigênio na água. Como o rio Sebastião é um dos afluentes da bacia do Itabapoana, a expectativa é que as cidades de Guaçuí, Dores do Rio Preto, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte, no Espírito Santo, e ainda Natividade, Varresai, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Campos e São Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro, também sintam os efeitos do vazamento. Equipes da Defesa Civil de Espera Feliz e da empresa trabalham no local para conter o vazamento. A captação de água feita no trecho onde houve o acidente ambiental foi suspensa em Espera Feliz. A cidade tem 22 mil habitantes e está usando água dos reservatórios. Os dutos da empresa Samarco saem de Mariana, em Minas Gerais e desembocam em Ubú, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo. São 400 quilômetros de tubulação que ficam de dois a cinco metros abaixo dos rios. O duto mais antigo data de 35 anos e o mais novo existe há 2 anos. A empresa já disponibilizou cinco caminhões pipas para abastecer os moradores das cidades e está no local com técnicos e engenheiros. A Samarco Mineração informou através de nota, que identificou na madrugada de domingo um vazamento no Mineroduto 2, no quilômetro 216,5, no trecho que corta o Rio São João, na comunidade de São Sebastião da Barra, em Espera Feliz (MG). Ao constatar o vazamento, o bombeamento do Mineroduto 2 foi imediatamente interrompido e, as equipes de reparo, mobilizadas. Desde de domingo foi iniciado o trabalho de escavação para início dos reparos. O material transportado dentro da tubulação não é tóxico, composto basicamente por água e minério de ferro. A equipe técnica da Samarco já se encontra no local e as medidas para sanar os impactos causados pelo vazamento estão sendo tomadas." PS.: Fotos da Secretaria de Meio Ambiente de Espera Feliz-MG.

3 comentários:

AngelMira disse...

Assim como o acidente no Golfo do México, esse caso é mais um exemplo do porquê da existência dos royalties. Serve como reforço para quem argumenta a favor do Rio de Janeiro, principalmente, da região N fluminense.

Andrea Merchak disse...

Angeline, primeiramente não acredito que um ser pensante consiga comparar esse acidente da Samarco ao do Golfo do México. Em segundo lugar as empresas responsáveis pelo acidente arcam com os custos para reverter situações desse tipo. Os royalties são utilizados para outras finalidades.

Robson Machado disse...

Acho estranho as pessoas criticarem destrutivamente as Incorporadoras e/ou grandes Empresas que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento do país. Independentemente se seja visando apenas a própria lucratividade ou não. Quanto maior a obra, maior o risco, mas também maior a probabilidade de crescimento! Todos nós estamos sujeitos à falhas! Todos nós! E realmente achar que Royalties seja pra ser usado na reparação ou prevenção de acidentes, é um pouquinho de falta de informação. Antes de darmos uma opinião sobre algum assunto, seria bom nós nos informarmos a respeito dele. Abraço. #peaceandlove#