sexta-feira, janeiro 23, 2009

Vaticano assume canal no YouTube

Foi apresentado na manhã de hoje na Sala de Imprensa da Santa Sé, de forma oficial, o acordo assinado em 17 de janeiro pelo Google e pelo Vaticano que institui um canal próprio da Igreja no YouTube, mais famoso e acessado site de compartilhamento de vídeos do mundo.
"O canal, http://it.youtube.com/vaticanit, irá oferecer uma cobertura informativa das principais atividades de Bento XVI e dos acontecimentos vaticanos mais relevantes. As imagens serão produzidas pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV) e os textos, redigidos pela Rádio Vaticano e pelo próprio CTV. O site disponibiliza áudio e texto dos videoclipes em inglês, espanhol, alemão e italiano. Mediante o acordo com o Google, o Vaticano publicará na internet semanalmente breves discursos do pontífice". Gestores do Vaticano avaliam assim as novas tecnologias e a internet “O diretor-geral da Radio Vaticana e da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, um membro da diretoria da Google, Henrique de Castro, e o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, ilustraram a iniciativa aos jornalistas presentes.
Ao apresentar a iniciativa, padre Federico Lombardi explicou: "Estamos convencidos que em toda parte há pessoas atentas e sensíveis, interessadas nas mensagens, nas propostas, nas posições sobre os grandes problemas do mundo de hoje de uma autoridade moral de alto nível como o Papa e, em geral, da Igreja Católica. Por isso a escolha do YouTube como plataforma adaptada para se tornar presente na web, de forma a poder oferecer uma fonte de referência confiável e contínua que esteja além dos muitos fragmentos de informação presentes na Internet, às vezes de modo casual ou disperso, sobre o Papa e o Vaticano. Para dom Celli, o conceito ideal é o de um "site interativo, através do qual a Igreja possa entrar cotidianamente em contato com o mundo em espírito de solidariedade e amizade".
O arcebispo define a iniciativa como um convite a utilizar sempre mais as redes sociais, e em especial Facebook, para entrar em contato com as pessoas, e principalmente os jovens. "Trata-se um instrumento insubstituível para se comunicar com o enorme número de jovens de 25 a 35 anos que dificilmente vão à igreja aos domingos, mas que passam horas diante do computador".
Bento XVI deve falar no vídeo a ser postado no YouTube sobre "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade", tema da mensagem do 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será comentada pelo papa no vídeo”.
O diretor-geral da Radio Vaticana e da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, um membro da diretoria da Google, Henrique de Castro, e o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, ilustraram a iniciativa aos jornalistas presentes.
Vaticano disse que não pagou nem um centavo ao Google por canal no YouTube” “O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse nesta sexta-feira que a Santa Sé "não pagou nem um centavo para o Google" pelo canal oficial do Vaticano no YouTube. Tudo foi feito pelos colegas da Rádio Vaticana e do Centro de Televisão do Vaticano (CTV) - explicou, durante a coletiva de apresentação da nova iniciativa da Santa Sé”.
O que será divulgado no YouTube O canal oferece vídeos de "audiências, discursos do Papa, celebrações na Praça São Pedro, ou seja, todas aquelas atividades que acompanhamos cotidianamente", indicou Lombardi. O conteúdo do canal será inicialmente apenas em italiano, mas "graças à colaboração com o canal H2Onews, muitos vídeos serão traduzidos em inglês, alemão e espanhol". Inicialmente existem doze videoclipes sobre acontecimentos das últimas semanas, mas diariamente o arquivo será enriquecido - prometeu o porta-voz. O canal também disponibiliza links para outros sites ligados à Santa Sé, como o da Rádio Vaticana e da CTV.

5 comentários:

Anônimo disse...

O que está havendo?

Está evitando meus comentários agora?

Coloca eles aí, por favor, ou Vc é defensor do catolicismo?

Roberto Moraes disse...

Meu caro,

Não se trata de ser defensor do catolicismo ou de qualquer outra religião.

A questão é que a discussão religiosa, no tom que você colocou nos seus comentários, não interessa ao blog.

O blog até tem interesse de discutir questões relativas às interferências das religiões nas questões de poder, mas não da forma utilizada.

A nota em si, não pretendeu discutir uma religião, e sim, o uso de mais um recurso midiático como forma de chegar, ou tentar chegar aos seus atuais e futuros adeptos.

Em si, a nota pretendeu chamar a atenção, que mesmo um instituição tradicional e antiga como a igreja Católica, não aber mão do mecanismo tecnológico moderno para se comunicar.

Aliás, não é só o credo católico, os protestantes, espíritas e outros, cada vez mais lançam mão destas estratégias de não perder o contato com aqueles a quem pretendem ter como discípulos.

Abs,

Anônimo disse...

Existem muito mais coisas por trás
disso do que a sua, a minha e a nossa vã filosofia podem alcançar.

"me engana que eu gosto"

Uma perguntinha bobinha;
Se as igrejas são a "casa de Deus", por que suas portas estão sempre fechadas ?

Saí do assunto, mas respeite minha opinião.

Anônimo disse...

Ok Roberto, entendí seu argumento e respeito sua opinião.

Abraços.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Uma resposta não tão bobinha... rsrsrs
As portas estão fechadas porque na verdade a casa de Deus somos cada um de nós...
Ele não habita em nenhum templo feito por mãos de homens.

Existem muito mais coisas do que possa imaginar nossa vã "filoteopedagoantropoesofia"...

Jamais gostaria de enganar ninguem,anônimo...

Não precisa respeitar minha opinião, apesar de eu entrar no assunto...