sábado, janeiro 17, 2009

Manifesto que merece crédito

Circula na internet, entre filiados petistas, manifesto que propõe a ação militante como forma de retomar a intervenção qualificada do partido na cena política local: “Companheiros, O Partido dos Trabalhadores se transformou no mais importante partido político do país, nosso governo tem o orgulho de comandar a maior revolução social já promovida na história da América Latina, com melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros. No entanto, em nossa cidade as vitórias em nível nacional são ofuscadas por uma direção fracassada e entregue a petistas que fizeram de seus projetos pessoais o mapa das estratégias do partido. Muito dessa atual situação se deve ao afastamento de militantes históricos que por diversas razões deixaram a direção do PT e se ausentaram das instâncias partidárias. O resultado dessas ausências foi o maior desastre já protagonizado pelo nosso partido em Campos. O PT não só foi levado a participar do pior e mais corrupto governo municipal, como também realizou uma estratégia eleitoral calamitosa em 2008. Apoiamos o candidato do PDT, indivíduo que acumula processos e acusações da maior gravidade e que por isso quase teve sua candidatura impugnada. Nas eleições proporcionais acabamos viabilizando a eleição de um vereador do PSDC aliado do clã Garotinho. Perdemos em 2008 a chance de apresentar um nome consistente para prefeitura, deixando escapar uma conjuntura muito favorável para uma candidatura alternativa que poderia ter condições de disputar o poder com reais possibilidades de vitória. E o pior, o partido – que mesmo com cíclicas dificuldades sempre se apresentou como uma legenda idônea e que soube com todas as dificuldades recusar ofertas de vantagens eleitorais para apoiar candidatos tradicionais – agora agoniza na vala comum das legendas de aluguel. Como se vê é urgente a participação nas instâncias de decisão do partido em Campos para que se possa interferir com qualidade nos rumos do PT no município. É urgente reorganizar intervenção que permita oferecer a cidade uma nova forma de fazer política, pautada na ética e na capacidade de realizar políticas públicas que realmente possam melhorar a qualidade de vida do nosso povo”.

19 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, bom o manifesto, mas para mudar o PT local é preciso ir além.

Percebo desde algum tempo a insatisfação de parte do PT com a majoritária do partido, infelizmente essa insatisfação é pequena perante a ânsia de vender o partido manifestada a todo momento das formas mais inoportunas por parte da majoritária.

Entendo que enquanto os petistas que querem construir um partido sério e fora da vala comum das legendas de alugueis forem minoria, não poderão tirar o partido da enlamaçada trilha atualmente percorrida, no entanto não vejo atuação por parte da oposição interna do partido com real vontade de mudar. Ora, se são minoria, que busquem se tornar maioria, busquem filiados, façam uma campanha de filiação, se aproximem mais do movimento estudantil, sindical, dos trabalhadores, artistas, advogados, joranalistas, etc... Mostrem para a sociedade campista, porque vocês são diferentes da atual direção do PT e disputem a liderança do partido, tal processo ocorre em diversos PTs pelo Brasil, disputas internas pela direção do PT costumam ser saudáveis ao partido e colaborarem com o crescimento, é disso que faz o PT ser PT.

Pessoas simpáticas ao PT em Campos não faltam, mas articulação para transformar simpatia em filiações não vejo.

Manifestos, posts e comentários em blogs, pouco efeito causarão se não houver uma real mobilização, esta na hora dos intelectuais do petismo, saírem de seus bunkers onlines e fazerem o que sabem fazer mas que se acomodaram a não fazer, praticar política de verdade, na práxis do dia-dia.

Anônimo disse...

MUDANÇA NO PT DE CAMPOS JÁ.PRECISAMOS VOLTAR À SER A OPÇÃO DA VERDADEIRA MUDANÇA EM CAMPOS,UMA NOVA GERAÇÃO (NÃO DIGO DE IDADE MAS SIM DE IDEOLOGIA) PRECISA ASSUMIR À DIREÇÃO DO PARTIDO NA NOSSA CIDADE.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Vivemos um tempo em que a questão é: Quem é quem? Um partido são pessoas. Que tipo de pessoa lidera o partido? Qual o caráter dos participantes. Qual o comportamento desta pessoa, quando ninguém está vendo? Parece duro, não?
Quando lemos Paulo Freire,podemos perceber claramente que a questão não é se é direita ou esquerda ,pois,Fundador do PT, discriminado ao longo dos anos pela direita e esquerda militante, descobriu que a virtude da tolerância era indispensável.
Quando não há diálogo, harmonia, não se chega a lugar nenhum. E hoje o que está faltando é CARÁTER.
Será que as pessoas hoje merecem crédito?
O militante do PT de Angra (não me refiro a Luiz Sérgio),quando foi Governo,foi parar, só Deus sabe onde... nem quero falar... Parece que depois que as pessoas são Governo, mudam. Seja de que partido for. Estou observando Rosinha e Garotinho. Existe aquele limite de erro que todos nós temos, mas passou deste limite, a coisa pega, perde a credibilidade. Agora , temos que ter cuidado, pois a oposição só quer isso. Ser oposição. Como PT agora vai fazer? Governo é PT. Não vai ser oposição ao GOverno? Só ao município? Ou a este manifesto está ligado a Campos porque aqui é oposição a Garotinho? porque não fica do lado de Garotinho e vai fazer oposição a LULA???? Lula é melhor que Garotinho?????

Os intelectuais gostam de teorizar o processo histórico, cultural e escambal. Palavras muito bonitas, mas o que precisamos é da simplicidade, da verdade, integridade, transparencia, humildade. Querer mesmo ver o povo desfrutando dos seus direitos. Só isso. Não barganhar, não se vender, não dar jeitinhos... e muitos vezes estar disposto a perder um pouco. Mas se lá em cima, na instância maior, vemos o que vemos... parece que é uma teia.
Na verdade, política ou é com VERDADE verdadeira e transparencia ou viveremos sempre nesta enganação achando que determinado partido é que vai dar jeito na coisa.
Os intelectuais falam e escrevem suas teoria cheia de teses e antíteses e ali ja começa a enrolar o leitor. E geralmente este tipo tá no PT.INFELIZMENTE! Uma soberba que dá até pena. Se sentem!!! Pode crer.E o pior. Isto pega, hein? Não é que "me senti" parafraseando Xacal? Cara!!!! Enquanto tiver político querendo ter seu "ego amaciado" e aproveitar da politica para elocubar suas "teorias exegéticas", nada vai para frente.
Direita opressora é terrivel, mas esquerda manipuladora é pior ainda.
Garotinho erra, como todo ser humano, mas não vejo nele nem opressão( muito pelo contrário), nem manipulação. Vejo uma pessoa que ainda tem coração. E olha, sem coração.... não dá. O coração falso do 12, foi exposto. E estamos vivendo tempos de Esaú e Jacó. Antes do verdadeiro se manifestar vem sempre o falso na frente. Isto é fato.

Anônimo disse...

O PT municipal passou a ser conduzido por pequenos grupos, visando interesse próprio e projetos pessoas. afastando toda a possibilidade de representar anseio e projetos políticos da coletividade.
Ass. ex-petista fui...

Anônimo disse...

Eu tenho conhecimento que o Renato Barbosa é idôneo, tenho conhecimento que a cúpula do PT em Campos é inapta, inábil e fácilmente manipulável.

E mais, o apoio a decisão de apoiar Arnaldo foi decidida numa eleição interna tendenciosa e de caráter duvidoso.
Mas tem saída para a atual situação.

Existem membros do partido se mobilizando para a mudança.

Uma coisa é certa PT e situação em Campos não podem compartir fileiras.



Ernesto Carcará

Roberto Torres disse...

A iniciativa é muito importante. Com certeza é preciso que a simpatia, ainda que ferida ou decepcionada, se transforme em filiacao, em militancia. Mas na forma como isso pode se dar é que eu discordo um pouco do Ralf. A transformacao de simpatia em militancia de que precisamos, diferente do que ocorreu com a turma do Helio Anonomal, exige que a estrutura burocrática do partido seja sempre pressionada por uma atividade engajada de crítica que nao seja pautada pela agenda do partido. Precisamos formar uma pressao crítica fora do partido para que se consiga um potencial de militancia em contraponto às filiacoes encomendadas dessa turminha que comanda o PT hoje. Isso nao significa que os blogueros que se sintam engajados com a tarefa de construir um partido comprometido ético e fundados em valores de mudanca social nao tenham a obrigacao de se posicionar na prática. Mas sim que a prática do partido precisa ser pensada também mais nos moldes de uma esfera pública onde, como em alguns blogs, se possa sao só pensar e falar sobre eleicoes, apoios e governos, mas discutir com profundidade os problemas sociais políticos que a agenda mesquinha da eleicao nao dá espaco.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Eu não quero participar de nada que vá contra o Governo que aí está. Mais importante que o partido são os 4 anos que temos pela frente para ajudar a Rosinha a descascar o abacaxi, que o PT DEIXOU PARA ELA. O PT tem uma grande parcela de culpa no que está ai. E não seria digno e nem honesto aproveitar desta brecha para ir contra um pepino que está sendo descascado com muita dignidade. O PT tem MEA CULPA nisso. E agora ainda vai ganhar prêmio? Cara!!!! pensemos agora no povo, não deixando de pensar no PT. Mas não vamos abandonar o Governo, afinal Campos precisa de todos nós. Adoraria ver o Garotinho no PT. Afinal o PT de inicio tem mais traços com Garotinho do que com o próprio PT de hoje. Eu olho para alguns e olho para a sigla e me pergunto: Que roupa diferente é essa?????
Mas não sei se seria possível, pois PT mudou muito e nem sei se gostaria de ter um garotinho... em sua chapa...

Quer ver???? Vem chumbo grosso.
Foi só uma idéia...
Arroubo de ex petista...

Anônimo disse...

O PT foi,através das lutas e conquista da classe trabalhadora desse país,e por diversos segmentos da sociedade, abrigando sob a sua legenda os excluído e os desempregados da nossa sociedade.
Mas na atual conjuntura o PT municipal passou ser conduzido por pessoas que não pautarão pela ética entrarão na lama com tudo esse tipo de erro é "Anormal..."

Roberto Torres disse...

Discipula, se o seu negócio é com Garotinho, e se voce é encantada por ele, entao fica longe disso aqui por favor.

Anônimo disse...

Roberto Moraes:

Deixe de ser conivente com o arrôto desta tal de "discípula", ex-jumentinha, pois ela não serve para tecer comentários e está estragando o espaço de seu blog.

Pense nisso, e não me venha com aquele discurso de que este espaço é democrático, pois se assim o fosse, não haveria a necessidade de "moderação dos comentários".

Abraços.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Diga-me o que escreves e eu te direi quem és.
Gente... é inacreditável o que estou lendo.
BOICOTE!
PRECIONANDO O Roberto Moraes por causa de uma simples e inútil jumentinha. O que uma jumentinha pode fazer? no meio de tantos "lobos"?
Faz isso: pega uma pessoa que sabe verdadeiramente o que é o "PT do início", que não nasceu nos gabinetes de intelectuais e etc e o escambal, e mostra todos os comentários da jumenta aqui... Vamos fazer isto. Que tal usarmos a verdade VERITAS!!!! vamos lá...

Vamos debater. Vamos trazer a verdade aqui. Ou vcs acham que entrei nesta briga por quê??? Para defender Garotinho?

QUERO VER VERDADE HEMUNAH em Campos. Isso sim. Ninguém mais vai roubar o trigo e o pão desta Cidade.

Rosinha e Garotinho também estão no funil.
Eu não sei muito termo psicanalítico, pois não é minha leitura preferida... mas acho que isso aqui, só Freud explica!!!!
jung talvez, pois parece que há um inconsciente coletivo contra Garotinho... Ou Carl Rogers... querem amaciar Ego de petistas sem veritas, sem alethéia e sem hemunah.
Pt não merece isso. Não merece.

Roberto Moraes, levanta o PT, acho que esta bola te cabe. Mas olha, nem pensar que isto tem a ver com a minha situação perigando no seu blog. Pois longe daqui estarei te honrando nos outros... eu so assim... quem tem JESUS, tem TUDO.

Anônimo disse...

Alguém aqui é dono da verdade?

"Discipula, se o seu negócio é com Garotinho, e se voce é encantada por ele, entao fica longe disso aqui por favor."

"Deixe de ser conivente com o arrôto desta tal de "discípula", ex-jumentinha, pois ela não serve para tecer comentários e está estragando o espaço de seu blog."

Desqualificar as palavras dela apenas porque ela é simpática a Garotinho, é um argumento muito frágil, principalmente quando estamos falando de Campos, onde Garotinho é um elemnto essencial da política a pelo menos 20 anos e sempre contou com ampla simpatia popular, tendo inclusive iniciado a política no PT.


Mas voltando ao PT, Renato Barbosa (neo petista) disse que será uma oposição "séria" na câmara, espero que não seja a mesma seriedade que o fazia se calar diante do quadro de corrupção do município enquanto fazia parte do governo Mocaiber, nem a mesma seriedade que o fazia pedir votos pra Arnaldo. A posição do PT em relãção ao novo governo municipal será discutida? Ou será que o partido já é oposição por ser aliado de Arnaldo?

Anônimo disse...

Está na hora dos intelectuais do petismo, saírem de seus "bunkers online" e fazerem o que sabem fazer mas que se acomodaram a não fazer, praticar política de verdade, na práxis do dia-dia[2].

Quanto essa jumentinha, ela mesma já se definiu... é uma uma jumentinha dos Garotinho mesmo!!! Montam nela e fazem o que quiser com ela.

Anônimo disse...

"discípula", ex-jumentinha:

Calada, você para mim é uma poetiza!

Lembre-se!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Já viu algum governo bom sem poesia?????????

OLha, PT nasceu da poesia do povo... Não seria poesia a liberdae de expressão? Não seria poesia?
Claro, contanto que não contenham:

Primarismo poético e ideológico, crítica aduladora, engajamento envergonhado, vanguardismo, redondilhas, narcisismo, xiitas, hipérbatos, messianismo, enjambements audaciosos e outras considerações sobre o poema que Haroldo de Campos fez para a campanha Lula-94.
por Iumna Maria Simon

Anônimo disse...

Discípula, lembre-se:

Álcool e narcóticos matam os neurônios!

Pense nisso!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Ah! Matheus, lembre-se, Argumentos dialógicos fazem bem aos neurônios. Se vc é PT, não fuja deles, pois uma visão crítico-social ajuda a "abrir os olhos" do cidadão que precisa ser participante nas decisões desta Cidade. Mas, mas antes de tudo, estar ciente de que a história desta cidade deve partir sempre da história de cada um, numa visão de
construção,participação, consciência, esperança, luta, reivindicações.
E não se esqueça, a camada ludibriada, oprimida, manipulada, nem sempre é a menos inteligente ...Isto é PT!

Anônimo disse...

a questão é que poucos estão dispostos a militar.
Muitos preferem a política dos bastidores, negociação de cargos,gostam de ter seus egos amaciados como ja foi dito aqui, são prepotentes que se acham intelectuais. Então esse manifesto fica inútil pois poucos estarão dispostos a militar.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

E depois do que li no Bessa!!!!!!!!!!!!! Tô FOra!
Quando sei que me desviei, procuro tomar o rumo certo.
Retornandoooooooooooo.

Dentro da LEI.