quarta-feira, janeiro 21, 2009

Leitor faz questionamentos sobre a concessão da Águas do Paraíba

O blog recebeu de um leitor que preferiu não se identificar as seguintes perguntas sobre questões relacionadas à concessão à empresa Águas do Paraíba: “1 - A empresa não disponibiliza serviço telefônico gratuito para o serviço de atendimento ao consumidor (Call Center), conforme determina o decreto presidencial Nº 6.523 de 31 de Julho de 2008. Por quê? 2 – No ano de 2002, a tarifa mínima dava direito a 15 metros cúbicos (15 mil litros) que foi reduzido para 10 metros cúbicos (10 mil litros). Por quê? 3 - No ano de 2002, o reajuste da tarifa foi de 30% e a inflação foi de 4%. Por quê? 4 – Não foi criado o Conselho de Clientes/Usuários. Por quê? 5 – A tarifa progressiva aumenta em mais de 100% o preço da água. Por quê?” Atualizado 22:08 de 22 de janeiro pelo mesmo leitor: "O Senado aprovou 20/12/2006 o projeto de lei da Câmara 42/06, que prevê a cobrança individualizada dos contas de abastecimento de água para residências ou estabelecimentos comerciais localizados em condomínios novos. Para realizar a medição individual do consumo, a proposta prevê a instalação de hidrômetros - aparelhos que medem o gasto de água - nas edificações que forem construídas após o início da vigência da nova lei". Cabe ao poder concedente determinar que a concessionária Águas do Paraíba instale e faça a leitura individual dos hidrometros nos condominios tanto vertical quanto horizontal. Exigir nossos direitos é uma questão de cidadania.

8 comentários:

Anônimo disse...

Amigo,

Eu tenho mais uma pergunta a fazer: Por que a Aguas do Paraiba nos cobra a título de "taxa de esgoto" a mesma quantidade que ela cobra como "consumo do mês" se a ABNT (Associação Brasileira de Normas Tecnicas) tem uma norma que 80% da agua que entra nas residencias sai pelo esgoto?

Não é dificil entender que, quando se utiliza a "agua do paraiba" para molhar as plantas, esta agua vai para a terra e não deveria ser cobrada como esgoto.

Porém, sei que a resposta a esta minha pergunta é: Porque existe uma lei municipal que autoriza a Aguas do Paraíba a cobrar, a título de esgoto, 100% da quantidade fornecida.

Daí, chegamos a outra pergunta: Teria a Câmara Municipal competência para criar uma lei que afronta a ABNT?

Anônimo disse...

estou com vc Roberto- desviando um pouco o assunto, é uma vergonha, ainda mais que existe pessoas de outros orgaos q estão querendo ganhar dos dois lados. procure informar.Procure saber com o secretario de administração.isso prova que governo novo já nasce velho, outra. nao se consegue fazer comentario no blog aspecto- ésse comentario era para lá, mas n se consegue...

Anônimo disse...

Com a palavra o secretário Paulo Feijó e a prefeita que deveriam criar uma instância de regulação com participação do poder público, dos usuários e acompanhar o desenrolar desta situação exdrúxula onde a própria prefeitura parece ser fiadora da companhia em um financiamento no BNDES.

Anônimo disse...

Eu gostaria de acrescentar mais duas perguntas.

• Porque o valor da taxa cobrada pelo esgoto é idêntico ao valor cobrado pelo consumo de água? Se a maioria do esgoto da cidade não é tratado e é jogado “in natura” no rio Paraíba. E mesmo que fosse todo ele tratado, uma parte dessa água não vai para os esgotos por ser utilizada para regar jardins, por exemplo. Portanto o volume de água tratada não é o mesmo de água servida despejada nos esgotos. Então, a lógica diz que o valor pago pela água consumida não pode ser o mesmo das águas servidas.

• Porque a Águas do Paraíba não aceita realizar a cobrança das residências localizadas nos condomínios horizontais de forma individualizada, ou melhor, de acordo com o consumo individualizado de cada residência, como é feito com as moradias localizadas nas ruas da cidade? Por que ao cobrar o consumo de forma coletiva do condomínio, o transforma em grande consumidor e com isso os valores pagos pela m ³, são bem maiores, do que seriam se cada residência pagasse de forma individualizada.

Portanto, acredito que a resposta a essas duas perguntas sejam obvias, é para aumentar o lucro.

Anônimo disse...

Ao que parece, depois de tantos anos, a relação da concessionária com o poder público é uma verdadeiea "caixa preta".
Já Basta.
É preciso mais transparência e discussão pública sobre os contratos.

Anônimo disse...

É um absurdo. Moro num prédio na área central e foi colocado aqui o hidromedro individual. So que embora seja justo com todos os moradores,mas, com isso minha agua e um absurdo, pq moro eu e minha esposa, saímos de casa de manha, lava-se roupa 2 x por semana, nao almocamos em casa, nao temos filho e ja verifiquei vazamentos que nao ha e pago em media 50 reais por mes, seria o fato do predio inteiro ser um grande consumidor e o m3 é mais caro, pergunto. Nesse exato momento é passado no bom dia brasil sobre a matéria de hidromedro individual em condominio.Vale ressaltar, que prezo pela sustentabilidade do planeta, não faço barba e escovo dentes deixando a torneira aberta. Acredito que se o hidrometro fosse administrado pela aguas do paraiba, tendo em vista que ja esta instalado melhoraria bem o valor da agua. Quanto ao esgoto cobrado, nao existe esgoto tratado e quase o municipio inteiro nao ha esgoto, basta ir no Pq sao caetano onde quase nenhuma casa tem esgoto, e tudo fossa, se na area central e assim imagine na periferica.As mazelas do grupo de Arnal Vianna, foi quem deixou a aguas do paraiba assim. Segundo o Boulevard, fala-se que Sergio Mendes foi beneficiado com a vinda da aguas do paraiba, assim como a folha da manha que se tornou colorida, nao sendo diferente a moleza dada por arnaldo e mocaiber, colocando pipa dágua e caminhao fossa na PMCG, tirando uma obrigação dessa Instituição, sem contar com os inumeros buracos que a aguas do paraiba abria e a Prefeitura fechava, espero que tenha acabado essas mazelas.

Anônimo disse...

Caberia ainda pergunta: por que o poder concedente não exigiu ainda o ISO 14.000 (certificação de qualidade ambiental)da empresa águas do paraíba?

Anônimo disse...

Caro Roberto sobre agusa do paraiba, tenho a dizer que sou moro em Goytacazes, na rua Hélio Gomes Monteiro nº 84, e, a agua servida pela concessionária é ferruginosa, e para quebrar a ferrugem da agua tenho filtro. Inclusive ja comuniquei ao Sr. Carlos Eduardo, salvo engano superintendente da concessionaria.
Fernando Torres OAB(RJ)- 59.301