domingo, janeiro 11, 2009

Inea substituirá Serla, Feema e IEF

Nesta segunda-feira, a Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) e IEF (Instituto Estadual de Florestas) passarão a fazer parte de em uma única estrutura no governo estadual, a do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O órgão será instalado na Avenida Venezuela, 110, na Praça Mauá, e tratará de temas de forte impacto para o desenvolvimento do estado, como o licenciamento ambiental. O Inea terá uma corregedoria autônoma ligada à Presidência, além de uma ouvidoria que pretende facilitar a repressão à corrupção e à má atuação de agentes e fiscais. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, Luiz Firmino Martins Pereira, o presidente do Inea, a concessão de licenças é prejudicada pelo excesso de burocracia e o órgão deverá inaugurar uma nova forma de trabalhar a área ambiental. Ele diz mais: “o Inea não é simplesmente a fusão destes três órgãos. A idéia é estabelecer uma nova cultura para tratar a questão ambiental no Estado do Rio”. Com a criação do Inea, o tempo de análise dos processos, atualmente de dois anos em média, deverá ser reduzido para dois meses nos casos de projetos de baixa complexidade. Já para os de maior complexidade, Firmino revela que o Inea vai ativar o princípio de responsabilidade técnica, que hoje não é aplicado no setor ambiental, e concentrar mais tempo e pessoal para trabalhar licenciamentos que exigem Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Para a secretária do Ambiente do estado, Marilene Ramos, o Inea vai agilizar os processos de licenciamento ambiental e dispensar a forte burocracia que emperrava não apenas a concessão de licenças, mas o próprio desenvolvimento do estado. O novo órgão contará com cerca de 1.150 funcionários e nove superintendências regionais correspondentes às regiões hidrográficas do estado. Elas terão autonomia para expedir licenças ambientais para atividades de pequeno porte. A solenidade de inauguração está marcada para amanhã às 10h e contará com as presenças do governador Sérgio Cabral e do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Durante o evento será empossada também a nova diretoria, que inclui presidente, vice-presidente e seis diretores, e serão convocados os 214 concursados aprovados no primeiro concurso público para a área ambiental no Estado do Rio. O novo efetivo será somado aos cerca de 1.000 servidores vindos dos órgãos extintos, renovando em 25% o quadro total da área. Observado de longe a reestruturação dos órgãos ambientais do estado parece uma boa medida. Aguarda-se que produza os resultados esperados, especialmente para a nossa região tão combalida nas questões referentes ao controle ambiental.

4 comentários:

Anônimo disse...

vai juntar tres orgaos que nao trabalham num so a SERLA por exemplo a lagoa do vigario aqui em campos seria um patrimonio riquissimo se fosse em qualquer outro pais menos aqui em Campos da pena de ver o povo jogando lixo e aterrando a lagoa que esta sendo sufocada pelas moradias mais ela ainda resiste Roberto é impressionante como tem vida nessa lagoa Peixes aves insetos ja liquei muitas vezes para a serla que nunca veio aqui moro pertinho da lagoa e belo o amanhecer eo entardecer aqui a variedades de peixe e enorme poucas pessoas de campos sabem que essa lagoa existe deixo ate uma sugestao Roberto venha um dia tirar umas fotos dela e por no seu blog.
pois bem eu queria ver mesmo essa lagoa limpa e tratada para que as futuras geraçoes pudecem ver tambem como um dia eu ja ví cheia de vida uma dadiva de Deus que o Homem nao cuida.

Anônimo disse...

Eu liguei hoje para o INEA a fim de sanear uma dúvida sobre Responsabilidade Técnica. Mas não passei da telefonista, como todos estavam "ocupados" (como é a regra dos órgãos públicos) fiquei sem atendimento. É claro que eu não fiquei surprezo, afinal os órgãos publicos funcionam assim no Brasil.

Unknown disse...

Por acaso pode informar se é legal o requisito do RGI de Marica de pedir NAO aceitar a Certidao de do IEF ( de 2008) sob alegaçao que o mesmo nao existe mais? Pede agora uma nova Certidao do INEA.
Aonde existe algum texto oficial sobre a validade das Certidoes do IEF ? Ou mesmo sobre a perda da validade?
O mesmo RGI cobra R$ 85,00 para averbar a CERTIDAO do INEA no imovel, ou seja para que se possa vender o imovel OBRIGA averbar uma Certidao do INEA no historico do imovel..muito estranho afinal o RGI ao meu ver oficializa a propriedade do imovel, (Art. 1.227. Os direitos reais sobre imóveis constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com o registro no Cartório de Registro de Imóveis dos referidos títulos (CODIGO CIVIL arts. 1.245 a 1.247), salvo os casos expressos neste Código, alem de outros artigos no CC) e nada tem a haver com LICENSAS DE CONSTRUÇÃO ou quaisquer outras regras de uso do imovel.
Imagine o qanto o Cartorio ganha ao fazer esta imposição sobre todos os imoveis?

Unknown disse...

Como complemento ao meu comentario anterior:
"A Certidao referida ja foi pedida e emitida.
A Certidao, tem como CONCLUSAO :
A area NAO ESTA inserida nos limites do PESET.
CERTIDAO nº 147 expedida em 10/04/2008.
Assinada pelo Sr Adriano Lopes de Melo."