sexta-feira, janeiro 30, 2009

Concessões de transporte coletivo em Campos

O advogado e blogueiro Cléber Tinoco levanta questionamentos sobre os atos do presidente da Empresa Municipal de Transportes - Emut a respeito de concessões extraordinárias que estariam sendo autorizadas pela gestão municipal. Clique aqui e leia suas observações. Compreende-se, algumas urgências, mas não é cabível, que se projete mudanças, inclusive em preço de passagens, mesmo que para alguns, sem considerar a questão da concessão. A transparência supõe a divulgação dos termos dos contratos firmados até aqui, com as empresas que operam o setor em Campos, que reclamam do transporte clandestino, das passagens concedidas a estudantes, idosos e funcionários públicos, mas que precisam fazer a sua parte. Está aí um bom debate: a legalidade das concessões e a necessidade da melhoria do transporte público e coletivo em nossa Campos.

5 comentários:

Roberto Torres disse...

Otimo debate Roberto! Talvez nada mais espinhosos e mais necessário do que isso. O transporte publico de Campos, e os termos obscuros que o regem, sao a melhor (ou pior) expressao de como se trata o bem público em nossa cidade. Nos bairros proximos a Uenf, vemos claramente como o descasso em regular as empresas coincide muito bem como fato de as classes pobre serem os usuários mais frequente do onibus, enquanto a classe média enche a cidade de carros .... Toda vez que eu entro naquele lixo chamado Conquistense fico deprimido em ver como empresários corruptos, com a conivencia do poder público, tratam a populacao pobre...

Anônimo disse...

Realmente essa questão das concessões das empresas de ônibus é essencial para o ordenamento do trânsito e do transporte. Essas concessões que saíram no DO, em caráter emergencial, são o de menos (mas entendo o papel do Cléber Tinoco, que, enquanto advogado, deve ficar de olho nas miudezas jurídicas). O problema são as mais antigas, já "solidificadas", como as da Conquistense, citada acima, Tamandaré, etc. A prefeitura deveria fazer uma revisão geral dessas concessões, com participação efetiva da população. Acho que uma série de audiências públicas seria interessante e a criação de uma empresa municipal (ou a aquisição de ônibus pela EMUT), para atender a algumas linhas específicas, deveria entrar em pauta.

Roberto Torres disse...

Com certeza... se os os empresários corruptos com certeza iram alegar que nao podem trocar sua lataria furada por Onibus decentes.... porque nao a prefeitura assumir diretamente as linhas? Se Garotinho ainda tivesse um pouco de ousadia, nem que seja motivada pelo opotunismo de propagar uma novidade boa de ibope para suas futuras pretensoes, poderia ele comprar esta briga... mas infelizmente ele só faz bravatas cauculadas pela mediocridade, tanto quanto sua trajetória morro a baixo na vida política...

Anônimo disse...

Roberto, acho que para os descasos para com o transporte público municipal, uma solução no mínimo viável, seria a criação de uma empresa municipal de transporte coletivo, para que a mesma fosse responsável pelo transporte público em nossa cidade, principalmente, pelo transporte que está faltoso e precário em alguns bairros e localidades.

Já falei anteriormente sobre isso em antigas postagens.

Abraços.

Anônimo disse...

Transporte de massa em Campos é caminhão de biscoito. Tá na hora de pensarmos macro visando o futuro.

Marcio Pereira