domingo, janeiro 25, 2009

Contas já feitas

Nove fora, ontem, o secretário de Administração da prefeitura de Campos, Fabio Ribeiro, em entrevista ao programa da rádio Diário FM, comandado pelo ex-governador Garotinho, acabou soltando a informação de que a atual gestão da prefeitura, trabalha com a hipótese de manter, através de um novo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), um número, entre cinco e seis mil terceirizados, com o aval da Justiça do Trabalho, que é quem deu o prazo de 31 de janeiro, para a demissão de todos os 11 mil terceirizados, dos cerca de 17 mil que havia antes. O recadastramento dos terceirizados serviu para a atual gestão incorporar alguns nomes dispensados por Mocaiber na primeira leva de seis mil dispensados. Algumas destas dispensas já foram publicadas, nesta última semana, em portarias da secretaria publicadas, nesta última semana no Diário Oficial do município. Com estes seis mil somados aos 13,5 mil funcionários do quadro efetivo, a PMCG ficaria com um número de servidores na ativa de 19,5 mil servidores, ou, aproximadamente, um servidor público para cada quatro trabalhadores com carteira assinada. Este número é equivalente, pela Rais/Caged do Ministério do Trabalho, ao dobro da média brasileira de empregos públicos por trabalhador formalmente ocupado no país.

15 comentários:

Anônimo disse...

Saem os de Mocaiber, entram os de Rosinha...sacanagem e desmoralização total se a justiça do trabalho permitir!Ainda mais com a farra dos DAS. Técnica de enfermagem assumindo centro de material no HGG, enfermeira que não é concursada como chefia no HGG...é Roberto, só valeu a alternância de poder, pois moralização até agora, nada!!Tudo na mesma. Até chefe de limpeza cotado para assumir administração de hospital....não sei pra que estudei tanto...

Anônimo disse...

Sou da opinião que a Prefeitura deveria atender a ordem judicial dispensando os terceirizados e, fazer um MEGA concurso com todas as áreas.Sou concursado e não acho justo ter um colega que entrou pela janela no mesmo patamar daquele que estudou para concurso.

Anônimo disse...

Uma coisa já mudou !

Carros e caminhões de diversas empreiteiras de outras cidades trabalhando em Campos.

Anônimo disse...

Vejam como os tercerizados não fazem falta: Mais de 3 meses sem os funcionários do PSF e a saúde não entrou em colapso ( como preconizavam ). E sobre o PSF, consultem o site: http://dtr2004.saude.gov.br/dab/atencaobasica.php. Nele há a informação que uma equipe de atendimento do PSF é composta por 12 profissionais, no máximo. Este quantitativo é para o atendimento de 3 a 4 mil e 500 pessoas. Se nós tínhamos 1200 profissionais envolvidos no PSF, então era para atender entre 300mil e 450 mil pessoas. Quase a população do município. Concurso já.

Anônimo disse...

Muda(ou não se pensarmos que são da mesma origem política) apenas a administração. A picaretagem, o "modus operandi" continuarão. Até quando? Por isso, que cada vez mais as pessoas comuns obviamente perdem a identificação com a política.
É verdade que corrupção existe em qualquer lugar mas impunidade igual vemos, em uma amostra aqui em Campos, em nosso país produz dois sentimentos: ou a vontade de mamar nestas tetas jorrando recursos públicos ou a vontade cada vez maior de partir para um movimento mais radical de fazer justiça com as próprias mãos.
Esta mamata não tem dia nem hora para acabar enquanto não houver gente séria ao menos na câmara de vereadores de Campos, visivelmente até por qualquer cego político, vendida. Até aqueles que fariam oposição receberam um "cala-a-boca". Gasparzinho e cia continuarão recebendo sem fazer "PN".
É óbvio que dentre os terceirizados, existem gente que trabalha, mas também só estão lá por causa de algum "QI"...

Sem concurso público, não dá para acreditar em nenhum governo. Queremos transparência!!!

Anônimo disse...

Promova concurso, Rosinha. É uma entrada mais dígna para o funcionário.
Aproveito o espaço para sugerir a jornalista Débora Barbosa que, diariamente visite esse blog e, corra o olho nos comentários dos visitantes( inclusive os comentários mais antigos).Tem um sobre postura, interessante deixado por um amigo meu, morador da Pelinca e concursado da prefeitura.

Anônimo disse...

Caro Prof.
Quem conhece o funcionamento da máquina administrativa por dentro,
sabe que cargos de confiança e contratados, são ferramentas de "troca de favores", ou seja, um serviço prestado solicitado por alguém que seja interessante agradar, e lá se vai mais uma vaga pras cucuias, em detrimento desta ser ocupada por alguém, que com certeza, desempenharia melhor a função.Tudo aqui, acontece respaldado em politicagem e conchavos políticos. Prova disto, poderia citar inúmeras, é a indicação das diretores das escolas municipais, que são escolhidas pelos vereadores, sem absolutamente nenhum critério de habilitação ou experiência anterior. Isso retrata a mentalidade retrógada e absoleta do uso do poder indiscriminado, que tem origem nos tempos coloniais dos senhores de engenho desta região. Ainda existem muitos "coronéis", campeando por estas bandas prof!!
O poder público municipal, ainda se faz de forma arcaica e dissociada do que deveria ser.
Nesta virada de governo, muitos técnicos concursados e com um trabalho excelente desenvolvido na gestão anterior (sim, pq nem tudo foi caótico), foram dispensados de continuarem participando do setor que estavam lotados, apenas pq trabalharam no outro governo. Esquece-se a atual administração, que quando se está ligado à uma gestão, existe tb uma relação de fidelidade para com esta, ou pelo menos deveria ter.
Tudo isso posto, resta-nos perceber que ainda nada de mudou efetivamente no município, a não ser, a particiação intensa do "coronel" maior, que é o senhor Garotinho, que mesmo sem mandato ou cargo, é o real prefeito desta cidade. D Rosinha, nada mais é que uma figura decorativa, como sempre o foi.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Lúcia, me desculpa, mas conheço empresas que os que são da mesma, como efetivos, não fazem nada. Os terceirizados dão um banho. Não estou falando isso por vc.E nem estou querendo generalizar. Creio que vc poderia estar ali fazendo até melhor. Só estou falando que muitos concursados hoje são pessoas que nada fazem para a coisa ir a frente.Vejo isso em muitas situações.
Ex. Colégio Estaual onde Eletronuclear complementa funcionários. Uma professora contrada sem faculdade conseguiu alfabetizar uma turma que já estava tida por perdida. Passou por mãos de professores concursados com Pedagogia em UFF.
A diferença é que a professorinha contrada, lia muito, ficava finais de semana preparando aulas lindas e tinha seus ESTUDANTES como "gente capaz" de responder. Enquanto os concursados, mal abrem o diário para conhecer o dia a dia dos seus ALUNOS, esperando o final de samana para descansar do que nem chegaram a cansar.
É isto amada,Lucia. Tenho exemplos concretos e muitos. É a vida, amada. É a vida. E olha, quando podem boicotam...

O boicotar é uma praga manipuladora das mais terriveis.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Anonimato não é ilegal? Por que continuamos anônimos? Isso é fraude... quem frauda no pouco , frauda no muito.

Anônimo disse...

Muito bem. A populaçao nao pode arcar com a falta de estrutura, ficar desatendido, o povo nao merece sofrer. Isto tem q ir se resolvendo aos poucos. Muito bem, Rosinha, Muito bem MPE e MPF , ajiram com sensibilidade, humanidade e visao para amenizar as coisas e problemas.

Anônimo disse...

Respondendo ao anônimo das 12:00.
Só quem trabalha nas emergências do município é que sabe o caos que se formou desde o fim do PSF. Doenças simples que ,segundo o SUS,deveriam ser resolvidas nas Unidades Básicas como os PSFs lotam as emergências diariamente. Isso é fato.Pior é quando doentes crônicos que eram acompanhados pelos PSFs chegam descompensados,morrendo,em consequência da falta de tratamento ambulatorial adequado.

Anônimo disse...

E mesmo assim,por "PICUINHAS",a prefeita não pretende homologar o concurso do PSF...

Anônimo disse...

Respondendo ao Xará da 1:50 PM

Com 5213 funcinonários, entre estatutários e CLT, assim distribuídos: Sec de saúde (957), FJB Martins (2672) e FG Venâncio (1584, cerca de 40% dos funcionários estatutários e celetistas, dados da PMCG publicados no M Campista do dia 15 de jan-2009. Ainda assim defende o cabidão de emprego que se tornou o PSF.

Concurso Já.

Anônimo disse...

Pior é deixar Otavio Cabral na Saúde...

Anônimo disse...

Infelizmente não dá para acreditar que Mocaiber vai ser preso. E se for, estará solto no dia seguinte. Zombando da gente que acredita na justiça. Inclusive, como já estão os outros, que foram presos na Operação Telhado de Vidro, e já estão gozando o verão em Guarapari, Búzios ou qualquer outro balneário mais discreto.

Como o motivo alegado para o pedido de prisão do ex-prefeito, é fraude na área da saúde do município. É bom lembrar que qualquer investigação, mais séria no setor saúde do município, certamente respingaria nos atuais aliados da prefeita, já que existem muitos indícios e evidencias de má gestão financeira, na Secretaria e nas Fundações ligadas a saúde. Porém, tenho certeza que tudo vai acabar em pizza, com um factóide aqui e outro acolá para ocupar a mídia e desviar a atenção da opinião pública do atual governo, mas sem conseqüências maiores. Hoje, não é interesse do atual governo, mexer no pântano que se tornou a área da saúde em Campos. E como já foi dito, não é só a Secretaria de Saúde, as fundações são verdadeiras caixas pretas.

Essa certeza vem da conjuntura política, Garotinho talvez vá para o PSB e se não for esse o partido mais conveniente as suas ambições, ele seguramente, deverá ser seu aliado nas eleições de 2010. Inclusive o PSB, partido do ex-prefeito, já faz parte da base do governo municipal na Câmara de Vereadores, além de ter alguns secretários no governo Rosinha. Não esquecendo que um dos maiores aliados de Mocaiber, que inclusive o considerava o seu homem de confiança, e é seu padrinho político, o ex-secretário de saúde e atual deputado estadual, Wilson Cabral, ser hoje um dos grandes aliados políticos da prefeita Rosinha. Não podemos deixar de salientar que um dos maiores defensores do ex-prefeito na Câmara de Vereadores, o ex-vereador Otavio Cabral, está, hoje, ocupando um cargo na Secretaria de Saúde, equivalente ao de subsecretario, somente, para articular a sua campanha a deputado, já que nada faz a não ser usar o cargo para fazer política ( no sentido mais baixo).

Portanto, se depender do atual governo, é difícil acreditar que a área da saúde do município, será passada a limpo, e que a má gestão do governo anterior seja levada a justiça, para punição dos culpados pelos desvios e desmandos.