sábado, janeiro 31, 2009

Área urbana de Campos em 1962, 1975 e 2004

O incansável professor José carlos Salomão conseguiu reunir três belas imagens da área urbana de Campos comparando três momentos num espaço de quase meio século.
A primeira imagem é de 1962 publicada aqui no blog em janeiro de 2007, após ser disponibilizada pelo professor do Cefet, Marcelo Branco. A segunda de 1975, o professor Salomão produziu a partir de um painel que existe na Fundenor, montado com fotos aéreas de 1975.
A terceira é atual e foi extraída do Google onde consta a informação do ano de 2004. Uma boa forma do nosso leitor poder comparar e analisar para onde e como se deu a expansão territorial na área urbana da nossa Campos, neste quase meio século.
Nestas imagens é possível ver o destino dado à Lagoa do Vigário em Guarus. O crescimento exponencial da ocupação do solo em Guarus, especialmente ao longo da BR-101, em direção à Travessão. O muro que as terras da Usina Queimado representaram para o espraiamento da ocupação do solo na área central, o adensamento do entorno da Pelinca, a ampliação da ocupação no Jóquei, Penha, Parque Tropica, Imperial juntando Donana e Goitacases ao restante da cidade, etc. Fiquem à vontade para copiar e colar.
O interesse do blog é este mesmo, disponibilizar informações para que a região seja conhecida de todos com mais profundidade. A informação quando concentrada vira poder, quase sempre usado para interesses individuais e particulares. O inverso, a sua democratização, gera mais saber, mas informação, e ao mesmo tempo mais controle e capacidade só que coletivas. Este foi um dos motivos da criação e sustentação até agora deste blog.
PS.:Para ver melhor as imagens clique sobre elas.

4 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Toc...toc...toc...

Marcelo Bessa disse...

Maravilhosas fotos, Roberto!
Parabéns!

Anônimo disse...

Meu comentário não tem relação com o tema da postagem, mas a menção ao nome do Prof. Salomão trouxe boas lembranças. Para mim, é um daqueles mestres inesquecíveis. Apesar da sisudez, era ótimo professor, tinha domínio do conteúdo, além disso era justo e coerente.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Roberto Moraes! Que bom foi sair do castigo!!!! Claro, você não me colocou nele. Eu mesma me coloquei! Afinal, levei um pito!!!! Dona Maria da Penha no Externato Eucarístico no ano 62, também dava muito pito!!! Só que ela era brava. Mas você, não. Você é manso. Não via a hora de bater aqui. Bati. Você abriu a porta!
Que bom...voltei ... Que bom! Como não estar neste blog?Fica faltando uma coisa...


Ah minha Campos do ano 62 do Externato Eucarístico, dona Maria da Penha, o motorista seu José! E minhas notas péssimas e sendo reprovada. Tirava décimo oitavo lugar e não ganhava lacinho para colocar na gravata...

Ah minha Campos de 1975! Preparando o enxoval para o casamento que seria em 76!
Fundenor! Se não me engano o Professor Paulo Sanguedo trabalhava lá.

Ah minha Campos de 2004!!!! Grandes momentos!

Mas vamos aos mapas!
Neste quase meio século, você cresceu muito, Minha Cidade Meu Amor!!!!

O Rio que te atravessa, atravessava mais clarinho. Hoje você parece um cristal, mas seu rio tá meio escurinho...
Ah... Campos...
Todos te querem no centro... no miolo... é chic... tem tudo de bom ali...
Mas você é mais que Centro... você é beiradas aqui e ali... espalhada... enfeitada... linda.

Não sei te analisar com olhos técnicos! Não sei extrair a informação que o Google trouxe.
Só sei que Este professor Salomão é sábio mesmo!

Encheu a nossa vista generosamente!
Te avistar assim por dentro, vendo-te assim entretecida... num ventre...
Poxa!!! Que bela imagem para a minha volta. Que eu seja ajudada por ELE, para não fazer feio aqui e poder estar saboreando este vento que ja sinto... desta Cidade Cristal. Campos não parece um lindo diamante? Campos é de Amantes!!!!

( Em tempo: Roberto, o que significa "entupir blog"? É que eu não quero isso...) Um abraço, blogueiro! Fiz uma homenagem a vc no meu blog.Fui futucar seus artigos(ótimos) e encontrei aquele... aí me inspirou.

Entupi muito? Foi só hoje, por causa do jejum...hehehe
Prometo me comportar! Bati um papo Legal com Jesus, e vou me comportar. Senão nem nos blogs poderei mais ficar...
rosãngela, jumentinha aprendendo muitooooooooo...
Castigo é bom, sabia?