quarta-feira, julho 21, 2010

Profissão de técnico em alta

O boom da economia está gerando uma demanda enorme de técnicos em todo o país e também em nossa região. Em diversas especialidades a profissão de técnico está sendo mais bem remunerada que a de profissionais de nível superior. O fato tem levado muitos graduados e até pós-graduados a procurarem cursos técnicos, por conta de ser uma porta mais ampla no mercado de trabalho do que a de nível superior. Mesmo dependendo do tipo de empreendimento, para cada profissional de nível superior contratado as empresas contratam 5, 10 e até mais profissionais técnicos. Em nossa região, uma das especialidades de técnico que está sendo muito procurada é de Segurança do Trabalho. Por conta de uma mudança na legislação trabalhista (Cap. V da CLT, Norma Regulamentadora Nº 30 -Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário) sobre o trabalho em plataformas off-shore, empresas do setor de petróleo e gás, que exige mais técnicos em Segurança do Trabalho embarcados nas unidades de perfuração e produção, as empresas aumentaram as contratações e estão tendo urgência nesta demanda. No caso das empresas estrangeiras que alugam e operam plataformas na Bacia de Campos, uma exigência complementar do conhecimento de inglês, está elevando a oferta à até R$ 9 mil, mesmo para quem não tem experiência na área, mas que consiga se comunicar em inglês com os trabalhadores da área. Uma destas empresas está planejando neste semestre a admissão de cerca de 20 trabalhadores com esta formação e característica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Roberto,

No concurso da Petrobras (01/2009) para o cargo de TÉCNICO QUÍMICO DE PETRÓLEO JÚNIOR / Polo MACAÉ, foram 732 inscritos. - Dos 30 primeiros colocados e convocados para exames médicos (no dia 8 de julho de 2010), 14 são ex-alunos do curso técnico em química, formados, a partir de 2001, no Cefet Campos.

Salomão

Anônimo disse...

ROBERTO,
ME FORMEI EM TECNICO EM MEIO AMBIENTE NO IFF, MAS AINDA NOA CONSEGUI VER QUE ESSE CURSO VAI SER PROMISSOR, POIS SE 3 PESSOAS CONSEGUIRAM EMPREGO NA AREA É MUITO E JA FORMARAM 7 TURMAS. ESSE CURSO QUE EU FIZ TEM OPÇÃO DE EMPREGO? ONDE?
JESSICA

Roberto Moraes disse...

Olá Jéssica,

A nota fala de Segurança do Trabalho.

Há muito eu defendo que Meio Ambiente sozinho é uma especialização de técnico com limitações de empregabilidade.

Ao contrário de Segurança do Trabalho que cada vez mais atuam na perspectiva da gestão de SMS (Segur. Meio Ambiente e Saúde).

A área de Meio Ambiente usa mais profissionais de nível superior, Biologia, Química e outras, inclusive engenharia para diagnósticos e planejamentos. Mais da agenda verde (fauna e flora)

Para controle de efluentes, e outros assuntos relativos à agenda marrom (resíduos, licenciamentos, controle) o técnico pode atuar, mas, em poucas vagas e aí é comum o setor produtivo preferir um técnico de segurança do trabalho que seja também de meio ambiente ou que tenha conhecimento sobre este assunto.

Já defendi que se criasse, um módulo a mais, um semestre e pudesse certificar o técnico de segurança também em meio ambiente, ampliando este leque.

Para o técnico de meio ambiente, só com esta formação de nível técnico, as vagas e oportunidades ficaram vinculadas aos concursos públicos de prefeituras, porém, as vagas são poucas, e muitas preenchidas recentemente (últimos dez anos) o que , provavelmente, reduzirá as chances na abertura de novos concursos públicos.

Sugiro complementar a formação com outro curso técnico, ou verticalizar sua formação, que adiante valorizará este seu conhecimento em meio ambiente.

Abs.