quinta-feira, janeiro 15, 2009

Ativista esportivo questiona a não realização da tradicional Corrida de Santo Amaro

O professor de Educação Física, blogueiro e também articulista deste blog, Vitor Longo Braz nos remeteu, além de também publicar em seu blog, o artigo que questiona a supensão da tradicional Corrida Rústica, como parte das comemorações da Festa de Santo Amaro na nossa Baixada Campista. Vitor diz entender as dificuldades da equipe que entra em organizar as atividades de cada uma das áreas da municipalidade, mas não abre mão da manutenção das tradições. Veja abaixo o seu artigo na íntegra: Acabaram com a Corrida de Santo Amaro? Há alguns dias neste espaço manifestei minha preocupação com a não realização de um evento esportivo dos mais tradicionais de nossa cidade: a Corrida de Santo Amaro. Criada e executada por muitas décadas pelo saudoso desportista Juca Soares, um dos maiores incentivadores do esporte em Campos e que, diga-se de passagem, quando o esporte acontecia e não carecia de recursos públicos. Pois é, este ano a tradicional Corrida de Santo Amaro não acontecerá. Alegaram na rádio Campos Difusora que era necessário exame, ou atestado médico para os interessados em participar da tradicional prova se inscreverem. Ora, nem as maiores corridas e/ou maratonas do mundo fazem essa exigência. Pelo que sei os participantes preenchem uma ficha de inscrição que já vai com um termo de responsabilidade. Por outro lado, qual médico se arriscaria dizer que fulano ou sicrano não terá algum problema no decorrer da prova. Ademais, quantos interessados em participar das prova teriam condições de conseguir tal atestado médico exigido? Anunciaram uma maratona (42.195 Km) para o dia 15 de fevereiro. É bom que se saibam que em Campos dá para se contar nos dedos de uma só mão o número de atletas que são treinados e capazes de completar uma prova tão extenuante como uma maratona. E será que os atletas, especialmente os de fora (de outras cidades) que vierem disputar o prêmio (din-din) trarão exame médico? Não é minha intenção pressionar uma gestão que começou praticamente há alguns dias, tão pouco enfraquecer quaisquer gestores, mas por coerência e dever, como desportista e amigo dos atletas de corrida de rua de Campos, manifesto-me quanto a tamanho descaso e desculpas esfarrapadas pela não realização de um evento esportivo tão esperado e tradicional de nossa cidade. Por último gostaria de dizer que torço e gostaria que o Governo Rosinha seja considerado o Governo do Esporte "Para Todos". Mas o saudoso Juca Soares deve estar de joelhos pagando penitência a Santo Amaro. Vitor Augusto Longo Braz Presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física de Campos (1996 – 2000) Membro do Conselho Regional de Educação Física – CREF 1 (1999 a 2002) Professor do IFF (Cefet Campos)

3 comentários:

Anônimo disse...

Prof. Victor:

Concordo com seus argumentos e acho que o esporte de nossa cidade deveria ser maior contemplado com medidas capazes de engrandecê-lo e tornar o legado esportivo acessível às futuras gerações.

Abraços.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Esta questão do esporte em Campos tem que ser vista com muito carinho.

E isso das pessoas se prepararem e na hora h... cadê competição????
Rosinha tem muita coisa para pensar, mas na hora certa tudo vai para o devido lugar, tenho certeza.

Anônimo disse...

É com grande emoção que tive conhecimento deste singelo e muito carinhoso comentário a respeito de meu Pai Juca Soares. Pois digo que ele adorava esporte e muito mais incentivá-lo. Ainda vivo ele deixou de fazer a corrida, justamente por falta de patrocínio e incentivo. Mas posso dizer que ele fez com muito empenho enquanto organizador das corridas de rua que aconteciam em Campos.
Estou muito feliz por lembrarem dele,e acredito que ele tb onde estiver.
O meu querido pai está fazendo muita falta!!!
Sua filha Simone