quinta-feira, janeiro 29, 2009

“Primeiro jornal feito apenas de blogs é publicado nos EUA”

De O Globo Online. Se a moda pega...
“Cada vez mais jornais fecham as portas em todo o mundo, mas um novo periódico norte-americano resolveu apostar numa versão impressa com uma novidade: ele será composto apenas por blogs. "The Printed Blog" (literalmente, "o blog impresso") é um novo jornal gratuito que será distribuído semanalmente em Chicago e São Francisco graças a iniciativa e entusiasmo de seu fundador e editor-chefe Joshua Karp.
- O modelo do jornal impresso não mudou em décadas - disse Karp à EFE - Nós vamos fazer essa mudança e esperamos abrir um diálogo com o setor. Vamos trazer para fora da rede as técnicas que funcionaram online.
O jornal fez um acordo com cerca de 300 blogueiros para que seus textos fossem publicados em troca de parte da receita publicitária. Alguns deles, como Daily Kos, são conhecidos no país, mas a maioria tem pequenos blogs locais. Karp diz que decidiu embarcar nesse projeto por motivos pessoais.
- Eu espero que os jornais de papel nunca despareçam - explica - Ler um jornal impresso é uma experiência diferente do que receber notícias pelo iPhone. Sentir as páginas, manchar os dedos de tinta, abrir o jornal na mesa numa manhã de domingo...
Por outro lado, Karp espera que o "Printed Blog" traga ar fresco a um setor que mudou muito pouco nos últimos anos. Num momento em que muitas empresas estão acabando com suas edições de papel para concentrar-se na rede, o "Printed Blog" se apoiará num novo sistema de impressão para conseguir manter os custos baixos.
O jornal não tem grandes impressoras e nem distribuição centralizada. São os próprios distribuidores que o imprimem em suas casas para depois entregá-lo gratuitamente nas ruas de suas cidades. Karp estima que o custo por página esteja entre US$ 0,22 e US$ 0,35, que seriam tranquilamente cobertos pelas receitas publicitárias.
O "Printed Blog" passará a ser distribuído em duas semanas em Nova York. A primeira edição do periódico conseguiu a participação de 15 anunciantes que buscam se beneficiar da orientação local do jornal.
- Recebemos muito interesse por parte dos anunciantes - assinala Karp, que colocou dinheiro de seu próprio bolso no projeto e reconhece que sua evolução dependerá da capacidade de receber financiamento de grandes investidores”.

4 comentários:

Marcos Valério Cabeludo disse...

É professor já temos um colega aquitetando o nosso jornal, um colega analista de sistemas.

Anônimo disse...

... mas que os blogs tem papel importante na divulgação dos fatos é mais do que comprovado. Ainda tem a seu favor, a oportunidade do leitor fazer os seus comentários.

Anônimo disse...

Já pensou, se essa moda pega aqui em Campos??
Qual seria a coluna do Xacal???

Anônimo disse...

Aliás a capa (foto pseudo-pornográfica estilizada bondage) é ótima!