quinta-feira, julho 15, 2010

Leitor reclama da Águas do Paraíba e do Procon

O leitor Francisco de Assis dos Santos Cruz escreveu ao blog fazendo uma pormenorizada descrição, de um questionamento de cobrança que considera indevida, por parte da concessionária do serviço público de saneamento (tratamento, distribuição de água, coleta e tratamento de esgosto) no município de Campos dos Goytacazes. Além disso, de forma também clara, ele reclama do tratamento desigual dado pelo órgão do consumidor do município de Campos, o Procon diante sua reclamação em audiência. Além disso, o Francisco, que o blog não conhece pessoalmente, fala do bloqueio que a mídia do município faz em relação às reclamações contra a empresano município, levando-o por isso, a procurar o blog para que sua voz e sua reclamação pudesse ser ecoada de alguma forma. Por tudo isso, ela merece sua leitura e análise. Assim disponibilizamos o texto na íntegra: "Boa noite professor Professor tenho visto tantas pessoas recorrerem ao seu Blog como uma voz que não conseguimos ter na imprensa local, por isso tomei a liberdade de ser mais um a recorrer ao brog. Professor entrei com uma reclamação no Procon contra Aguas do Paraiba pelo consumo que acreditava estar acima da media.Minha residencia e a do meu cunhado, eram servidas pelo mesmo hidrometro; mas no final do ano passado ele instalou seu proprio hidrometro, tornando os dois imoveis com ligações distintas. Professor para meu espanto meu consumo de agua quando era junto com meu cunhado oscilava numa media de 18m³ a 20m³ mas a partir do inicio dste ano começou a oscilar entre uma faixa de consumo de 25³ a 27m³. Primeira atitude verifiquei todo o sistema e não havia vazamento e então procurei o Procon e fiz todo aquele procedimento cansativo mas que se faz nescessario.No retorno em outro dia a aquele orgão pedi a aferição do hidrometro sem custo pois em Aguas do Paraiba ao fazer a aferição, se o hidrometro estiver correto nos consumidores somos obrigados a pagar pela aferição. Tudo bem a empresa aceitou e mandou um tecnico em minha casa e fez a tal aferição sem custo. Professor a mesma foi tão mal executada ou seja o hidrometro não ficou em uma bancada onde deveria ficar em prumo horizontal exato, contestei tal aferição pois o tecnico disse que o referido aparelho estava em perfeitas condições,argumentei como uma empresa poderia fazer a aferição de um aparelho cujo desempenho era motivo de contestação dentro de um orgão de defesa do consumidor, isto poderia ate ser legal mas não era moral e citei o exemplo do ano passado no mes de Julho onde tinha feito a mesma reclamação sobre aumento de consumo so que naquela epoca fiz diretamente a empresa Aguas do Paraiba e o hidrometro naquela epoca foi retirado de minha residencia e enviado para cidade de Niteroi para aferição nos laboratorios da UFF Niteroi e o resultado foi a reprovação do mesmos em 3 testes, na epoca deixaram o novo hidrometro e descontaram todo valor que foi cobrado acima da media dos ultimos meses de consumo.Voltando ao ´problema atual Professor, no dia 17 aconteceu a aferição do tecnico de Aguas do Paraiba e para meu espanto no dia 18 um outro tecnico desta mesma empresa chegou com uma ordem para levar o tal hidrometro que no dia anterior o tecnico dizia estar em perfeitas condições, ai bateu a esperança que poderia estar certo no meu questionamento e ao mesmo tempo uma duvida cruel, sera que Aguas do Paraiba não confia em seus proprios testes de aferição? Pois o funcionario que veio retirar o hidrometro aferido disse que o mesmo seguiria para teste em outro laboratorio. No dia 9 de Julho aconteceu a audiencia onde estava acompanhado com uma advogada do Procom e a advogada de Aguas do Paraiba, eu não sei se mais alguem sente istos nas audiencias dentro do Procon mas tive a impressão que os advogados destas empresas campeãs de reclamação dentro do Procon Campos neste primeiro semestre (fonte: o proprio Procon)senten-se senhores da situação e o que pior são arrogantes, senhores da verdade tentam nos desqualificar a todo instante como se fossemos mentirosos e criminosos, usam normas e linguagem tecnicas comum aos profissionais de direito, e nos consumidores que esperamos pelo socorro do advogado do Procon e mediador da audiencia que não deveria tomar nosso partido, mas nos orientar quando fosse nescessario diante de qualquer duvida juridica que surgisse, pois somos pobres mortais diante de um profissional de direito experiente e que esta acustumado na defesa de uma das duas campeas de reclamação junto aquele orgão. So restou a mim ser engolidos por falta de ajuda e conhecimento juridico. Professor mesmos quando temos questionamentos pertinentes e que deveria ser levado em consideração não somos ouvidos mas sim atropelados por causa de nossos desconhecimento ou por eles acharem que somos burros desprovidos de qualquer conhecimento. Infelizmente não é ajuda que recebemos , se esquecem de nossa posição de reclamante em uma audiencia dentro de um orgão de defesa do consumidor, o chato desta historia é que os advogados das empresas e quem manda, é quem dita o que sera escrito no parecer final da audiencia, ditam e orientam, são senhores da situação do inicio ao fim, sua arrogancia é tão grande que o mediador mas parece um mero escrivão, esquecem mais uma vez do consumidor que fala e fala e não é ouvido.Diz o parecer que o hidrometro aferido em um laboratorio de Nova Friburgo tem funcionamento em perfeitas condições, enfim, diz a advogada da empresa so lhe resta parcelar seus debitos em 10vezes mas é claro com lguns jurinhos e nada de descontos o hidrometro esta correto e suas contas tambem.Questionei novamente por que a aferição nao foi feita nos laboratorios da UFF Rio ou Niteroi, ou UENF Campos, ou IFF Campos, pois são laboratorios de ponta e os resultados seriam imparciais e muito mais confiavel; perda de tempo, disse a advogada que o resultado estava certo e ponto final se eu quisesse parcelasse. Hoje dia 13 Julho chegou a nova conta que esta sendo medida pelo hidrometro substituto. novo espanto, o valor era de R$92.00 ou seja em torno de 18m³ se considerarmos que no mes de Maio os valores oscilaram perto de R$170.00 as coisa melhoraram muito, ou seja ate o retorno do antigo e rapidinho hidrometro que a advogada na audiencia me comunicou que por estar aferido e aprovado voltara para minha residencia. Moral da historia, .nao me senti protegido dentro do orgão de proteção ao consumidor, mesmo que estivesse errado deveria ter uma melhor assitencia e orentação diante de um profissional da area e que estava em defesa de sua empresa em oposição aos meus interesses, deveria me sentir protegido e não senti, mas senti que os defensores das empresas campeas de reclamação se sentem bem protegidos dentro daquele ambiente pois os narizes empinados e a arrogancias dos mesmos demonstram isto."

13 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Francisco de Assis,

Entendo claramente sua reclamação quanto ao PROCON. Os MEDIADORES se limitam a digitar, dar uma informação ou outra em geral ao órgão, quer seja ÁGUAS DO PARAÍBA, AMPLA, e deixa os prepostos destas empresas fazerem/ falarem o que querem num profundo desrespeito ao CONSUMIDOR.

Oriento que o Senhor procure um advogado, pra não gastar mais do que já vem gastando, existem os Núcleos de Prática Jurídica, da Cândido Mendes, que fica na mesma rua do Hospital Henrique Roxo, uma casa, o Senhor vai ver umas mesinhas e cadeiras na frente. Tem o Núcleo de Prática Jurícia da Universo que fica na rua atrás da Câmara dos Vereadores, na esquina.

Lá o Senhor será atendido por um recepcionista, encaminhado a um dos professores da faculdade que é quem vai fazer audiência, e mais...

O SENHOR TEM DIREITO A RECEBER EM DOBRO TUDO QUE PAGOU INDEVIDAMENTE.

Isto, o Procon não informou certo?

Anônimo disse...

Professor Roberto Moraes,

Tenho sua autorização para abordar esta questão de consumidor x PROCON em meu blog?

Ou seja, pegar um gancho nisto aí?

Desde já agradeço sua atenção

Roberto Moraes disse...

Perfeitamente Marilu,

Bom que repercuta e amplie o debate sobre os direitos do consumidor.

Sds.

Ricardo disse...

Caro professor Roberto, Sra. Marilu e Sr. Francisco, na questão do Procon, venho lembrar, sem questões politicas que na gestão do Sr. Franklin Cherene, nunca isso teria acontecido, era certo a entidade resolver varios problemas, acredito que na alçada de 90 a 95%, pois bem, passo pelo mesmo problema do Seu Francisco, meu HD. também foi retirado e eles afirmam que o mesmo foi enviado para Friburgo para aferição, se tiver em boas condições terei de pagar R$ 122,00 do serviço de aferição e mais R$ 354,00 da conta estupenda que veio referente a Jun/10 ( 41 M3 ) quando meu consumo varia de 18 a 22 m3, é realmente vergonhoso, isso é roubo,
por isso professor que lhe enviei um e-mail perguntando sobre a questão da análise da água, pois voltarei a usar em pelo menos 95%
a água de poço, que estava oleosa,
acho que devido a um Lava´jato instalado atrás de minha residência
mas que já não opera mais, acredito ter que passar, mais na frente, pelos mesmos problemas do Sr. Francisco, levando-se em conta ainda a falta de educação e a demora dos atendentes, sei que os HD's devem ser todos revisados em pelo menos 5 anos, falei até isso com o atendente, ele me disse que de repente o HD já teria sido revisado e eu nem percebi, devido ao mesmo estar na calçada, pelo que sei, para realização de tais serviços o cliente deve estar ciente e rubricar a O.S. ( ordem de serviço ), realmente é lamentável, o que aconselho a nobre população campista a fazer é realmente fazer uso da água de poço, controlando bem as vezes que a bomba é ligada para reabastecimento a economia é bem visivel comparando a conta de luz,
na maioria das vezes é uma água pura que dá de 1000 a 0 nesta água
cheia de cloro que recebemos todo dia, aproveito para deixar mais um alerta para o prefeito Nahim, acho que o Procon é mais um órgão que necessita de intervenção ou no minimo uma auditoria, bem como, um grupo de trabalho para fiscalização direta da enpresa Águas do Paraíba. Que Deus ilumine
a planicie goitacá. Obrigado Professor Roberto.

Anônimo disse...

Toda verdade tem duas faces , a nossa e do outro. Na verdade nós consumidores , muitas vezes, quando entendemos ter direito somos tão intransigíveis e as vezes arrogantes , que não conseguimos enxergar nossas próprias atitudes . Muitas vezes a " certeza do direito" nos impede de ver a realidade dos fatos. Transferimos para os outros atitudes que são nossas... Fácil é julgar e acusar as pessoas , difícil é reconhecer nossas próprias atitudes . Isto é gesto de grandeza... que poucos conseguem ter !!

Anônimo disse...

Parei no bRogn

Anônimo disse...

CARO PROFESSOR, SE EXISTE UM LUGAR QUE EU CONFIOÉSTE LUGAR É O PROCON POIS TODAS AS VEZES QUE PRECISEI FUI MUITO BEM ATENDIDO E AO CONTRÁRIO ME SENTI PROTEGIDO.

Rafael disse...

Estamos lendo os comentários feitos a respeito do Procon de Campos. Estamos, insatisfeitos com o que as pessoas maldosas e sem escrúpulos fazem. Vejam o caso Bruno goleiro do flamengo, estam fazendo um linxamento público sem ter inicializado um processo justo, garantindo o direito de preservação de sua imagem, imaginem se ele não for o culpado, o que a imprensa irá dizer, até então, era o melhor goleiro e ídolo de uma time respeitado mundialmente, depois passou a ser um ser humano desprezível. Assim, é que fico triste com o comentário deste consumidor que de tão arrogante sega a ser ridículo. Pois o meu caso teve um final excelente quando o procon me atendeu de forma brilhante, intervindo no caso meu contra a própria aguas do paraíba. Seu francisco quero saber depois o desfecho de seu processo judicial, para saber se realmete o senhor tem razão em seu questionamento. O senhor teveria entender que o procon é um^´orgão administrativo e conciliador, que não pode analisar o mérito de questões absolutamente dependentes de perícias judiciais. Que lamentável o Senhor tentar denegrir a imagem de pessoas que não são como o senhor diz. è realmente lamentável a sua estupidez. Que mundo vivemos, onde pessoas maldosas são tão injustas que querem trazer casos isolados para tampar sua própria culpa. Que pena realmente, todas as vezes que busquei soluções para casos meus fui sempre muito bem atendido pelo Procon de Campos. Desculpa, mas não concordo com suas atitudes mal educadas.

Ricardo disse...

Ao anon. das 12:04, pimenta nos olhos dos outros é refresco não é mesmo, com certeza você nunca deve ter passado pelas situações expostas aqui neste ícone, fica fácil sim é criticar quem foi lesado, quero ver você ficar 3 hs. esperando um atendimento nas Águas do Paraíba e não conseguir resolver o problema, ou senão, deve ser algum funcionario
puxa-saco ou tem algum parente que trabalha lá. Não brinque com o sofrimento dos outros meu caro(a).
Ao anon. das 01:24, tem toda razão, o Procon sempre funcionou muito bem; já precisei no passado do órgão umas 4 vezes e fui otimamente atendido, porém, na gestão passada do Sr. Franklin Cherene, que lá entrou no governo Sérgio Mendes e só saiu agora no da ex-majoritária, aliás fica um
apelo pro prefeito Nahim, traga Franklin de volta, daí as coisas
voltarão ao normal, são mais de 15 anos com experiência verdadeira e comprovada sobre o CÓDIGO DO CONSUMIDOR, quanto a atual coordenadora ou presidente, não sei como está funcionando, não sei de sua experiência para exercer tal função, se alguém souber...!

Ricardo disse...

Caro Rafael, me parece que você está desinformado, o Procon é um órgão administrativo sim e conciliador, mas, tem poder de decisão, sem necessidade de pericia judicial quando as partes chegam a um acordo inicial, ou seja, no próprio Procon, sei de pessoas que hoje, veja bem, hoje, preferem levar seus casos diretos para o Tribunal Especial e o de Pequenas Causas, sem interferência do Procon, ainda, se você teve seu caso resolvido perante a empresa Ag. Par., você é um grande sortudo meu caro, pois há tempo que ela compete com a Ampla e principalmente a Telemar, como campeã de reclamações; me espanta ainda professor Roberto, um cidadão vir ao teu blog para expor um problema que pode acontecer com outros consumidores e ser chamado de arrogante, intransigivel, ridículo, etc.; o que é isso gente ? O cidadão, mais uma vez digo, é lesado, para não dizer outras coisas e ainda tem de ler criticas
por estar defendendo seu direito e
quisá de outros consumidores, é dificil professor, é dificil...!

Anônimo disse...

Professor, boa noite.
agradeço a força por trazer para o debate a nescessidade de sermos mais consciente com nossos direitos de cidadãos.
Sra. Marilu vou sim procurar meus direitos, obrigado pela dica
Professor muito obrigado.
Francisco de A. s. Cruz

Anônimo disse...

A parte as questões éticas profissionais e de respeito ao cidadão, nós consumidores seremos sempre a parte mais frágil, sejam financeira e jurídica, causa disto o fortalecimento de leis de proteção desta relação capitalista.
Sr. Francisco, busque seus direitos. Sucesso. M. V.

Anônimo disse...

Caro Prof. Roberto,
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo assunto posto em debate e sugerir que o Sr o coloque mais vezes, pois trata-se de um assunto de extrema importância.
Bom, com relação aos comentários, vejo que uma possível volta do Sr Franklin Cherene, é visto de forma positiva na população de Campos, pois o trabalho feito por ele foi muito bom, recebeu elogios e o respeito de outros Procons de outras cidades e Estados. Infelizmente isso acabou, pois reclamações como essa postada são freqüentes no município de Campos. Não cabe dizer que os Consumidores são arrogantes, pois eles são a parte mais fraca e mais desprotegida. Vivemos em um Capitalismo selvagem onde as empresas só visam o lucro e nada mais, não existe respeito ao consumidor. Todos nos sabemos que o respeito só existe até a hora de assinar o contrato e depois de assinado parece que o “amor” acaba.
Sr Ricardo, não seja inocente, pois o Rafael no mínimo é parente da Srª Rosangela Tavares e pode até ser que trabalhe lá também, digo que pode até ser que trabalhe lá, porque diante da defesa feita por ele, é só mesmo sendo parente dela, porque os próprios funcionários que lá trabalham estão indignados com a atual situação do órgão.
Boa sorte Sr Francisco!
Abraços Prof. Roberto